Qualidade de Vida no Trabalho - Planejamento Estratégico de RH



Elisabete Gomes dos Santos1

Trabalho orientado pelo Prof. Regino 2

RESUMO

A presente pesquisa é um estudo para um possível projeto de Planejamento Estratégico de RH no Colégio Além das Letras situado em Embu das Artes. Que visa melhorar a qualidade de vida dos colaboradores da empresa, em especial professores e secretárias com ênfase na vida emocional satisfatória. Através do planejamento estratégico podemos determinar a melhor maneira de associar os recursos disponíveis com a necessidade da sociedade, pondo em prática mudanças contínuas que levem à maior produtividade e à melhor qualidade dos serviços.

ABSTRACT

This research is a study for a possible draft of HR Strategic Planning at the College and the letters at Embu das Artes. To improve the quality of life of the company's employees, especially teachers and secretaries to focus on the emotional life satisfactory. Through strategic planning we can determine the best way to combine the resources with the need of society, to implement changes that will lead to continued higher productivity and better quality services.

Palavras-Chave: Planejamento Estratégico. Recursos Humanos. Qualidade de vida.

 INTRODUÇÃO

Para que uma empresa obtenha sucesso e alcance seus objetivos, um fator torna-se indispensável: a elaboração de uma estratégia organizacional. A vantagem de se elaborar um planejamento estratégico em RH é que através dessa ação a empresa poderá garantir o alinhamento das ações voltadas para a gestão de talentos com a estratégia e o negócio da organização, conseqüentemente, com o alcance dos resultados. Segundo Daniele Fonseca, consultora da CC&C Gestão de Pessoas e mestre em Administração/Gestão Estratégica das Organizações, é importante que a empresa dê um caminho a ser trilhado pelas pessoas que vão executar o processo.O tempo da aplicação do planejamento pode variar de empresa para empresa, em uma pode se ter o objetivo alcançado em cinco anos em outras pode levar décadas. Mas com um amplo conhecimento do gestor sobre sua equipe e seus objetivos, ambas podem alcançar o sucesso.

Foi analisando tais informações que este artigo objetiva fazer uma discussão acerca dos conceitos de planejamento estratégico de RH, com ênfase na qualidade de vida (vida emocional satisfatória), visando a melhoria dos funcionários da empresa em especial professoras que passam muito tempo em atividades que requer muita atenção e consequentemente levando a um possível desgaste físico e mental sendo assim precisam de um tratamento diferenciado, com a finalidade de melhorar e facilitar o serviço diário. A escola constitui um ambiente importante na configuração da realidade de vida do professor e dos aspectos relacionados às condições e organização do trabalho docente, os quais repercutem sobre os processos de saúde, contribuindo assim para o bem estar e crescimento da empresa, gerando satisfação para clientes internos (colaboradores) e consequentemente externos (pais e alunos).

Todo o ambiente externo contribui para o bom desenvolvimento do ser humano como funcionário, quando suas necessidades não são alcançadas, seu interior passa a sofrer devido à pressão no trabalho, má alimentação, falta de reconhecimento, gerando problemas que prejudicam sua saúde, seu psicológico e emocional prejudicando assim o desempenho e potencialidade do colaborador.

Através do planejamento estratégico podemos determinar a melhor maneira de associar os recursos disponíveis com a necessidade da sociedade, pondo em prática mudanças contínuas que levem à maior produtividade e à melhor qualidade dos serviços.

1. ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO

Para a elaboração e implementação de um bom planejamento estratégico é necessária uma pesquisa para ter conhecimento, para uma melhor aplicação. O planejamento nasce a partir dos grandes objetivos que a organização quer atingir. O objetivo maior do planejamento é desenvolver estratégias para obter um melhor desempenho e um resultado final melhor. Andrade (2002) deixa bem claro que as primeiras ações desencadeadas deverão definir o propósito da missão. A missão dever ser definida em termos de satisfazer alguma necessidade do ambiente externo de acordo com o que a empresa produz ou oferece. Uma das formas de definir o objetivo estratégico do planejamento parte da análise dos ambientes e objetivos estratégicos.

