Comprando Sandálias Havaianas No Japão



O que o jiu jitsu brasileiro e as sandálias havaianas no Japão tem em comum?

Ambas revitalizaram à brasileira ícones da cultura japonesa e as re-exportaram para o mundo inteiro (incluindo o próprio Japão) onde foram reconhecidos pelos conceitos inovadores e de alta classe.

No caso das sandálias havaianas o chinelo que serviu de modelo foi o zori. Feito de palha de arroz ou outras plantas, foi utilizado por séculos no Japão como calçado usado pelas massas. Se você já viu algum filme épico do Akira Kurosawa, provavelmente você já viu como ele era usado originariamente.

Vi num blog brasileiro (e copiado por outros) dizendo que o zori é usado dentro de casa, já que nao é costume não usar calçado dentro de casa. Obviamente quem escreveu não tem conhecimento de primeira mão. No Japão o zori, assim com calçados, são pra ser usados fora de casa; ninguém usa zori dentro de casa.

O zori foi trazido ao Brasil pelos imigrantes japoneses. Na década de 60 uma empresa de São Paulo, Alpargatas, lançou as sandálias havaianas baseado nela. Era basicamente um zori de borracha e esta idéia permanece até hoje.

4 décadas depois, seguindo os EUA e Europa, as sandálias havaianas são introduzidas no Japão como produtos de moda. Cores e design vibrantes acoplados a preços acessíveis à classe média (o Japão é um vasta classe média) garantiram o sucesso do produto no Japão.

Sim, preço acessíveis. Leio artigos onde as sandálias havaianas no Japão são usadas como exemplificar o alto custo de vida no Japão. É o típico caso de justificar uma observação correta pelos motivos errados. Um par sai por cerca de 25 dolares, mas ele está dentro da faixa de preço cobrado nos EUA (do qual ninguém se espanta).

A procura pelas sandálias havaianas no Japão pela comunidade brasileira no país ,acompanhando as ultimas tendências, tem aumentado também, especialmente nos últimos 2 anos (2008 e 2009).

Esta comunidade, por sua vez, sendo razoavelmente grande com 300 mil habitantes, a segunda maior fora do Brasil após os EUA, conta com uma infraestrutura comercial propria e sofisticada, formada pelos próprios brasileiros.

O interessado em comprar sandálias havaianas no Japão, portanto, não precisa importar do Brasil; pode comprar em português no conforto da sua casa pela Internet sem pagamento antecipado; a forma mais usual hoje é o COD (cash on delivery), onde o comprador paga quando do recebimento da mercadoria, o que elimina a possibilidade de pagar sem receber a mercadoria.
Autor: Alberto Murakami


Artigos Relacionados


Tipos De Calçados - Tamanco

A Lei Do Sistema Dominante

Tipos De Calçados - Cut-out Boot

Tipos De Calçados – Zôri

A Sapatada De Maysa

Uma Surpresa Razoável

Síntese Das Tendências Em Calçados Femininos Para Primavera / Verão 2009 - 2010