GEOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES NA ENGENHARIA DE PESCA



GEOLOGIA

Geologia é a ciência natural que, através das ciências exatas e básicas (Matemática, Física e Química) e de todas as suas ferramentas, investiga o meio natural do planeta, interagindo inclusive com a Biologia em vários aspectos. Geologia e Biologia são as ciências naturais que permitem conhecer o nosso habitat e, por conseqüência, agir de modo responsável nas atividades humanas de ocupar, utilizar e controlar os materiais e os fenômenos naturais.
Embora tenha permanecido distante dos conhecimentos gerais da população no Brasil, a Geologia tem um papel marcante e decisivo na qualidade da ocupação e aproveitamento dos recursos naturais, que compreendem desde os solos onde se planta e se constrói, até os recursos energéticos e matérias primas industriais. O desconhecimento quantitativo e qualitativo da dinâmica terrestre tem resultado em prejuízos muitas vezes irreparáveis para a Natureza em geral e para a espécie humana em particular.
Hoje, já se sabe muito mais sobre o funcionamento do Planeta do que 30 anos atrás. Este progresso no conhecimento deve ser divulgado e assimilado, sendo a compreensão do ciclo natural terrestre fundamental para a valorização das relações entre o ser humano e a natureza e para a adoção de uma postura mais crítica e mais consciente frente aos mecanismos de desenvolvimento da sociedade.
Podemos definir Geologia como a ciência cujo objeto de estudo é a Terra: sua origem, seus materiais, suas transformações e sua história. Estas transformações produzem materiais ou fenômenos naturais com influência direta ou indireta em nossas vidas. É preciso saber aproveitar adequadamente as características da Natureza, bem como prever e conviver com os fenômenos catastróficos que são sinais da dinâmica do planeta.

Os objetivos da geologia podem ser sintetizados desta forma:

·Estudo das características do interior e da superfície da Terra, em várias escalas;

·Compreensão dos processos físicos, químicos e físico-químicos que levaram o planeta a ser tal como o observamos;

·Definição da maneira adequada (não destrutiva) de utilizar os materiais e fenômenos geológicos como fonte de matéria prima e energia para melhoria da qualidade de vida da sociedade;

·Resolução de problemas ambientais causados anteriormente e estabelecimento de critérios para evitar danos futuros ao meio ambiente, nas várias atividades humanas;

·Valorização da relação entre o ser humano e a Natureza.

A GEOLOGIA E O SER HUMANO

A Geologia estuda a Terra desde a sua origem há aproximadamente 4,5 bilhões de anos. A imensa quantidade de informações adquiridas até o presente mostra o ecossistema Terra susceptível a transformações que, muitas vezes, tiveram como resultado extinções em massa de animais e vegetais, causadas por mudanças climáticas drásticas ocasionadas por processos internos e externos.

A Geologia e ciências afins têm hoje um papel de fundamental importância na monitoração e exploração racional dos recursos naturais da Terra. Os recursos minerais da Terra não são renováveis. Este fato transfere ao homem, usuário maior dos recursos naturais, uma grande responsabilidade no que concerne ao gerenciamento destes recursos e ao desenvolvimento de novas tecnologias que permitam exploração sem destruição do nosso planeta.

A aglomeração humana em grandes áreas urbanas e o crescimento acelerado das demandas por recursos minerais, exige das geociências ações voltadas para o social e para o encontro da fórmula ideal que equilibre qualidade de vida e uso racional dos recursos naturais.

Os desafios do terceiro milênio incluem, entre tantos outros, otimização da produção e utilização dos combustíveis fósseis e uma administração racional dos recursos hídricos. Hoje algumas cidades grandes já passam por racionamento de água e luz. O aumento da geração de energia elétrica através da construção de bacias hidrográficas já se encontra comprometido, são raras as bacias hidrográficas que suportam adição de novas usinas Nos grandes centros os aqüíferos estão sendo contaminados, lixões estão em franco crescimento favorecendo a poluição dos recursos hídricos de superfície e subsuperfície. O uso inadequado do solo permitiu ao homem poluir e pilhar recursos naturais não renováveis.