 2. ANÁLISE DOS AMBIENTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 

De acordo com Maringá management (2007), a análise dos ambientes é o primeiro passo do processo de planejamento e através dele que as informações serão obtidas e nortearão os objetivos. A analise capta e mantêm atualizado o conhecimento da empresa em relação ao ambiente e a si própria, identificando e monitorando seus concorrentes e o mercado. É com base nesses dados que a empresa se antecipa as mudanças provocadas nos diversos ambientes. 

2.1. ANÁLISE INTERNA

Trata-se de diagnosticar o potencial de recursos e de outros importantes componentes internos das empresas. Identificando seus pontos fortes e principalmente seus pontos fracos. Recursos tangíveis e intangíveis, estrutura organizacional, estrutura de poder, clima organizacional, estilo de administração, grau de centralização de poder deverão ser analisados e estudados antes de qualquer tomada de decisão em um planejamento.

2. 2. ANÁLISE EXTERNA 

A análise externa trata-se de uma análise das condições que rodeiam a empresa proporcionando a mesma, desafios e oportunidades de negócios. Com isso a empresa possui a capacidade de adaptação às mudanças de ambiente e antecipação aos seus concorrentes. Para Andrade 2002), os principais pontos a serem analisados são: força dos concorrentes, variáveis econômicas, políticas, culturais, sociais, tecnológicas, ecológicas e demográficas. Sem dúvida um dos aspectos mais importante a ser levado em conta na elaboração do planejamento estratégico é a concorrência. A rivalidade entre os competidores faz com que cada organização utilize táticas, como promoções, propagandas, introdução de novos produtos, incrementos dos serviços oferecidos ao cliente. 

2. 3. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 

Segundo Andrade (2002), os objetivos estratégicos devem expressar as metas que propõe a alcançar a empresa em um nível global e em longo prazo. Nesta etapa do planejamento o objetivo deverá ser dividido nas seguintes áreas: produto mercado e imagem (definir produtos que serão oferecidos e manutenção da imagem junto aos clientes); qualidade para o cliente (definir as necessidade dos clientes e oferecer produtos para satisfazê-los); organização, tecnologia e processos (organizar o processo de produção desde a compra da matéria prima até o cuidado com a pós-vendas); patrimônio humano (estudar as habilidade dos recursos humanos da empresa e manter os funcionários motivados); economia e finanças (realizar o planejamento estratégico dentro das condições financeiras da empresa, não extrapolando seu orçamento). 

3. O CASO DO COLÉGIO ALÉM DAS LETRAS

No momento inicial do processo de planejamento, foi possível perceber algumas questões críticas da empresa através de entrevista realizada com um de seus colaboradores que me descreveu como era sua rotina escolar desde a entrada (recepção dos alunos) até o termino da mesma, e observações ao ambiente de trabalho, que transpareceu um ambiente em constante oscilação entre motivação e falta de estimulo,

Observando o espaço pude analisar que as salas de aulas são pequenas; o trabalho é centrado em situações ambientais como ruídos, temperatura do ambiente, o contexto em que a qualidade de vida desses professores foi analisada evidenciou a influência das demandas sociais ao seu trabalho, das exigências da própria prática pedagógica e, positivamente, do valor atribuído ao produto da ação docente.

Como resultado do planejamento foram definidas algumas estratégias e ações a serem desenvolvidas em longo prazo. A seguir seguem as 06 ações indicadas para a melhoria e elaboração do plano estratégico:

a) Valorização:

Por meio de exposição e reconhecimento em murais exposto pela empresa em pontos estratégicos até mesmo para pais e alunos terem conhecimento das ações realizadas no interior da escola,  procurando assim incentivar e mostrar o valor daqueles que se destacam de maneira eficiente em seu trabalho, seja através de projetos introduzidos com toda a escola ou atividades em sala de aula que valorizam seu trabalho.

 b) Reestruturação:

Propiciar um ambiente mais acolhedor e satisfatório ao professor, introduzindo ventiladores em sala de aula para aliviar o desconforto do calor e falta de ventilação.

 c) Ginástica laboral:

Para aliviar o stress causado pelo caos no trabalho e o extenso tempo que ficam dentre de salas de aula. Poderá ser executado em qualquer espaço livre no próprio posto de trabalho, tendo aproximadamente 20 minutos de duração duas ou três vezes por semana.

