Colégio Luso Internacional do Porto - um projeto concretizado por Artur Victoria



Em 1989 foi premente a criação de um colégio internacional na zona do Porto - Portugal. De facto, no   século XXI estamos a assistir a uma crescente globalização cultural e a uma cada vez maior necessidade de mobilidade geográfica para quem prossegue uma carreira profissional e, naturalmente também para a sua família.

A internacionalização do Norte de Portugal, nomeadamente na sequência da União Europeia, criou também novas necessidades educacionais, quer para as crianças que já vivem nesta região, quer para as que agora aqui chegam vindas de outros países.

Esta lacuna educacional foi  convenientemente preenchida pela criação de um colégio internacional, que cobre todos os cscalões etários desde o nível primário até ao ingresso no ensino superior, tendo a língua inglesa como língua veícular e o sistema educacional britânico como um modelo de base, e que prima por um excelente nível de qualidade de ensino.
 
O programa curricular deste colégio deve obrigatoriamente permitir equivalência a todos os níveis com o sistema educativo português e com outros colégios internacionais,e proporcionar acesso a universidades, tanto portuguesas como estrangeiras.

O  CLlP - Colégio Luso-Internacional do Porto foi pois concebido para atingir os seguintes objectivos:

1 -  Oferecer a todos os alunos um programa de estudo de cariz internacional, moderno, academicamente exigente,  centrado no indivíduo;

2 -  Proporcionar aos alunos Portugeses a oportunidade de adquirirem uma educação internacional que os  preparare para frequentarem universidades nacionais ou estrangeiras, visando carreiras no mundo empresarial e o desempenho de cargos apropriados na Europa;

3 -  Proporcionar a alunos estrangeiros a oportunidade de prosseguirem em Portugal a sua educação, duma forma sequencial e sem sobressaltos;

4 - Proporcionar aos alunos de pais portugeses que tenham frequentado escolas noutros países, um processo adequado de reintegração no sistema educativo porluguês.

Estes objectivos podem ser implementados pelos seguintes instrumentos:

a)      um curriculum escolar baseado nos programas no ensino secundário Britânico, permitindo aos alunos obter os diplomas de C.G.E. (Certificado Geral de Ensino) , de C.G.S.E. (Certificado Geral de Ensino Secundário), ou l.G.C.S.E. (Certificado Geral internacional de Ensino Secundário), mas complementados com estudos de Língua Portuguesa, história de Portugal e Estudos Sociais, de forma a garantir as equivalências necessárias, nomeadamente aos anos finais dos três ciclos e do ensino básico (4º , 6º  e  9º  anos);

b)      um curriculum de acesso ao ensino superior. Baseado no IB  (Bacharelato Internacional , Genéve, Suiça), grau que é aceite pela maior parte das universidades em todo o mundo, e é também já equivalenle ao 12º ano do ensino secundário.

Por outro lado, o CLJP desenvolverá as suas actividades baseado em sete princípios pedagógicos básicos:

* Excelência Académica: A obtenção dos mais elevados padrões académicos através de um curriculum completo e integrado, que premeie tanto o desempenho individual como as realizações em grupo;

* Aprender a Aprender: O nível de conhecimentos desenvolve-se hoje em dia a tal ritmo que se torna completamente inviável qualquer visão enciclopédica do ensino. Ao nos concentrarmos em «como aprender», o nosso objectivo é preparar os alunos para uma vida inteira de permanente aprendizagem e permanente desenvolvimento das suas capacidades;

* Aprendizagem em Grupo: O programa do CLIP baseia - se na premissa de que os alunos podem e devem aprender uns com os outros, e devem evoluir para assumirem eles próprios a maior quota parte de responsabilidade pela sua própria educação;

* Diversidade e Ensino Trans - Cultural: O conceito base na educação internacional, é um processo de aprendizagem que coloca no centro do seu programa o estudo das diversas formas por que se exprime a vida humana;

* Necessidades e Interesses Individuais: O programa debruça-se sobre as necessidades e as especificidades de cada estudante enquanto indivíduo. A realização prática deste conceito está a cargo de um Tutor -  Professor coordenado por um Professor - Conselheiro ;

* Tomada de decisões participada: A gestão do CLIP   baseia - se num modelo democrático de tomada ele decisões . O CLIP reconhece o papel fundamental dos pais, professores e estudantes no processo educativo;

* As Artes: As artes são essenciais para uma compreensão integral da nossa natureza como seres humanos e como membros de grupos culturais. Assim, as artes elevem ser ensinadas como disciplinas independentes delas fazendo parte integrante do programa de estudos.

O CLIP é um estabelecimento ele Ensino Particular, que funciona ao abrigo de autorização concedida por despacho do Senhor Ministro ela Educação, ele 3 de Dezembro de  1990. Por outro lado, a Dirccção Geral do Ensino Básico e Secundário declarou que o CLIP «se enquadra nos objectivos do Sistema Educativo nos termos do nº 2 do artigo 3º da Lei 9/79   e do artigo 8º do Dec -Lei nº 553/80    pelo que goza das prerrogativas das Pessoas Colectivas de Utilidade Ptíblica».

O CLIP irá também inscrever-se como sócio do E.C.l.S., (Conselho Europeu de Colégios internacionais), procurando iniciar, o mais rapidamente possível, o processo da sua Certificação por aquela organização internacional.

 


Autor: Artur Victoria


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