Planejamento Estratégico de Marketing



É um processo gerencial no qual desenvolve-se os objetivos, habilidades, estrutura e recursos de uma organização para o mercado. O processo gerencial do planejamento estratégico passa por quatro níveis: O nível corporativo, de divisão, de unidade de negócio e o nível de produto. Mas a estratégia tem que estar voltada para a competitividade de negócio. Analisar de forma equilibrada os objetivos da empresa com as necessidades do mercado, ou seja, assegurar que as atividades da organização estejam adaptadas e em sintonia com as mudanças ambientais externas. Logo, o planejamento se molda flexível, de acordo com o mercado pois a organização depende dele.

O planejamento estratégico é definido a longo prazo, e envolve o planejamento tático e planejamento operacional, pois engloba toda empresa, e precisa necessariamente otimizar todos os planejamentos de forma que gere vantagens competitivas na empresa, por isso englobar a todos.

O planejamento estratégico esta voltado e constituído pela missão da empresa, visão dos negócios, diagnóstico externo, diagnóstico interno, fatores chaves de sucesso, definição de objetivos, análise do público de interesse, formalização do plano e reavaliação da estratégia, que é análise do desempenho de resultados.

Portanto, o planejamento estratégico deve ser parte integrante do pensamento empresarial, pois é determinante para análise dos principais fatores do sucesso de uma empresa. Consiste em na missão do Negócio – Deve ser específica dentro da missão corporativa, análise SWOT – é a avaliação total das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças) – é a necessidade de se identificar as oportunidades e ameaças associadas a cada tendência ou desenvolvimento, Análise do ambiente interno (forças e fraquezas) – é a análise de cada setor da empresa e classificá-los como uma grande força ou uma fraqueza.

Também a formulação de Metas - transformar objetivos em metas mensuráveis que facilitará o planejamento, a implementação e o controle, formulação de estratégia – é um plano para se alcançar o que uma unidade de negócios colocou como meta, formulação de programas – é a elaboração de programas, desenvolvimento de produtos de ponta, treinamento da força de vendas, etc. Todos esses fundamentos fazem parte de uma estrutura que analisa e coloca a organização num patamar a que deve se colocar no mercado.


Autor: BRUNA SARAIVA


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