A Geologia + Ser Humano = Geocientista, é a equação mágica capaz de solucionar a relação entre oferta e demanda de recursos naturais reduzindo a agressão ao nosso planeta. As geociências básicas e aplicadas são o suporte para ações voltadas para a longevidade da utilização racional da Terra como morada do HOMO dito SAPIENS.

A GEOLOGIA APLICADA A ENGENHARIA DE PESCA.

ENGENHARIA DE PESCA:

Bem a engenharia de pesca é um ramo da engenharia e da biologia que desempenha atividades referentes ao aproveitamento dos recursos naturais aquáticos, através da aquicultura, da pesca e do beneficiamento do pescado, bem como da preservação dos estoques pesqueiros e da fauna aquática.

A GEOLOGIA E A AQUICULTURA :

Quando se leva em conta a aquicultura a geologia se mostra sendo de caracter importante, tanto na escolha das áreas que vão ser realizado os cultivos quanto nas construções dos tanques, principalmentes se estes tanques forem escavados; e para obter o lucro desejado, a atividade deve estar fundamentada em três pilares: local apropriado para a instalação dos tanques, solo com textura adequada, de preferência argiloso siltoso ou silte-argiloso, fontes que possam abastecer o tanque por gravidade e principalmente, água de boa qualidade, logo pode-se concluir que esse três pilares estão intimamente relacionados ao campo da geologia, então um profissional do ramo da engenharia de pesca deve ser um conhecedor desta ciência e seus ramos afins, para poder obter êxito em sua profissão.

De acordo com PÁDUA, H. B., O solo é resultante basicamente da desagregação de rochas e da decomposição de restos vegetais e animais, tendo para a aquicultura enorme importância, visto ser ele o responsável pelas características químicas da água, fornecendo elementos que irão primariamente apontar a sua qualidade, além de apontar subsídios físicos fundamentais quanto a escolha do local, implantação e manejo dos tanques de criação. Genericamente o solo é composto quimicamente de: 45% de elementos minerais; 25% de ar; 25% de água e 5% de matéria orgânica.

A ATIVIDADE DA PESCA PROFISSIONAL E A GEOLOGIA

Na pesca a geologia é importante, porque é através dela e seus estudos que se sabe o tipo de fundo do ambiente a ser explorado principalmente quando esta pesca é marinha; pois isso vai influenciar diretamento o método a ser empregado. Por exemplo em uma pesca do tipo demersal voltada as espécies de peixes ( Lophius  gastrophisus , Urophisys  brasiliensis , Genipterus  brasiliensis ) e crustáceos (Chaceon  ramosae  e Chaceon  sp.), o fundo do tipo de coral ou rochoso vai tornar esse método inviável, ou seja se essa pesca for aplicada nesses ambientes poderá ocorrer um impacto ambiental e perdas dos apetrechos utilizados nessa pesca.

CONCLUSÃO

Diante do exposto pode-se concluir o quanto é importante o conhecimento da geologia para a engenharia de pesca, tanto para a aqüicultura quanto para a pesca e para qualquer outra atividade que este irá desempenhar utilizando o meio ambiente, por que através dela pode-se ter uma atividade sustentável e lucrativa.

REFERÊNCIAS

http://www.igc.usp.br/geologia/ introdução

http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_pesca

http://hotsites.sct.embrapa.br/prosarural/programacao/2007/selecao-de-areas-para-projetos-de-piscicultura

PÁDUA, H. B. de; - O solo na aqüicultura. Composição e gradiente das partículas do solo.Métodos práticos de identificação, 8p., 2003

Kitahara, M.V. A pesca demersal de profundidade e os bancos de corais azooxantelados do sul do Brasil. Biota Neotrop Jan/Mar 2009 vol. 9, no. 2

http://www.biotaneotropica.org.br/v9n2/pt/abstract?article+bn00409022009 ISSN 1676-0603.


Autor: Alberto Candeira Costa Junior


Artigos Relacionados


País De Duas Faces

Impactos Ambientais Causados Pela Mineração

Ecossistemas Lênticos

Responsabilidade E Desenvolvimento Sustentável

Aquecimento Global

Compostagem?

A Falência Do Ensino