Conhecendo a Dona Gramática



Gostaria de explicar alguns princípios básicos para aqueles que estão estudando para Concurso. Por incrível que pareça, muitos candidatos não sabem (ainda) o que estudar, onde encontrar os conteúdos do edital, que gramática usar e por aí vai...
Recebo muitos e-mails pedindo milagres do tipo: consigo estudar todos os conteúdos de Português em 2 meses, 1 mês, 1 semana? Você pode dizer o que tenho de estudar para o concurso tal... Tem algum material resumido para eu decorar a matéria?
Nossa! Isso me irrita um pouco, pois se nos matriculamos em um curso de inglês, temos certeza (e aceitamos) que não falaremos esta língua em 2 meses! Se fizermos uma prova (em inglês) com somente 3 meses de estudos, teremos um desempenho satisfatório? Por que tanto imediatismo? Com bem diz o Willian Douglas, concurso é um planejamento a médio-longo prazo.
Pensando em amenizar um pouco minha irritação, explicarei o fundamental para qualquer concurseiro, a saber: o que é gramática, como está dividida e analisar o edital do IBGE, separando o conteúdo por assunto. Observe:

  • O que é Gramática?

De forma simples e objetiva, gramática é um conjunto de regras, estabelecidas por estudiosos, como por exemplo - Rocha Lima, Evanildo Bechara, Celso Cunha - com base no uso da língua consagrada pelos bons escritores (Machado de Assis, José de Alencar...)

  • Como está dividida?

A Gramática possui 3 principais classificações, são elas: Fonologia/Fonética, Morfologia e Sintaxe.
a) A Fonologia/ Fonética é o estudo da produção e percepção dos sons da fala humana.
b) Morfologia: estudo da estrutura e da forma das palavras.
c) Sintaxe: estudo das relações das palavras nas frase, das frases na oração e da oração nos períodos.

Obs.: em algumas gramáticas, há a inserção de uma quarta classificação: a Semântica.

  • Análise do Edital do IBGE:

Edital: Compreensão e interpretação de texto, Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; Pontuação; Estrutura e seqüência lógica de frases e parágrafos; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Classes das palavras; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal. Emprego da crase; Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos; Vozes dos verbos; Emprego dos pronomes; Sintaxe: termos essenciais, termos integrantes, e acessórios da oração.

Em princípio este parece pequeno, mas faremos a ordenação de cada um desses conteúdos, seguindo a classificação que foi explicada acima;

Fonética:Ortografia oficial; Acentuação gráfica.

Morfologia:Classes das palavras (substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, conjunção, preposição e interjeição); Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos; Vozes dos verbos; Emprego dos pronomes;

Sintaxe:Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal. Emprego da crase; termos essenciais (sujeito e predicado), termos intgrantes (complemento verbal, complemento nominal, Agente da Passiva), termos acessórios da oração (adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto).

Semântica: Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos.

Linguística Textual:Estrutura e seqüência lógica de frases e parágrafos.

Espero ter ajudado, se houver dúvidas - postem-nas (logo abaixo) nos comentários!
forte abraço,
Prof. Eliane Vieira
Meu blogue: http://portugues-concurso.blogspot.com


Autor: Eliane Vieira


Artigos Relacionados


Morfologia, Uma Ciência Autônoma?

Latim, Língua Sintética Versus Português, Língua Analítica

A Propósito De Um Vulgarismo No Português Do Brasil

Mudanças Na Ortografia Da Língua Portuguesa A Partir De Janeiro 2008

Resenha De Crônica De Fernando Veríssimo: O Gigolô Das Palavras

Heterogeneidade No Português Do Brasil

Novas Regras, Em 2008, Estabelecem Mais Uma Reforma Da Língua Portuguesa