PRINCÍPIOS GLOBAIS DE NEGÓCIOS



Resumo

O bom desenvolvimento de uma organização acontece quando seus membros estão realmente comprometidos e conscientes dos objetivos, valores e metas desta organização. O propósito principal ao estabelecer os Princípios Globais de Negócios numa sociedade organizada é fazer com que as pessoas que se propuserem a participar deste grupo social, estejam dispostas a viverem em harmonia com os demais membros da sociedade a qual definimos aqui como Organização, respeitando os colegas e se comprometendo efetivamente com o bem-estar de todos.

Palavras-chaves: Princípios, Organização, Sociedade.

Abstract

The good development of an organization happens when its members are really aware and conscious about the objectives, values and marks of this organization. While establishing the Global Business Principles in an organized society the main purpose is that the members who will intend to participate of this social group, are disposed to live in harmony with all members of this society which is defined here as Organization, respecting the colleagues and compromising effectively with the well-being of all.

Keywords: Principles. Organization. Society.

1. Introdução

As organizações existem porque os indivíduos têm objetivos que somente podem ser atingidos mediante a atividade organizada. À medida que crescem, as organizações desenvolvem seus próprios objetivos que se vão tornando independentes e mesmo diferentes dos objetivos das pessoas que as formaram  (Chiavenato, 2002).

Cada vez mais as organizações buscam construir marcas líderes. Marcas de confiança. Marcas com as quais consumidores de países do mundo todo, podem contar no que diz respeito à qualidade e valor. Para tanto, transformações importantes acontecem num ambiente onde as pessoas devem estar conscientes e comprometidas com os valores organizacionais, bem como ter claramente definidos os objetivos que a organização pretende atingir e os meios para alcançá-los. Para isso, é necessário realizar um trabalho de conscientização do colaborador, que se inicia no momento de inserção do mesmo no ambiente organizacional.

A moderna definição de organização (e que procura envolver formas organizacionais variadas, como a igreja, os clubes, as universidades, os hospitais, além, obviamente, da indústria e do comércio) concebe-a como um processo estruturado em que diferentes indivíduos interagem para alcançar objetivos (Chiavenato, 2002).

Visando ligar as várias culturas, valores, normas, rotinas e tabus da organização foram estabelecidos os Princípios Globais dos Negócios. Os Princípios Globais dos Negócios estabelecem as responsabilidades fundamentais que todos aqueles que representam o bom nome da organização deverão seguir. Tornam-se um guia, devendo alertar os membros para assuntos legais e éticos importantes de conduta que frequentemente surgem.

Estes Princípios Globais dos Negócios não são um documento que pretenda decidir cada assunto ético que um empregado possa encontrar, nem são um resumo de todas as leis e políticas que se apliquem aos negócios da Organização.

Um dos chavões mais utilizados é que "Os fatos falam mais alto do que as palavras". Os Princípios Globais dos Negócios aplicam-se a todos os membros e são efetivos quando os envolvidos os leem, compreendem, e agem de acordo com eles.

Esta pesquisa tem por objetivo esclarecer que os Princípios Globais de Negócios buscam compatibilizar os interesses individuais e coletivos, visando sempre o respeito mútuo para que a organização possa se desenvolver de maneira sólida contribuindo com os produtos e serviços de qualidade para a sociedade.

Segundo PORTO (2007:97), "é importante destacar que é a revisão bibliográfica que apresenta os fundamentos teóricos de todo o trabalho", ou seja, não há trabalho científico sem que haja uma fundamentação teórica.

Sendo assim, para que o estudo fosse realizado, a abordagem metodológica utilizada foi a de revisão bibliográfica, onde foram consultadas fontes de dados on-line e bibliotecas, para o devido enriquecimento do trabalho. "É preciso ter algum critério para definir o conteúdo a ser apresentado no texto da revisão bibliográfica". (ROESCH, 2005).

2. Desenvolvimento do Tema

A organização constitui um arranjo de componentes projetados para cumprir um particular objetivo de acordo com um plano. Toda organização precisa de alguma finalidade, de alguma noção sobre os porquês de sua existência e do que ela deseja realizar. Sua missão, seus objetivos e a espécie de ambiente interno que quer criar para os participantes (Chiavenato, 2002).

