Marketing e o comportamento do consumidor no varejo



MARKETING E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO VAREJO: EXPECTATIVAS DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS LOJAS DE FAST FOOD

Guilherme William
Rogério Tobias

Belo Horizonte, 27 de junho de 2009

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar um melhor entendimento do comportamento do consumidor e sua expectativa quanto ao atendimento nas lojas de fast food. Mediante estudos efetuados em dados primários e secundários serão levantadas as principais causas que interferem na decisão dos consumidores. Serão apresentadas também as principais estratégias de atendimento das redes de fast food que as levam ao sucesso.
Palavras-chave: fast food, comportamento do consumidor, expectativa.

Abstract

The present study has the objective to identify a better understanding of consumer behavior and expectation as customer service in the fast food stores. Through study accomplished in primary and secondary data will be growing the principal causes that interferes on the decision of consumers. It will also be stated the principal strategies of customer service in the fast food network that will take to be sucessful.
Key Words: Fast food, consumer behavior, expectation.

Introdução

A necessidade de entender o comportamento do consumidor tem sido alvo de muitas pesquisas e estudos. Há tempos estudiosos do assunto vem tentando elucidar as razões que levam um consumidor a escolher um produto ou serviço e porque os consumidores se comportam de determinada maneira.

Este artigo apresentou uma breve compreensão da homogeneização do gosto influenciada pelas mudanças na sociedade mundial, a qual é relevante para entender o comportamento do consumidor frente ao fast food, especificamente. Nesse sentido, é importante considerar as mudanças significativas no consumo alimentar no Brasil e no mundo, afinal, há um novo cotidiano que passa a ser exigido pelo tempo produtivista na sociedade atual, pois é fundamental controlar atos, gestos, desejos.

O horário das refeições é escasso e o fast food entra nessa conjuntura como produto e condição. É diante desta “nova era” produtivista e veloz que é determinada a velocidade pela qual nos alimentamos e se tornou um comportamento imperativo. A entrega de serviços com alta qualidade ao consumidor tem sido um fator chave no desempenho das redes de fast food e vem ganhando força neste segmento. O estudo e a avaliação dos serviços com o uso de técnicas de pesquisas cientificamente corretas e eficientes são muito relevantes para a ascensão no mercado.

Foi desenvolvido neste artigo uma breve conceituação teórica em marketing, comportamento do consumidor e marketing de varejo; o posicionamento do fast food no mundo, as pesquisas e a reflexão da dissonância cognitiva. Por último, as principais conclusões das pesquisas e recomendações gerais.

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Autor: Guilherme William


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