Glosas Preferidas
Pois bem, caro
amigo, é isso que se ver num estudo que eu acabo de concluir e para minha
surpresa, vejo que algumas especialidades como ginecologia, oftalmologia,
ortopedia e pediatria são as campeãs
Normalmente as glosas ocorrem nos seguintes itens, (por grau de importância: materiais, medicamentos, exames e diárias e taxas). Só para exemplificar o exposto é bom que se diga que a glosa de materiais é oito vezes maior que as de medicamentos e que exames, diárias e taxas normalmente não passam de 8%, isso, somados.
Mas a campeã das glosas é a anotação da enfermagem. Ela sozinha é corresponde a 71% de todas as causas das glosas em hospitais e clinicas. Em clínicas exclusivas, os erros da recepção correspondem a 68%. Esses erros estão assim distribuídos em hospitais: anotações erradas em materiais (84%) medicamento (9%), exames (5%) e diárias e taxas (2%).
Nas empresas onde se adotou o Formulário Padrão para normatização de detalhes de obrigatoriedade, esses números caíram substancialmente e a anotação da enfermagem representa apenas 21% das origens das glosas (isso em apenas 03 meses de uso!). Em empresa com mais de 05 meses de utilização do FP esse percentual de geração de glosas caiu para 8%. Há até algumas empresas que estão recebendo visitas dos representantes dos convênios para saberem como elas estão conseguindo esse resultado expressivo. A resposta é simples: a eficácia do Formulário Padrão.
Em algumas capitais brasileiras, as cooperativas médicas têm implantado um modelo próprio de formulário para instruir os seus cooperados sobre essa normatização.
Uma coisa é certa: se a empresa médica implantar um sistema de padronização conforme o proposto no nosso Formulário Padrão ela não dará oportunidade ao convênio de apresentar possibilidade de glosas. Se, além disto, ela montar um setor de triagem de glosas, como exemplificamos no nosso Relatório Especial Glosa Zero, as glosas simplesmente desaparecerão da sua estrutura organizacional.
Se se fizer o contrário, os dados iniciais deste artigo continuarão sendo a dor diuturna de muita gente. Isso, somente no lado das empresas prestadoras de serviços. Afinal, para os convênios médicos não há nada melhor do glosas sobre glosas.
Até breve,
Roberto Carlos Rodrigues
Analista de negócios e Informações
Autor: Roberto Rodrigues
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