PRECISAMOS NOS CONVERTER



Precisamos nos converter!

MATEUS 4:18

18  E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;

19  E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

20  Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.

21  E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;

22  E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.

 

Amados, quero falar com você

-que aceitou a Jesus como seu salvador.

-Vem para a igreja todo domingo e sempre que pode nos dias de semana.

-Ora todos os dias

-Lê a Bíblia constantemente.

-Adora a Deus.

-Canta em casa ou na igreja.

-Dá testemunho de Jesus onde passa.

-Que dá seu dízimo e também oferta.

-Que de vês em quando ministra a Palavra de Deus.

-Enche o peito de felicidade para dizer “Eu sou Crente”.

Eu tenho uma novidade e uma boa notícia para você, e graças a Deus para mim também.

PRECISAMOS NOS CONVERTER!!

Parece estranho falar isto para alguém que já faz todas estas coisas, tem todas estas características, talvês você não está vendo isto como uma notícia boa, muitas vezes os teu senso de preservação pessoal fica ouriçado, os brios começam a serem remexidos, poxa vida, eu faço o maior esforço e vem este gordinho dizendo que preciso me converter? Será que ele está dizendo que eu não sou crente? Será que ele pensa que sou um falso, um fariseu, ou será que ele pensa que é melhor do que eu para dizer que preciso me converter?

Sei que teu coração vai especular mil coisas, sei que vai entrar em parafuso e quem sabe até ficar com raiva do pastor, ou mesmo querer dar um safanão nele. Mas antes de você tomar uma atitude pelo impulso de sua justiça própria, ou tua auto-defesa, me escute um pouco, e aí está o primeiro passo e o mais necessário para você entender porque você precisa se converter. Porque eu preciso me converter.

Primeiro vamos meditar neste texto:

Jesus estava andando no mar da Galiléia, é engraçado, talvez alguém até diga, o que Ele estava fazendo ali? Não tinha o que fazer não? Será que só queria molhar os pés, ou passear? Ele não era carpinteiro? Não tinha uma profissão, porque em tão estava passeando ao invés de estar ajudando seu pai, ou mesmo fazendo algum trabalho? Além de não estar ajudando ninguém ainda tem a cara de pau de tirar profissionais em pleno trabalho, no meio do expediente e chamá-los para o seguir. Engraçado que a proposta de Jesus não foi uma proposta tão comum, estranha para falar a verdade, quem vê de fora pode até pensar, este cara é doido, ele não sabe que aqueles homens pescavam para sobreviverem e matarem a sua fome? Deixar de comer peixe para matar gente e comer? Serem canibais? Pescar homens? Qualquer pessoa que esteja lendo pela primeira vês este texto, que nunca teve contato com a Bíblia, que não conhece Jesus iria pensar algo não muito diferente disto, qual o tamanho da rede que vamos usar, qual o tamanho da linha, será que vai ser de anzol... Estranho não é? Mas eles pararam o que estavam fazendo para ouvir Jesus.

Quando falamos que precisamos nos converter, é porque temos que ter coragem de fazer o que aqueles homens fizeram, não somente uma vês, porque este é o grande erro da nossa vida, achar que tomamos uma atitude uma vez e não precisamos fazer mais nada.

Se não estamos prontos para parar e ouvir Jesus então ainda precisamos mudar!

As vezes quando estamos em um turbilhão de dificuldades, ou mesmo vivendo pesadelos mentais, uma vida sem direcionamento, uma catástrofe emocional, ficamos tão envolvidos em nossos próprios problemas que ficamos desatentos para a voz de Jesus falando ao nossos ouvidos, continuamos mexendo com as redes, continuamos a preparar o barco, e não damos atenção ao que Jesus está dizendo, Ele está falando algo sério, algo que muda a nossa vida, algo que vai nos tirar de todos os conflitos, algo que vai nos resgatar da uma situação para outra, mas precisamos parar! Para é se desligar por um instante de tudo que você está fazendo da tua segurança pessoal, escutar um desocupado andando na praia pode ser mais doido do que você pensa, mas estamos tão envolvidos em tentar resolver nossos problemas, lutar por nossa vida, buscar soluções visíveis que não vamos dar ouvidos, nem tão pouco para este doido, eu não sou doido de ouvir outro doido!

Se você começar a sentir uma presença diferente, alguém se aproximando de você com aquele andar compassado, quem não quer querendo, indo em sua direção é porque Ele está chegando para mudar tua história. Te tirar de uma mera vida de pescador para alguém que vai ser citado por milhões de pregadores em suas mensagens. Então aí vai o primeiro conselho PARE TUDO QUE ESTÁ FAZENDO, E ESCUTE O QUE JESUS TEM A DIZER!

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."  (Romanos 10 : 17)

 

 

 

O Interessante amados é que isto sempre vai acontecer em nossas vidas, todos os dias precisamos nos converter novamente, nos tornar discípulos novamente, a cada manhã.

A segunda coisa que nos leva a refletir em tão grande e difícil atitude, porque lendo assim rápido, aprendendo em escola dominical, escutando os pastores falarem talvez não pareça tão difícil,isto nos remete a velhas historinhas quando escutávamos que Jesus chamou os seus discípulos e eles simplesmente o seguiram, parece até a Bianca chamando Kézia para brincar, vem Kezia, esta brincadeira tá chata, vamos brincar de outra coisa, e prontamente ela se levanta.

Eles não só pararam para ouvir Jesus, mas prontamente deixaram as redes!

