Trabalho Com Gêneros Textuais



"... a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínseca deve ser despertada nelas e a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida."
(Vygotsky, in Moll, 1996)

Textos diversificados formam um excelente material, que deve ser oferecido à criança, durante o processo de alfabetização.

A variedade é necessária para que a criança perceba os diferentes objetivos de um texto escrito e seu uso no dia-a dia, de acordo com nossas necessidades e oportunidades.

Através da escrita, exteriorizamos nosso pensamento, contrário á leitura, que é um momento de interiorização e reflexão.

Ambas, leitura e escrita, fazem parte da compreensão do texto escrito, que é um auxiliar na sistematização do código lingüístico.

O educador pode, por exemplo, pedir que o aluno elabore um portfólio com; Textos literários ( contos, poemas, história em quadrinhos); Jornalísticos (notícias); Epistolares (bilhetes, cartões convites); Publicitários (anúncios, propagandas); Instrucionais( receitas, listagens, manuais de intrução); Textos não-verbais, mistos e humorísticos (rótulos, logotipos, placas); Científicos (tabelas, gráficos) e outros.

Em seguida, o educando pode criar suas próprias produções, observando a ligação entre a linguagem oral e a escrita.

Através destas atividades, ele irá perceber que a linguagem, além de transmitir informações, pode revelar o que ele pensa(real ou imaginário), contribuindo para a formação de operações mentais mais complexas.
Autor: Mônica Alves Feliciano Rasoppi


Artigos Relacionados


A CrianÇa E As OperaÇÕes Cognitivas E LinguÍsticas

Reescrevendo Histórias

Desenvolvendo Habilidades De Leitura: AtravÉs Do Mundo MÁgico Da Literatura

Como Deve Ser Trabalhada A Leitura E A Produção Escrita Na Escola?

Ler Ou, Simplesmente, Decodificar Símbolos?

Alfabetização De Crianças De Baixa Renda No Ensino Fundamental

AlfabetizaÇÃo Segundo Magda Soares