Rússia – o BRIC que retomou o poder



A Rússia é a herdeira universal da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas que desempenhou um papel importantíssimo nas relações internacionais do século XX e que se transformou em um dos mais brilhantes e fascinantes impérios da História.

A União Soviética foi mais do que um modelo sócio-econômico, foi uma filosofia – uma religião onde milhares de seguidores mundo afora viram o sonho de Marx se materializar ( em partes) neste Estado socialista, que pregou o fim da burguesia e a instauração ditadura do proletariado.

A União Soviética delimitou o poder do capitalismo mundial, bem como de seu representante máximo, os Estados Unidos da América. A este embate, a História chamou de Guerra Fria, ou seja, um guerra sem contato direto, que ocorreu ideologicamente e ou através dos seu aliados, como no Vietnã e Coréia.

Este papel exercido pelo estado russo expandido e autoritário, que se chamava União Soviética ( pois a Rússia anexou outros 14 países em seu entorno e inaugurou um novo país, denominado URSS) foi fundamental, pois desde as grandes navegações, e depois das revoluções burguesas,o capitalismo parecia ser indestrutível e inabalável. Ledo engano, pois com uma ditadura, um exército poderoso, bombas atômicas e tecnologia de ponta na área militar e um sistema "social" a União Soviética causou calafrios na classe rica mundo afora.

Brilhante é o papel da ex-União Soviética na história, salvo pelos milhões assassinados por Stalin, o grande ditador sanguinário do sovietismo e pelas várias guerras da Guerra Fria, que para os soldados não tiveram nada de Fria.

Os Estados Unidos, ao contrário dos que dizem e publicam os desinformados, não teve o seu século : o blá blá do "século americano" nunca existiu, pois a União Soviética delimitou o poder dos Estados Unidos. Quando ela se findou, o poder dos EUA se esvaiu junto com ela, nos destroços do muro de Berlin e das estátuas de Stalin que eram quebradas por toda a ex-URSS, inclusive Stalingrado, sendo que o ditador dava o nome à cidade.

Após o bizarro traçado unipolar do mundo pós muro de Berlin (1989), onde os Estados Unidos, o grande império devedor do mundo, seria seu eventual centro, surge o mundo multipolar, com os três centros de poder ( Japão, Estados Unidos e Alemanha) .Nesta regionalização do espaço internacional, a ex-URRS, bem como a Rússia, não exercia mais a hegemonia mundial, pois a força geopolítica, neste contexto, foi substituída pelo poder capitalista.

Vinte anos se passaram e é impossível esconder um gigante embaixo de um tapete. Surge a nova Rússia resignificada, potência geopolítica, pois exerce influência sobre as antigas repúblicas soviéticas ( afinal, nos tempos da URSS estas recebiam ordens diretas de Moscou) e agora, capitalista após todo este tempo de transição, é classificada como um dos BRICs, o novo grupo de poder do mundo neste século XXI.

Neste contexto, a Rússia possui as características típicas dos BRICs, como grande território e população, é um país industrializado e possui abundantes recursos naturais, sendo o principal mercado da região.

Aliado a isso, a Rússia é a única do grupo BRICs que já possuiu status planetário e demonstrou poder ao frear os Estados Unidos. Este país foi um dos grandes vencedores da II Guerra Mundial e possui cadeira no conselho de segurança da ONU, com direito a veto, ou seja, consegue barrar tudo que os Estados Unidos e seus aliados querem no âmbito da ONU.

Aliado a isto, a Rússia não se submete a nenhuma pressão dos Estados Unidos ( a manha, propriamente dita) , pois mesmo com o final da Guerra Fria, o clima de disputa ainda permanece na geopolítica mundial.

A Rússia ainda é o grande delimitador de poder dos Estados Unidos, ainda no século XXI, pois é o único capaz de enfrentá-los em igualdade de condições. Apesar das controversas e do exercito estadunidense ser classificado como "melhor", a Rússia venceu Hitler que também era "melhor" e os Estados Unidos que sempre se enalteceram como "melhores" não enfrentaram a grande potência euro-asiática - de frente, no período da Guerra Fria

Cabe a Rússia seu papel de atriz principal neste mundo do século XXI, com seu arsenal sucateado, seus poderosos aviões e sua força geopolítica e econômica. Sempre na sua história, deste Ivan IV – o terrível, este país mantém sua autonomia com relação ao planeta e desperta medo na sua vizinhança e no mundo.

Foi por isso que o Império Vermelho (a União Soviética propriamente dita) não conquistou o mundo : pois, sempre quiseram a sua soberania e o poder regional, que agora detém e não um poder mundial, como o dos Estados Unidos. No fundo, os russos são um império e continuarão sendo durante muitos anos, na versão capitalista, socialista ou outra, pois formam uma grande nação e fornecem muito poder ao estreante BRICs.

 

Ivan Santiago Silva – graduado em Geografia e pós graduado em Educação, docente titular do Instituto Superior de Ciências Aplicadas, do curso de Geografia nas disciplinas de Organização do Espaço e Geografia Regional.


Autor: Ivan Santiago Silva


Artigos Relacionados


Os Pólos Internacionais De Poder E A Crise De 2008

O G7 E Os Brics : O Equilíbrio De Poder No Mundo Em 2009.

Brasil - O Bric Da América Latina

China – O Poderoso Bric Da Ásia

Da Poética Libertadora

A Ética Docente Como Influência No Ensino – Aprendizagem De Crianças Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Conteúdos Essenciais Para Uma Metodologia Da Produção De Textos