Vamos pensar em outro aspecto daquela situação, você deixaria tudo e seguiria o mecânico do seu carro? Ou você deixaria tudo, pararia tudo e seguiria o pedreiro que construiu sua casa? Bem talvez você até seguiria o Pr. André, pois a ele pelo menos é pastor.

Mas Jesus era um “Tekton”, um construtor e reparador de barcos, era a profissão Dele, a palavra para carpinteiro no grego é “aquer”, que significa carpinteiro, mas quando falamos da profissão que Jesus aprendeu com seu pai a Bíblia chama de “Tekton”, ou seja um construtor de estruturas náuticas segundo o Léxico.

Em outras palavras, aqueles pescadores conheciam muito bem aquele jovem de 30 anos, aquele gaziador de trabalho que deveria estar com seu pai consertando os próprios barcos talvez daqueles homens que ele estava chamando para o seguir. Ei é o meu mecânico, meu pedreiro, ele esta dizendo para eu parar tudo e seguir Ele, e minha família? E minha casa? E minhas redes? E Minha embarcação? Eles conheciam Jesus desde pequeno, quando os seus pais levavam seus barcos para serem concertados por José e viam aquele menino debaixo da mesa de carpintaria de barcos cheio daquele barro amarelo que é característica da região, enchendo a paciência de José porque queria brincar com suas ferramentas. Maria tira este menino daqui Ele vai se machucar!! Era este menino que estava ali de pé dizendo para seguirem a Ele.

Talvez estamos atarefados demais para parar tudo e tomar uma atitude, quem sabe estamos tão acostumados com o falar de Jesus que nem percebemos que chegou o tempo de seguir o mecânico, mas quem o mecânico, sim um doido seguindo um desocupado, mas todos os dias precisamos deixar algo para traz, trazemos tantas redes, a rede da família, a rede da segurança, a rede das amizades, a rede do trabalho, a rede do cotidiano, a rede da rotina, a rede do comodismo, a rede do marasmo. Não me incomoda, não me tire da rotina, ta tudo bem demais, ta tudo certo, minha rotina já me leva a igreja todo domingo, estou fazendo meus afazeres, meu trabalho, não vou parar o que estou fazendo e escutar o mecânico dizendo para eu segui-lo, isto não é de Deus, isto não é certo eu preciso resolver meus problemas, eu preciso fazer minhas coisas eu não posso deixar tudo para trás eu não posso viver sem meu barquinho, minha rede é o que me dá sustento, eu não tenho como sobreviver sem minha rede, eu vou morrer sem ela. Minha mulher é minha rede, meus pais são minha rede, meu trabalho é minha rede, meu temperamento é minha rede, não posso viver sem ele, vão dizer que fiquei frouxo, vão dizer que perdi a moral, não vou deixar de ser assim, meu orgulho é minha rede, minha condição é minha rede, minha maneira de falar é minha rede, eu não vou deixar de falar o que penso, isto garante minha sobrevivência, isto faz com eu seja respeitado, você quer que eu deixe tudo que garante eu ser alguém? Sai daqui mecânico doido, vai trabalhar vagabundo, não me incomoda. Eu tenho mais o que fazer, não vou te seguir. O praí o mecânico que concerta meu carro dizendo que eu tenho que seguir Ele, hahahah, eu tenho mais o que fazer!!! Deixarpra traz minha rede?? Hahahahah sou doido não!

Todos os dias, de alguma maneira dizemos isto para Jesus, estamos presos em nossas redes, não estamos dispostos a perder por Ele.

"Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará."  (Marcos 8 : 35)

O que estamos dispostos a perder por Jesus, o mecânico doido que não tem o que fazer? Ou o único caminho, o único que nos dá verdadeiramente uma direção.

É impossível você seguir a Jesus sem ter que abandonar alguma coisa.

A Segunda atitude daqueles homens foi exatamente abandonar algo importante na sua vida, ou tudo que era mais importante na sua vida. Não estamos falando em abandonar sua fisicamente, talvês a rede de alguns aqui é física, tocável, mas a rede de muitos é espiritual!

A terceira atitude daqueles homens foi exatamente não perguntar para onde o mecânico desocupado iria, eles simplismente o seguiram, não perguntaram se eles comeriam, ou se teriam onde dormir, ou se seriam aceitos, ou se teriam repercurssão nacional, ou se seriam conhecidos, ou se teriam seus nomes nos jornais, ou se teriam fama, dinheiro família, eles simplesmente o seguiram, não importava para onde, ou o que ficaria pra traz, eles o seguiram.

"E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça."  (Mateus 8 : 20)

Todos os dias Jesus aparece diante de nós e diz me segue, todos os dias Ele quer que saiamos de uma condição para outra, precisamos sim, nos converter todos os dias escuta-lo todas as horas, lançar fora tudo que nos prende, todas as redes, e segui-lo sem saber para onde ir, sabendo que Ele é nosso guia, nosso capitão o comandante das nossas vidas.

Qual é atitude que você está tomando quando Ele se aproxima de você?

Está falando para o mecânico desocupado e doido não te incomodar? Eu sou crente! Não sigo a qualquer um!

Ou falando para o Salvador da tua alma o comandante da tua vida, a porta, o princípio e o fim, o Príncipe das nações, o único caminho!! Sim eu me converto a ti, sim eu te seguirei!


Autor: André Aragão


Artigos Relacionados


Por Que Escrevo

IntocÁvel

Sonho (poesias)

Estudar é Sinônimo De Vencer

Como Ganhar Almas

Pantanal De Mato Grosso

Os Vômitos