Trabalho Com Gêneros Textuais
(Vygotsky, in Moll, 1996)
Textos diversificados formam um excelente material, que deve ser oferecido à criança, durante o processo de alfabetização.
A variedade é necessária para que a criança perceba os diferentes objetivos de um texto escrito e seu uso no dia-a dia, de acordo com nossas necessidades e oportunidades.
Através da escrita, exteriorizamos nosso pensamento, contrário á leitura, que é um momento de interiorização e reflexão.
Ambas, leitura e escrita, fazem parte da compreensão do texto escrito, que é um auxiliar na sistematização do código lingüístico.
O educador pode, por exemplo, pedir que o aluno elabore um portfólio com; Textos literários ( contos, poemas, história em quadrinhos); Jornalísticos (notícias); Epistolares (bilhetes, cartões convites); Publicitários (anúncios, propagandas); Instrucionais( receitas, listagens, manuais de intrução); Textos não-verbais, mistos e humorísticos (rótulos, logotipos, placas); Científicos (tabelas, gráficos) e outros.
Em seguida, o educando pode criar suas próprias produções, observando a ligação entre a linguagem oral e a escrita.
Através destas atividades, ele irá perceber que a linguagem, além de transmitir informações, pode revelar o que ele pensa(real ou imaginário), contribuindo para a formação de operações mentais mais complexas.
Autor: Mônica Alves Feliciano Rasoppi
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