Foi isso que te ensinaram na escola?



Outro dia, numa festa comunitária, na minha cidade, sentado numa mesa coletiva, observei o seguinte episódio: um guri, de uns oito ou nove anos, sentou-se ao nosso lado açodadamente.De imediato foi se apossando do que estava sobre a mesa.Incontinenti, o pai, que também procurava assento, repreendeu-o: "- Foi isso que te ensinaram na escola?"Ao ouvir aquela advertência, olhei para outra pessoa que estava ao meu lado e, cúmplices, sorrimos constrangidos e tristes.

Boas maneiras, gentileza, educação no trato com os outros ou em ambientes sociais, a escola não ensina.Isso, são alguns dos ensinamentos que se trás, se aprende, em casa.É o que você deve estar pensando? Foi o que passou pela minha cabeça também.Tenho dois filhos já adultos e nunca me ocorreu que boas maneiras, gentileza, solidariedade, ética, fossem disciplinas do currículo escolar.

Já é corrente que a família contemporânea transferiu para outros ambientes, que não o familiar, a educação de seus filhos.A escola é o principal, mas também tem a tevê ou, simplesmente, a rua.Pais, sejam eles de que quilate sócio-econômico forem, transformaram-se em meros reprodutores inconseqüentes como se não fosse recair sobre suas cabeças a leviandade e o descaso com que tratam a educação dos filhos. Há muitos argumentos para isso.

Hoje, homem e mulher labutam para prover o sustento da família.Mas isso é justificativa para a omissão dos pais? Justifica a falta de diálogo entre pais e filhos (diálogo, não discurso paterno/autoritário). Justifica a não preocupação em dar bons exemplos aos filhos? Educação não é apenas conhecimento nos estudos dos quais, sim, a escola e os professores são instrumentos de ensino. Educação é, também, princípios morais, éticos, de honestidade, de responsabilidade para com o que não é nosso, para com os outros.Já pensou que exemplo esta transmitindo ao seu filho quando não cuida, por exemplo, da natureza, quando joga o lixo em qualquer lugar, quando não separa o teu lixo?Exemplos simples constroem a fortaleza moral do cidadão, de um bairro, de uma cidade, enfim, de uma sociedade melhor.

Os pais são os pedagogos (condutores de crianças na origem grega da palavra), os primeiros professores, mestres, de seus filhos.A sociedade, que muitos dizem, caminha a passos largos para o abismo da insanidade generalizada quando valoriza mais ter e menos ser, só se constituirá de outra forma se todos pensarem no coletivo olhando os cuidados que legam aos seus filhos.

Um câncer se instala num indivíduo por que uma primeira célula se deteriorou. Se a família é de fato, a célula mater da sociedade, se ela se deteriorar ao ponto de pais não responderem mais pelos cuidados da educação dos seus filhos, o tumor se alastrará mais rapidamente e levará à falência generalizada todos os órgãos que constituem o corpo social. Os filhos são a continuidade da nossa história e, por isso, nossa responsabilidade, como pais.

Não disse nada ao pai que repreendeu o filho com aquela frase cheia de lógica egoísta, comodista e de total falta de senso da sua responsabilidade.Deveria ter dito?Fui eu também um acomodado?Devia ter provocado um constrangimento no pai, dizendo-lhe: "Educação à mesa, ensinaram-me em casa".Não. Se fizesse isso, certamente, estaria negando o que trouxe de casa.

Pequenos atos de corrupção, de desonestidade, de violência, de desrespeito, de "falta de educação" diante de outras pessoas, logo adiante redundarão em outros que nos chocarão ainda mais. Hoje há um certo espanto com casos de violência no interior das escolas.Ao final, é a única oportunidade além de vir pegar o boletim dos filhos que muitos pais comparecem na escola. Qualquer violência que ocorra entre alunos, entre alunos e professores e, mesmo entre professores e alunos, não foi ensinado no ambiente escolar. Os jovens, adolescentes e crianças que hoje estão nas nossas escolas, são filhos dos nossos filhos, são nossos netos. Não se quer com isso impingir culpas mas chamar a atenção para retomar aquele tempo onde, como pais, se era mais presente na vida dos filhos.É certo que os tempos são outros, mas filhos, são sempre filhos em qualquer época e a responsabilidade dos pais também.


Autor: Daniel Ribeiro


Artigos Relacionados


RelaÇÃo FamÍlia-escola

"pai, Amo Você!"

Pais E Filhos

Parceiros Da Aprendizagem

O Que é Educação Para Você?

A Função Da Escola E Da Educação

Pobre Geração!