PERFIL DOS SHOPPINGS



PERFIL DOS SHOPPINGS

Ao entrar no shopping o clima muda! A sensação de pertencer há um grupo específico de pessoas interfere no estado emocional da maioria dos clientes. Os Shoppings exercem um papel fundamental na história das gerações mais recentes. Adolescentes o freqüentam, mesmo sem a completa consciência da influência desempenhada no seu processo de desenvolvimento pessoal e de sociabilização.

Todos os Shoppings precisam ter personalidade definida. Eles necessitam transmitir algo que atraia um ou mais grupos específicos de clientes e criam um fascínio nas pessoas de todas as idades. As compras em muitos casos não são o motivo principal que levam as pessoas até lá. A necessidade de ver, de ser visto, de encontrar amigos ou de fazer novos, são algumas das razões adicionais que atraem as pessoas e as levam ao consumo. Isso prova que essa "solução de marketing" é muito acertada, pois, originam benefícios para os clientes, para os lojistas e para os investidores.

Esses empreendimentos têm como alguns de seus diferenciais a seleção das lojas por perfil de negócio, um padrão de produtos e serviços oferecidos, maior segurança, controle da temperatura ambiente, melhor iluminação e, além disso, a sinalização ajustada que torna a circulação mais fácil.

Os estacionamentos de veículos, por outro lado, ainda costumam ser um incômodo para os clientes. A falta de vagas muitas vezes, cria ansiedade e irritabilidade, o que pode interferir negativamente no processo de compras e na freqüência de clientes

Os shoppings pela sua localização, padrão de apresentação das lojas, nível das vitrinas, característica dos produtos, composição arquitetônica, atraem segmentos de clientes, com poder de compra e gostos similares.

A localização desses empreendimentos é determinante para o seu sucesso. Eles podem ser construídos nas periferias das cidades, dentro de bairros ou em regiões centrais. A definição correta do local de instalação é um passo essencial para a definição do público alvo. O mix de lojas e o processo de comunicação são outros fatores que formam o conjunto de decisões que determina o nível de freqüência e o perfil sócio econômico do público.

Sempre chamo a atenção para o fato de que a circulação através de escadas fixas, rolantes e elevadores são determinantes. Os clientes gostam de se sentirem à vontade, com um espaço de circulação apropriado e, principalmente, buscam por comodidade.

O processo de iluminação é outro item fundamental. Ele precisa ser determinado de acordo com critérios técnicos, pois, essa questão é parte essencial na tática de merchandising. Além dos pontos de vendas os ambientes tais como corredores, banheiros, elevadores e outras áreas, precisam ser muito claros para transmitirem a sensação de segurança, de alegria e desta forma tornar o ambiente mais atraente.

Essencialmente alguns espaços característicos, tais como joalherias, lojas de produtos diferenciados, áreas de exposição de vinhos, podem ter iluminação direcionada. Ainda assim é importante que as áreas de circulação desses pontos sejam muito iluminadas para facilitar e incentivar a circulação.

O hipercentro das capitais e alguns bairros tradicionais mantêm um comércio predominantemente tradicional. Neles ainda funcionam as lojas de rua, muitas das quais ainda ocupam um excelente espaço na mente das pessoas.

Sistemas de oferecimento de produtos e serviços em espaço unificado vêm de longa data. Tudo nasceu com os antigos mercadores, mas, agora, somente funcionam se forem baseados em estratégias e táticas de marketing bem definidas e minuciosamente implementadas.

Terão futuro os shoppings que oferecerem experiências memoráveis de compras!


Autor: Rogério Tobias


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