De acordo com Chiavenato (2002), geralmente os objetivos naturais de uma organização são:

  1. Proporcionar satisfação das necessidades de bens e serviços da sociedade.
  2. Aumentar o bem-estar da sociedade através do uso econômico dos fatores de recurso.
  3. Proporcionar um clima em que as pessoas possam satisfazer uma variedade de necessidades humanas normais.

Podemos dizer então que as organizações enfrentam três exigências fundamentais: a necessidade de compatibilizar os interesses individuais e os coletivos, uma vez que a relação entre indivíduo e grupo é inevitável; o estabelecimento de uma estrutura que garanta o alcance das metas e objetivos da organização; e o relacionamento entre a organização e o ambiente físico e social (Miguel & Teixeira, 2009). Os valores organizacionais, ao serem respostas a problemas concretos a partir de soluções bem sucedidas no passado orientam a satisfação dessas necessidades (Miguel & Teixeira, 2009).

Valores organizacionais são "princípios ou crenças, organizados hierarquicamente, relativos a condutas ou metas organizacionais desejáveis, que orientam a vida da organização e estão a serviço de interesses individuais, coletivos ou ambos" (Miguel & Teixeira, 2009).

De acordo com Miguel e Teixeira (2009), os valores "fazem parte de uma dialética de manutenção e de transformação dos comportamentos humanos pela socialização e aprendizagem permanentes, sendo, por isso, valiosos para as instituições que desejam modelar comportamentos em função de seus interesses".

Estudando os valores e objetivos organizacionais levando em consideração a relação destes com alguns valores pessoais e sociais, é possível estabelecer alguns tópicos importantes que fazem parte dos Princípios Globais dos Negócios, tais como:

Responsabilidades do colaborador;

Responsabilidades dos líderes;

Responsabilidades para com os outros;

Responsabilidades para com os clientes internos e externos; e

      Responsabilidades para com a comunidade;

2.1  Responsabilidades do Colaborador

As pessoas se engajam em alguma organização porque esperam que sua participação satisfaça algumas necessidades pessoais. Para obter essas satisfações, as pessoas estão dispostas a incorrer em certos custos ou a fazer certos investimentos pessoais (esforços) na organização, pois esperam que as satisfações de suas necessidades pessoais sejam maiores do que os custos (Chiavenato, 2002).

Partindo deste pressuposto percebe-se que cada colaborador da organização é responsável por mostrar integridade. A integridade nos negócios é difícil de definir, mas todos a reconhecem quando se deparam com ela. Entre outras coisas, significa honestidade e obediência à lei. Significa tratar aqueles com os quais nos relacionamos com justiça e respeito. Significa também ser responsável pelas próprias ações e suas consequências.

É também responsabilidade de cada colaborador da organização seguir os Princípios Globais dos Negócios e tomar medidas ou reportar à direção se tomar conhecimento de qualquer ato criminoso ou qualquer ação que viole tais Princípios. Membros que não cumprem com os Princípios, incluindo não reportar atividades não éticas que sejam do seu conhecimento, serão sujeitos à ação disciplinar.

Qualquer indivíduo que relate um caso ético ou legal, de boa fé, nunca será sujeito a represálias. Qualquer membro responsável que exerça represálias contra alguém que tenha relatado, de boa fé, uma suspeita de violação, será sujeito à ação disciplinar. Colaboradores que intencionalmente reportem falsos relatórios serão sujeitos à ação disciplinar.

Exemplificando: Um membro de uma igreja estava furtando a oferta e foi visto por outro membro realizando esta ação. O membro que testemunhou o furto deve comunicar às autoridades para que as devidas providências sejam tomadas na solução deste caso.

2.2  Responsabilidades dos Líderes

Os líderes devem dar o exemplo de uma conduta ética de elevado nível e promover discussões sobre as implicações éticas e legais das decisões de negócio. Os líderes têm a responsabilidade de criar e sustentar um ambiente pelo qual colaboradores, clientes e fornecedores contratados saibam que se espera deles um comportamento ético de acordo com a lei.