Objetivo do treinamento de ginástica laboral é treinar e desenvolver: flexibilidade, alongamento visando relaxamento da musculatura, compensação muscular dos funcionários, que também colabora como uma das formas de prevenção de doenças relacionada a movimentos repetitivos e má postura.

d) A participação ativa:

Participação do empregado nas decisões que afetam o desempenho de suas funções, através de reuniões onde todos possam expor de maneira objetiva suas opiniões e possíveis soluções, caso necessário a criação de uma caixa de criticas e sugestões.

e) Acompanhamento médico periódico:

A fim de proporcionar e prevenir doenças como gripes e resfriados, amenizando as faltas e ausências dos professores, ou que os mesmo trabalhem em condições inadequadas e precárias, possibilitando assim um melhor rendimento e satisfação, nas atividades e no trato aluno x professor.

f) Capacitações:

Através de palestras, cursos e oficinas que levem o professor a qualificar suas práticas, inserindo vários conhecimentos em suas atividades diárias, propiciando um contato direto com diversas inovações que surgem na área da educação, com o intuito de facilitar ao profissional o conhecimento que gera uma mente aberta a inovações e sadia, rica de novos e proveitosos conhecimentos.

O Planejamento Estratégico é uma dessas ferramentas que auxilia no processo gerencial. Os desafios e ameaças que as empresas se deparam, também são oportunidades para desenvolver soluções e abrir novos mercados para seus produtos. O futuro de uma empresa depende do que está sendo executado agora. Portanto o planejamento lançará a base para a construção de futuro promissor e principalmente a empresa estará preparada para os percalços encontrados no caminho para o sucesso. Mas todo planejamento é sempre eficiente?

O planejamento não pode ser utópico, mas os objetivos deverão ser ousados. O mais importante é que toda a equipe da empresa esteja empenhada em conseguir um excelente resultado. Empregados, superiores e a média gerencia devem estar familiarizado com a administração estratégica tornando as atividades mais eficazes.

As ações indicadas para o melhoramento da equipe de professores e funcionários podem ser dispostas durante todo o ano letivo, a valorização do profissional a cada evento e destaque. A ginástica laboral, semanalmente com seções de 20 minutos aproximadamente, a participação nas tomadas de decisões quinzenais mais acompanhamento médico no inicio do ano letivo e sempre que necessário.

CONCLUSÃO FINAL

Podemos perceber a importância do planejamento estratégico para as empresas. O planejamento se bem aplicado pode servir como uma grande ferramenta para o gestor empresarial, tornando a empresa mais competitiva. As mudanças no cenário nacional e internacional são constantes e rápidas. As empresas precisam se planejar com uma visão em longo prazo e muito clara sobre seus objetivos, para poder principalmente diferenciar-se de seus concorrentes. É preciso que o gestor conheça cada elemento do plano estratégico, seus limites e funções, e ser flexível para perceber erros e corrigi-los para um bom andamento de seu planejamento estratégico.

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Walnice.Captação e seleção de talentos: repensando a teoria e a prática.São Paulo: Atlas, 2004.

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FISCHMANN, AdalbertoA e ALMEIDA, Martinho I. R. Planejamento estratégico na prática. São Paulo, Atlas, 1991.

MAXIMIANO, Antonio C.A. Introdução à administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Schwarz K, Cielo CA. A voz e as condições de trabalho de professores de cidades pequenas do io Grande do Sul. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2005.

http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Materia/4635/planejamento-estrategico-de-rh.html


Autor: Elisabete Gomes


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