Queimaduras



A assistência intensiva ao paciente queimado deve ser feita de acordo com a extensão e profundidade da queimadura,quando a área de superfície corporal total é muito grande o risco de morte e complicações aumenta.

Segundo SILVA (1988) as queimaduras podem ser classificadas ,primeiro grau a queimadura superficial;segundo grau além da epiderme atinge camadas intermediária e terceiro grau é profunda da espessura parcial ou total.

A queimadura é uma lesão em determinada parte do organismo desencadeada por um agente físico.Dependendo deste agente podem ser classificadas em térmicas,elétricas e químicas.Esses agentes agem no tecido causando desnutrição parcial ou total da pele e seus anexos podendo atingir camadas profundas,como tecido subcutâneo,músculos tendões e ossos.

Segundo DAL MOLIN (2004) a dor causada pela queimadura faz com que,na situação de emergência as pessoas utilizem pomadas e ungüentos além de uma infinidade de outros produtos,como(borra de café,margarina creme dental etc.).A pasta de dente,por exemplo, pelo seu frescor que é freqüentemente usada,no entanto,há substancias anti-sépticas que são extremamente irritantes ao tecidos expostos na zona da lesão queimada.

Sendo assim é essencial a prestação de serviços dos enfermeiros,buscando contribuir para um maior entendimento dos pacientes e profissional de saúde.


Autor: naiany mariano


Artigos Relacionados


Queimaduras Na Medicina Legal

Assistência De Enfermagem Em Unidade De Tratamento De Queimados

Cistos Bucais Em Pacientes Bebês

A Inadimplência E A Suspensão Do Fornecimento De Energia Elétrica

Células-tronco

Fidedignidade Do Registro De Enfermagem Relacionado Ao Trauma Físico Em Pacientes De Terapia Intensiva Devido à Restrição Física Ao Leito

Lipomas Na Odontologia