MOMENTO JURÍDICO - Ajude o Meio Ambiente



Você é daqueles que pegam muitas sacolas ao passar com as compras por um caixa de supermercado? O que você faz com as pilhas usadas e as baterias de celulares sem serventia? Por falar nisso, vive trocando de celular a cada novidade lançada?

Então preste atenção nas dicas abaixo e mude alguns hábitos bastante prejudiciais ao nosso planeta.Vamos fazer do planeta Terra um melhor lugar para se viver?

Aí vão algumas Dicas para um consumo responsável!

1.- Dê preferência a produtos de madeira com o selo FSC (Conselho Brasileiro do Manejo Florestal). Esta é a garantia de que a madeira foi retirada corretamente. O desmatamento é o principal responsável por nossas emissões de gases causadores do efeito estufa. Ao comprarmos produtos sustentáveis, diminuem os incentivos para desmatar a floresta.

2.- Consuma alimentos da estação e dê preferência aos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos. Assim, você cuida da sua saúde e do meio ambiente.

3.- Evite pegar sacolas plásticas desnecessariamente. Carregue uma sacola ou uma mochila com você quando for fazer compras. Assim estará gerando menos lixo.

4.- Dê preferência a produtos com pouca embalagem ou embalagem econômica que geram menos lixo.

5.- Procure comprar produtos perto de onde são fabricados. Desta maneira, os produtos não precisam ser transportados por longas distâncias e, conseqüentemente, não há emissões desnecessárias de gases causadores do aquecimento global.

6.- Use pilhas recarregáveis. Assim, você evita poluir o meio ambiente e gasta menos.

7.- Descarte as pilhas em locais apropriados de coleta e não no lixo comum.

8.- Leve as baterias usadas de celulares para as revendedoras. Elas não devem ser jogadas no lixo comum, pois contêm metais pesados altamente tóxicos para a saúde humana e o meio ambiente.

9.- Evite substituir seu aparelho celular desnecessariamente. Além de gastar dinheiro, você estará contribuindo para uma maior poluição do planeta.

10.- Evite comprar o que você não precisa para não gerar mais lixo. Para facilitar, faça uma lista prévia. Além de economia, terá menos lixo.

11.- Procure melhorar seu computador ao invés de comprar um novo. Anualmente, mais de 20 milhões de toneladas de lixo eletrônico são descartados. A maioria ainda não é reciclada.

12.- Prefira comprar em lojas que adotem práticas socioambientais corretas.

13.- Use tintas a base de água para pintar sua casa. Elas são menos tóxicas e menos poluentes.

14.- Dê preferência a guardanapos e toalhas de pano ao invés de descartáveis.

15.- Use os dois lados da folha de papel.

16.- Imprima e-mails e documentos somente quando necessário.

17.- Não pegue panfletos entregues na rua a não ser que esteja interessado nas informações. Se pegar, não jogue na rua depois de lê-lo.

18.- Utilize calculadoras e lanternas que possam funcionar com energia solar ou dínamo. Desta maneira não é necessário usar pilhas.

19. O pó-de-café não precisa ser jogado no lixo ou na pia. Ao invés de ser descartado dessas duas maneiras, utilize a substância para adubo. Coloque em vasos para de plantas, assim como cascas de ovos, cascas de frutas e etc.

20.Não jogue o óleo de cozinha diretamente em pias ou no lixo. Isso pode contaminar lençóis subterrâneos de águas e entupir o sistema de esgoto de uma residência. Entre em contato com ONGs que desenvolvam a coleta do material e o transforme em sabão e geração de renda para as classes mais pobres da sociedade. O Condomínio San Conrado, onde moramos, disponibiliza um local para voce descartar o óleo. Entre em contato com a Administração , ou com a Portaria.

21.Ao cozinhar um alimento, independente do que seja, utilize a tampa para abafar o calor. Com isso qualquer alimento é cozido mais rapidamente, e o CO2 (dióxido de carbono), principal gás do efeito estufa, emitido no meio ambiente por meio da queima do gás de cozinha, será em menor quantidade.

22. Separe o material reciclável em sua residência, lanchonetes, restaurantes, escritórios, entre latas, garrafas, papéis e etc. Os lixos, atualmente jogados em aterros sanitários em cidades brasileira emitem o gás metano que é 23 vezes mais poluentes que o CO2.Solicita na Prefeitura de sua cidade um agente para coleta do seu lixo reciclável. Portanto essa ação é indispensável para a diminuição dos gases emitidos na atmosfera.

23. Para a limpeza de sua calçada, primeiramente varra todo o lixo e depois jogue a água. Você economizará tempo e água.

24.Caso possa deixe o carro em casa e use o transporte urbano, ou pegue uma carona com um colega de trabalho que more perto de sua residência. Tal ação pode contribuir para melhorar o trânsito na sua cidade, e com certeza toneladas de CO2 de ser emitidos contribuindo para o efeito estufa.

25. Ao lavar as roupas, não descarte a água da máquina de lavar. Utilize-a para lavar o quintal, lavanderias etc. 26.Tome banhos menos demorados no máximo de 15 minutos. Com isso haverá economia de água e energia elétrica.

27.Ao escovar os dentes, deixe a torneia fechada. Se toda a população brasileira seguir essa dica serão economizadas todo o mês, o equivalente a 9 minutos de água que caem das Cataratas do Iguaçu (PR).


Este artigo está protegido pelo Direito Intelectual, na forma da Lei. Poderá ser transcrito desde que citada a fonte, bem como o nome da autora.

Valéria Reani Rodrigues Garcia
Advogada OAB/SP 106061
e-mail : valrean@uol.com.br
Skype: val_rean
Autor: Valéria Reani Rodrigues Garcia


Artigos Relacionados


Desiquilíbrio Ambiental

Produção De Húmus De Minhoca Com Resíduos Orgânicos Domiciliares

Lixo: O Que é Lixo?

Pilhas E Baterias: Reciclar?

Meio Ambiente: O Luxo Do Lixo

Meio Ambiente

Aquecimento Global