Preparação para Aposentadoria



PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA

Glória Maria Silva

O trabalho norteia toda a nossa vida, como a família, ele constitui um elemento fundamental para nossa estruturação enquanto seres humanos.

O trabalho na nossa vida inicia seu ciclo na infância, através dos estudos, onde começamos a nos preparar para a futura profissão. Já muito cedo, adolescentes ainda, somos forçados a escolher nossa carreira, seja se preparando para o vestibular e futuro ingresso na universidade ou nos capacitando através de um curso técnico ou ainda aprendendo uma profissão.

Assim o trabalho vai permeando a nossa vida a fora, ocupando a maior parte do nosso tempo e quando chega o momento de pararmos de trabalhar, nos aposentarmos, fazemos muitos planos, mas será que conseguiremos concretizar?

Entendemos que a aposentadoria é mais uma etapa da vida que temos que enfrentar, mais cedo ou mais tarde, por um motivo ou por outro; e como toda etapa, produz mudanças e com isso precisamos nos preparar, imaginem neste momento pelo seu significado em si próprio e peculiar e também por não mais nos encontrarmos jovens e sentirmos os desgastes do tempo.

Quando estamos preparados para uma determinada etapa da vida, desfrutamos melhor os prazeres, assim como aprendemos com os dissabores inerentes a cada fase ou ciclo.
Neste sentido entendemos o PPA (Programa de Preparação para Aposentadoria) como um instrumento para o nosso despertar, como mais uma oportunidade de evolução, e para que isso aconteça à empresa através de seus empregadores e empregados precisam estar inseridos e comprometidos com a rotina do PPA.

A Preparação para Aposentadoria vai proporcionar ao indivíduo a oportunidade de se auto-conhecer e saber o que realmente precisa e deseja ser feito quando o mesmo adentrar nesta etapa da vida.

E como isso se processa? Através da depuração de tudo que está impedindo que a nossa riqueza e potencial interno se manifeste em sua plenitude em nossas vidas, nos tornando sujeitos bem posicionados em cada etapa do ciclo de trabalho. Por isso precisamos nos checar constantemente para conhecermos melhor as nossas áreas do amor, do trabalho, da família, do lazer e do dinheiro, para não permanecermos paralisados sem saber o que fazer. Se estas áreas não estão bem integradas e harmonizadas, paralisamos em uma delas e esquecemos das demais, ficamos paralisados e deixamos de viver.

Para que possamos viver de maneira proveitosa a nossa fase de aposentadoria, precisamos nos preparar e este preparo é feito pelo PPA, que é o método capaz de ajudar as pessoas a se descobrirem e se harmonizarem para esta fase, aprendendo a simplificar consigo mesmo e com a vida, ampliando a consciência do que somos e do que queremos para nós, pelas filigranas do nosso ser: profissional, parental, fraternal e para aprendermos a viver inteiros conosco mesmo e com os outros que nos cerca.Estar bem preparado em qualquer fase da nossa vida possibilita que a dimensão ética e amorosa de cada um de nós se manifeste concretamente na nossa vida profissional, familiar e social. Nos preparando para a aposentadoria, adquirimos um importante agente de mudança, e quando mudamos, mudamos também o todo social maior.

Afinal, como pensar em viver bem, sem que ocorra uma transformação no interior de cada um? Há um consenso na nossa sociedade que precisamos viver bem cada etapa de nossa vida, precisamos nos preparar para o novo, para novas oportunidades. Mas como podemos estar preparados pra o novo conhecer e conviver com novas oportunidades se ainda não nos conhecemos direito e do que somos capazes. Muitas vezes em vez de sermos nossos amigos nos transformamos em nosso pior inimigo. A empresa nesse sentido, pensamos nós, tem o compromisso ético, moral e a responsabilidade social de pelos menos neste momento entregar a sociedade um cidadão melhor. Talvez pensamos que tudo isto é uma grande besteira que as pessoas já se formaram de um determinado jeito e vão pela vida a fora apresentando os mesmos sintomas, as mesmas mazelas. A velha estória do "pau que nasce torto nunca se endireita". Então seguimos nossa viajem da vida sufocando dores conflitos e mágoas, sem entendermos que a vida é tão difícil e porque não sobra tempo nem dinheiro para nada. Já pensaram adentrar aposentadoria afora nessa dinâmica de falta de condições para tudo? Isto tudo acontece porque faltou preparo adequado em ciclo e fases importantes da nossa vida. O trabalho de iniciação e passagem deixou muito a desejar, então passamos pela vida vivendo como se fossemos "vivos-mortos" por dificuldade ou falta de oportunidade de pedirmos aceitarmos ou recebemos ajuda. Portanto é preciso cuidarmos constantemente, conosco e com a nossa vida, para sermos capazes de cuidarmos dos que nos cercam e também com as nossas relações diárias. Acreditamos que passando pelo processo de PPA, de certa forma contribuímos para valorizarmos o nosso ser e ressignificarmos o nosso eu interior. Por isso convidamos as empresas e seus empregados para uma reflexão sobre as vantagens em nossas vidas de uma Preparação Para a Aposentadoria e esperamos que o nosso trabalho seja fecundo para com isso nós e a empresa consigamos preparar um cidadão melhor e mais integrado com o todo social maior.

Consultora em Recursos Humanos

Psicóloga, Professora Universitária, Psicanalista Individual e Grupo, Terapeuta Sistêmica de Família e de Casal e Consultoria em Recursos Humanos com ênfase em implantação de Programas de PPA e Saúde do Trabalhador.
email para contato: erh.gsr@gmail.com


Autor: Glória Maria


Artigos Relacionados


Reencarnação E Renovação

A Filosofia E A Teoria Da Evolução - Parte 3 E última

Amar

A Dor Que Cura

Efetivo ExercÍcio No ServiÇo PÚblico Como CondiÇÃo Para Aposentadoria VoluntÁria

Educação Inclusiva, Possibilidade Real.

Como Trabalhar Em Casa Com Mala Direta E Ter Uma Renda Vitalícia