Esta responsabilidade inclui assegurar que os Princípios Globais dos Negócios são comunicados a todos aqueles que se relacionam com a organização. Adicionalmente, os líderes são responsáveis por assegurar aos seus liderados a informação adicional que estes necessitem para que possam desempenhar adequadamente as suas funções e recebam a formação apropriada.

Vale lembrar a importância da comunicação neste contexto, sabendo que, a maioria das informações parte da liderança da organização. Comunicação "é o processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra; é a maneira de se relacionar com outras pessoas através de idéias, fatos, pensamentos e valores; é o ponto que liga as pessoas para que compartilhem sentimentos e conhecimentos" (Chiavenato, 2002). Percebe-se então que as organizações não conseguem ter um desenvolvimento produtivo sem a comunicação, pois ela que integra e coordena todas as suas partes.

Os líderes deverão estar atentos às indicações de ocorrências não éticas ou ilegais e tomar ações apropriadas e consistentes no sentido de encaminhar situações que pareçam estar em conflito com a lei ou com os Princípios Globais dos Negócios. Os líderes também necessitam de ter cuidado em não contratarem ou delegarem autoridade em alguém que pensem ter tendência para se envolver em condutas incorretas ou atividades não éticas.

Um exemplo como: A liderança de uma Universidade exige de seus profissionais a melhor qualidade de ensino para seus alunos. Contudo, para que isto aconteça é necessário que a mesma forneça todos os meios necessários para atingir os níveis esperados de qualidade (iluminação adequada, disponibilidade de diferentes aparelhos tecnológicos, materiais de pesquisa, etc.). Deverá também promover reuniões periódicas para dar e receber "feed-back" de seus profissionais.

2.3 Responsabilidades para com os outros

A organização cumpre com as leis do país em que opera, e dá suporte aos direitos

 humanos fundamentais para todos os membros.

Não permitirá abuso com as crianças, induzir ou obrigar os membros a realizar atividades. Não permitir abusos ou punições físicas. Respeitar o direito dos colaboradores de associação livre. A organização deverá apoiar entusiasticamente leis que proíbam discriminações injustificadas baseadas na raça, cor, sexo, nacionalidade, idade, religião, incapacidade, estado veterano, estado civil ou qualquer outra característica.

A organização está firmemente comprometida a tratar e compensar justamente todos os colaboradores. Todos eles são avaliados pelas suas qualificações, dons, experiência demonstrada e resultados obtidos.

Deve reconhecer e recompensar um bom desempenho e oferecer oportunidades para participar de novos desafios motivando o membro a superar obstáculos.

Acreditar que as diferenças devem ser valorizadas. Qualquer membro merece a oportunidade de participar e crescer num ambiente sem discriminações ou intimidações. A diversidade deve ser adaptada e gerida a todos os níveis organizacionais, dessa forma, valoriza-se a criatividade, perspectivas variadas, inovação e energia que resultam de uma força de trabalho diversificada e unida.

Para apoiar este compromisso, cada colaborador é responsável pela verificação das regras e práticas de segurança e saúde que digam respeito a sua função. Não serão toleradas condutas verbais ou físicas que afetem ou perturbem o espaço de outrem ou criem um ambiente intimidante, ofensivo, abusivo ou hostil.

Além do mais, assédios sexuais e outras condutas verbais ou físicas de natureza sexual são terminantemente proibidas. Os colaboradores são encorajados a ajudarem-se uns aos outros denunciando quando a conduta de um membro não os deixa a eles ou a outros à vontade, e são responsáveis por relatar imediatamente qualquer tipo de ofensas quando aplicável.

A organização deve estar comprometida em manter um ambiente de trabalho seguro e saudável. Tendo um programa de segurança em ação, que inclua formação adequada e que esteja de acordo com as leis e regulamentos governamentais.

Os colaboradores são responsáveis por tomarem as precauções necessárias para se protegerem a eles próprios e aos seus colegas, devendo também relatar de imediato acidentes, insultos, e práticas ou condições menos seguras. Ações apropriadas serão tomadas para corrigir condições menos seguras que sejam conhecidas.

A saúde e segurança de todos os membros, a qualidade e produtividade requerida por clientes internos e externos, exigem que cada colaborador trabalhe livre de efeitos que lhe possa impedir de conduzir a sua atividade de uma forma segura e efetiva.

