Hemodiálise



Marcela Camilo Corrêa Lourenço

(Acadêmica 1 semestre de enfermagem noturno da FUNEC – Santa Fé do Sul)

Hemodiálise é um processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e uréia, sendo realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda. Assim busca-se como presente estudo mostrar aos leitores qual é o método usado para a o paciente renal crônico.

Na hemodiálise, o sangue é obtido por um acesso vascular, unindo uma veia e artéria.

impulsionado por uma bomba de diálise, permitindo as trocas de substâncias entre o sangue e o filtro de diálise.Após essa filtragem o sangue devolvido ao paciente pelo acesso vascular,embora em algumas situações tenha repercussão, comprometendo não só físico do paciente,mas também o psicológico afetando sua vida pessoal, familiar e social.(SAUDE s.d).

Grande parte dos pacientes renais crônicos vivencia uma mudança na sua vida, convive com um tratamento doloroso; a hemodiálise estando na fila de espera por um transplante renal.SILVA(1992).

A forma de tratamento é a hemodiálise, o método mais eficaz e seguro, junto ao acompanhamento de um médico Nefrologista uma importante intervenção da enfermagem em busca de solução nas limitações da doença crônica ,e a assistência psicológica unidos por uma parceria na tentativa de melhorar a qualidade de vida e ajudá-los a conviver com essa realidade .

Conclui-se que a hemodiálise é o único tratamento que atua na melhoria de condições de vida de um renal crônico, restando por fim apenas o transplante renal.

Referências:

SAUDE, ministério da . insuficiência Renal crônica.Sd.http:portaldasaude.pthemodia%c3%1alise.htm em 15 de junho de 2009.

http:wikipedia.orgwikihemodialise.

SILVA,Paulo.Processo de Hemodiálise. 15 de junho de 2009


Autor: Marcela Camilo


Artigos Relacionados


Do Valor Das ProfissÕes

Na Vida...

Disfarce

Culpado Por OmissÃo

Literatura Contemporânea - O Caminho Abstrato

Os Ramos

Sombra & Luz