NFe do Brasil oferece nota fiscal eletrônica para novos setores



Seguindo o calendário de adoção estipulado pela Secretaria da Fazenda, o setor de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal tem até 1º setembro de 2009 para operar com nota fiscal eletrônica. A NFe do Brasil, empresa do Grupo TBA especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas em inteligência fiscal, já está oferecendo a melhor tecnologia e serviços para que companhias dessas áreas cumpram a obrigatoriedade e tenham uma transição tranqüila para o novo modelo determinado pelo governo.

Com o objetivo de evitar fraudes e melhorar o ambiente competitivo do mercado brasileiro, a obrigatoriedade da substituição da versão em papel pela versão eletrônica da nota fiscal entrou em vigor em abril de 2008. O novo formato permitirá o compartilhamento de documentos entre a Receita Federal e as Secretarias da Fazenda dos Estados e dos Municípios. Pelos cálculos da Receita Federal, desde que entrou em vigor, mais de 111 milhões de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) já foram emitidas por mais de 15 mil estabelecimentos em todo o Brasil, totalizando R$ 2 trilhões em operações comerciais. Isso significa um volume de quase 1 milhão de NF-e em dias úteis.

"Como especialistas no assunto, percebemos que ainda há muitas dúvidas referentes ao tema que incluem desde desafios na seleção da solução mais adequada a cada empresa até dificuldades no preenchimento dos documentos e armazenamento das notas emitidas", afirma Marco Zanini, diretor-geral da NFe do Brasil.

A NFe do Brasil oferece soluções para o novo formato de emissão de notas fiscais para empresas de todos os tamanhos, com suporte de especialistas 24 horas, sete dias por semana. As ofertas incluemsistemas e serviços que atendem às exigências dos modelos de NF-e, CT-e e Sped.

Para os pequenos e médios emissores de nota fiscal, a companhia criou um serviço de terceirização da gestão da nota fiscal eletrônica e do Sped, permitindo que as empresas paguem apenas de acordo com o volume de notas fiscais emitidas mensalmente. A emissão de nota fiscal eletrônica no modelo de serviço é indicada para as empresas que emitem até 1.000 notas/mês. Grandes emissores devem avaliar outras opções, entre elas a instalação da solução no ambiente interno da empresa.

Segundo dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos), o setor teve um crescimento médio de 8% nos últimos cinco anos e movimentou mais de R$ 21 bilhões em 2008. As micro e pequenas empresas da cadeia produtiva de cosméticos e produtos de higiene iniciam 2009 com tranquilidade, atentas e na perspectiva de continuar crescendo. Elas são maioria absoluta nesse setor. Em 2008, essa cadeia produtiva cresceu 10,4% em comparação a 2007. Segundo dados da ABIHPEC referentes a 2007, o setor é composto por 1.596 empresas, das quais apenas 15 são de grande porte, ou com faturamento anual líquido de impostos acima de R$ 100 milhões. Juntas, as empresas geram cerca de três milhões de empregos diretos e indiretos no País.


Autor: patricia BARTUIRA


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