MAIS SUSTENTABILIDADES E MENOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL



   A construção civil é um dos setores da economia com maior índice de crescimento nos últimos anos. Os incentivos para  a aquisição da casa própria e o crédito imobiliário facilitam a realização deste sonho tão almejado pelo brasileiro. Paralelo a  expansão imobiliária, observa-se uma crescente preocupação com aspectos ambientais ligados a construção civil e  a sustentabilidade nos projetos arquitetônicos, que visem minimizar os  impactos ambientais causados por grandes empreendimentos, que resultam em grande devastamento de áreas, em acúmulos de resíduos provenientes de má gestão, entre outros.

      É comum passarmos em frente a obras em andamento e nos depararmos com o usual container de resíduos. Por vezes o órgão municipal exige dos proprietários que destinem seus RCD (resíduos de construção e demolição) para outros lugares e outros fim, Na verdade, o fim que daremos a este resíduo  é o que menos interessa, o mais interessante é que não sejam depositados no passeio público. O destino destes resíduos, muitas vezes, acabam sendo as encostas, cursos de água, terrenos baldios onde são depositados sem nenhum critério, gerando problemas futuros, principalmente para o próprio órgão municipal. Diante desta problemática, devemos analisar ,  para onde vão estes RCD? Já é sabido, que existem centrais de reciclagem para este resíduo de construção, mas infelizmente não abrange todas as cidades e, muitas vezes estes resíduos acabam sendo depositados em lugares inadequados gerando a degradação da qualidade ambiental. No Brasil, algumas destas centrais de reciclagem tem dado resultados muito expressivos em alguns municípios, como: belo Horizonte/ MG, Curitiba/PR, Guarulhos/SP, Joinville/SC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, entre outras.

       Neste contexto, diante dos problemas ambientais em que estamos nos deparando, demos buscar em primeiro lugar o incentivo do órgão municipal, que  deve criar um plano integrado de geração de resíduos que se apliquem em todas as obras e que destinem estes materiais para fins de reciclagem e aplicação em novas obras e empreendimentos. Sempre buscar a orientação técnica de um profissional qualificado e registrado no CREA, que comprometido com o meio ambiente, busquem oferecer  mais sustentabilidade em seus projetos,  através da utilização dos recursos naturais com o reuso das águas das chuvas, aproveitamento de fontes renováveis de energia, que utilizem madeiras providas de fontes certificadas , que busquem  viabilizar o  melhor uso do material em obra evitando o desperdício e por vezes determinar os materiais que produzam a menor quantidade de resíduos finais e impactos ambientas.

      Fatores como uma boa gestão no canteiros de obras  e a colaboração de um profissional qualificado , é possível evitarmos  problemas futuros, alem de agregarmos  valores positivos a nossa obra e contribuirmos de maneira significativa para o meio ambiente.

(Arquiteta Larisse F. Boizonave)


Autor: Larisse Fisch Boizonave


Artigos Relacionados


No Vale Terá Tura

Maior LiÇÃo De Vida

SolidÃo...

TraÇos De Um Povo

Degraus

Quem Sou Eu...quem és Tu ?!

Índio Urbano