O FERRAMENTAL MATEMÁTICO NAS DIVERSAS ÁREAS DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO



O FERRAMENTAL MATEMÁTICO NAS DIVERSAS ÁREAS DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Profº Raul Enrique Cuore Cuore

Resumo

O Ferramental matemático nas diversas áreas da computação é de vital importância no ensino desta ciência, já que grande percentual das disciplinas destes cursos envolve a matemática, daí a necessidade do correto uso deste ferramental disponível. Alem disso a possibilidade da criação de softwares educativos abre um universo praticamente inesgotável que contribuirá sobremaneira para a facilitação do ensino matemático nas escolas.

1      introdução

Nos diversos cursos que envolvem a ciência da computação, as disciplinas evoluem de acordo com o progresso da tecnologia. Lecionar sobre estes assuntos exige dos professores uma relativa capacidade de adaptação, criatividade e predisposição a uma continua reciclagem.

 A correta compreensão e aprendizado por parte do aluno de ciências da computação do manuseio e criação de ferramental matemático despertarão, sem duvida, o elemento criativo que permitirá tornar possíveis outras ferramentas de apoio às diversas disciplinas, facilitando desta maneira sua melhor assimilação.

2      FUNDAMENTOS DO FERRAMENTAL MATEMATICO NA CIENCIA DA COMPUTAÇÃO

Após uma sólida base que fundamentem os conceitos do ferramental matemático e suas reais possibilidades no apoio do ensino de outras disciplinas, através da construção de softwares educativos, o professor do curso de ciência da computação deverá incentivar a criação destes programas que farão diferença e deixarão mais agradável o aprendizado das disciplinas.

A construção destes softwares passa por um sólido conhecimento matemático, já que a programação é uma atividade que exige a aplicação constante de conceitos matemáticos. Não é exagero dizer que programação de softwares é matemática na sua maior parte.

A lógica de programação é moldada no universo dos cálculos matemáticos tratados de forma numérica. Explora-se muito o uso de funções matemáticas, integrações numéricas, vetores, matrizes, entre outros.

O estudante deverá ser capaz de entender o problema matemático e conhecer os passos para a sua solução, ou seja, sua lógica. Em outras palavras, o cálculo numérico pode ser entendido pelo aluno como um ferramental matemático para tratar e entender o problema de outra disciplina e no momento de elaborar o seu programa codificar a seqüência correta de comandos no software.

3      CONTRIBUIÇÃO DO FERRAMENTAL MATEMATICO PARA O APOIO NO ENSINO DAS DIVERSAS DISCIPLINAS CURRICULARES

Nos últimos anos o avanço tecnológico tem se acelerado constantemente. Didaticamente se fazem necessárias novas ferramentas no apoio ao professor que substituam gradualmente o método de ensino clássico e se aproximem cada vez mais da realidade tecnológica com que o aluno das diversas serie convive.

O acesso cada vez mais facilitado à tecnologia; como computadores, e os mais diversos apetrechos eletrônicos tornam ultrapassados os métodos de ensino clássicos, principalmente das disciplinas ditas “difíceis” pelos alunos como; matemática, física e biologia entre outras, tornando imprescindível uma nova roupagem para o ensino destas matérias tão importantes.

O software educativo aproxima-se da realidade do aluno, tornando mais interessante o desenvolvimento da aula, pois permite que o educando crie uma interação virtual com a disciplina em foco, dando diversos caminhos para a solução de uma questão, o que incentivará a sua curiosidade, fazendo da pesquisa uma ferramenta desde os primeiros anos do ensino fundamental.

No contato cotidiano com a informática, o aluno também se confrontará com as matrizes, e daí a importância de incentivar o contato e o entendimento desta matéria, pois a informática faz parte da realidade do aluno na atualidade.

4      Conclusão

É possível entender desta maneira, a importância de uma formação altamente qualificada dos profissionais da ciência da computação, já que a sua responsabilidade ultrapassa as fronteiras da informática. A sua contribuição através da criação de ferramental matemático para a educação faz-se peça chave neste momento da historia onde o progresso tecnológico avança a passos largos.

Uma atenção especial a estes aspectos da educação trará benefícios para as próximas gerações, pois incentivará o gosto pela pesquisa que consequentemente será revertida numa melhor qualidade de vida para todos nós.

5      referências

ZAMBONNI, Lincoln César; JUNIOR, Orlando Monezzi. Cálculo Numérico para Universitários. São Paulo: Páginas & Letras Editora e Gráfica, 2002.

PAPERT, Seymour. A Máquina da Informática: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

 

 

 


Autor: Profº Raul Cuore


Artigos Relacionados


Garça Branca

A ContribuiÇÃo Das Matrizes Para A EducaÇÃo

Sentidos Aguçados

Varzea Grande, Tu És DinÂmica E NÃo Industrial

Avis Rara

Dona Tv, Mil E Uma Utilidades

Amor MatemÁtico