Podemos citar ainda o exemplo: Sabendo que existe muita rivalidade entre os torcedores de diferentes clubes de futebol foram tomadas algumas medidas de segurança. Nos dias de jogo o time da casa tem a maior porcentagem de ingressos disponíveis para venda, logo, o time rival fica com uma mínima porcentagem de ingressos reduzindo ao máximo os riscos de confrontos entre os torcedores.

2.4 Responsabilidades para com os clientes internos e externos

Tanto a organização como seus membros estão envolvidos em uma mútua adaptação. Embora o equilíbrio entre os indivíduos e a organização seja constantemente perseguido, ele nunca é completamente alcançado em virtude das mudanças de necessidade, de objetos e de relações mutáveis de poder. Assim a adaptação é um processo constante cuja regra é a mudança e o ajustamento. Todos os membros (internos e externos) provocam um impacto sobre a adaptação e os processo de tomada de decisão da organização (Chiavenato, 2002).

Desta maneira, a organização deve assegurar que os clientes possam confiar na segurança de seus produtos e serviços. É principal responsabilidade de cada membro, fazer com que produtos e serviços tenham qualidade apresentada e dentro das normas governamentais. Cada membro deve assegurar-se que está agindo de acordo com os princípios estabelecidos. Qualquer ameaça à segurança deverá ser imediatamente relatada à liderança.

Os clientes esperam sempre mais da marca apresentada pela organização. É função de cada membro fazer com que os clientes tenham o que esperam. Lembre-se: a marca da organização e a sua reputação é o bem mais precioso.

Temos como exemplo: Certo cliente solicita um produto que é produzido em determinada empresa. No momento da negociação, o pedido deverá ser realizado de acordo com a solicitação do cliente. Ao encaminhar para a produção, a empresa contratada deverá utilizar os materiais necessários para que a qualidade prometida seja atingida e realizar a entrega dentro do prazo previamente estabelecido. No momento de entrega do produto deverá fornecer os documentos fiscais assegurando ao cliente futuras comprovações ou contestações. Cumprindo todos os procedimentos de maneira ética é possível até superar as expectativas do contratante promovendo assim uma boa imagem da empresa.

2.5 Responsabilidades para com a comunidade

A primeira e principal obrigação de cidadãos responsáveis é obedecer às leis dos países e comunidades as quais a organização opera. Qualquer caso de não cumprimento da lei aplicável poderá sujeitar o colaborador a ações disciplinares. A organização deve encorajar fortemente cada uma das suas unidades a envolverem-se ativamente na vida da comunidade, patrocinando e participando em iniciativas para o melhoramento da qualidade de vida.

Deve também ter um compromisso na proteção da qualidade de vida em todo o mundo através de uma intensa defesa do ambiente. Deverá cumprir as leis e regulamentos ambientais, procurando reduzir os lixos e minimizar o impacto ambiental do seu funcionamento.

A organização deve lutar para continuamente melhorar a performance ambiental através da conservação das fontes, minimização do lixo, eficiência da água e energia e uso efetivo das matérias primas.

Temos como ilustração: Em um Clube a água utilizada nos banhos vai para uma central de tratamento interna onde passa por alguns processos químicos e posteriormente esta água é reutilizada para as descargas dos banheiros. 

3. Considerações Finais

É importante que cada colaborador cumpra os padrões éticos da organização em que atua, mas, para manter uma conduta ética a liderança desta organização precisa dar exemplo e apoio constantes bem como incentivar, oferecer treinamentos e as capacitações necessárias. Os Princípios Globais dos Negócios são funcionais pois aplicam-se a todos os membros envolvidos no meio organizacional e compatibilizam os interesses individuais e coletivos, o que resulta em respeito mútuo.

Considerando que todos os envolvidos com uma organização estejam comprometidos com os princípios aqui relatados, espera-se obter um excelente ambiente colaborativo e resultados melhores para a organização. O bom relacionamento interpessoal interfere diretamente nos resultados finais proporcionando produtos e serviços de qualidade para a sociedade e um desgaste menor na trajetória rumo aos objetivos da organização. 

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Autor: Eunice Barros Ferreira Bertoso | Ilmo Brandt | Juliana Brandt Souza


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