TEMPO DE RECOMEÇAR (I)



TEMPO DE RECOMEÇAR

1º parte

 

O fracasso!

 

 

A vida é um ciclo importante, muitas vezes somos surpreendidos com altos e baixos, os altos sempre nos alegram, mas os baixos muitas vezes nos deixam em situações difíceis, aceitar as coisas boas é muito fácil, olhar com bons olhos as coisas ruins é um pouco mais difícil.

 

Nestes altos e baixos de vez em quando nos deparamos com fracassos, estes fracassos nos remetem a um estado de espírito difícil, alguns entram em desespero, outros em depressão, outros simplesmente ignoram, mas a verdade é que mais cedo ou mais tarde, um dia, em alguma área de nossa vida nos deparamos com o fracasso e aí é que precisamos entender como lidar com uma situação como esta.

 

O fracasso vem em várias áreas de nossa vida, muitos fracassam no casamento, outros na sua vida social, alguns fracassam na família, outros no trabalho, na vida profissional. Sempre convivemos com a dura realidade do fracasso em algum momento da vida.

 

Na verdade o problema não é fracassar, e sim como lidamos com o fracasso, é mais fácil pensar que o fracasso é o fim, a definição de uma vida, uma situação sem retorno.

 

            Muitos se acomodam – Se acomodar depois de um fracasso é declarar impotência diante dos problemas, inoperância, isto gera mais fracassos, você fracassa em alguma área e caba fracassando novamente em não fazer nada, simplesmente ficar parado. Um fracasso gerando outro fracasso.

 

            Muitos se desesperam – Se desesperar é outra atitude difícil, pois além de fracassarem podem levar outros a fracassarem, em momentos de desespero são tomadas as piores atitudes, as piores decisões são tomadas.

 

Olhar o fracasso com desespero, ou mesmo com comodismo, geram outros fracassos e um número grande de fracassos intensamente acontecidos geram algo pior que o fracasso a derrota. A derrota é o resultado de muitos fracassos e atitudes erradas diante deles.

No tempo de Esdras e Neemias Jerusalém e o templo tinham sido queimados a fogo. Havia uma prostração geral na nação.

 

Estamos diante, não somente de um fracasso pessoal, mas do fracasso de uma nação, uma nação que perdeu sua força, seus muros se romperam, seus filhos foram levados cativos, outros fugiram, a sede e a fome assolam, situação de fracasso real de um a nação.

 

Todo este fracasso foi conseqüência do pecado, conseqüência da desobediência, a desobediência é a principal causadora do fracasso, você pode ver que os homens que fracassaram todos foram desobedientes, em algum aspecto de sua vida eles desobedeceram autoridade, seja ela em sua casa, seja ela em seu trabalho, seja ela autoridade pública e na grande maioria das vezes sua autoridade espiritual.

 

Desobediência é a principal causa do fracasso.

 

Mas Neemias não estava amargando um fracasso de uma nação somente, ele estava amargando o seu fracasso pessoal, vamos estudar:

 

1 – Neemias foi um dos que saíram de sua terra, com tudo que ele foi de bom, ele também desistiu de lutar. Estar em um lugar onde não é o seu é a pior coisa que existe.

 

 Isto nos leva a refletir sobre algo muito importante, ser um vitorioso em sua própria casa, ser honrado em sua própria casa, é muito mais fácil você ser um vencedor em uma terra estranha, um lugar que ninguém te conhece, não sabe de suas fraquezas, de suas quedas, dos seus problemas, não sabe de sua situação, de como você deixou aquela terra. A nossa maior vitória é dentro de nossa terra, diante de todos que nos conhecem, não estou falando simplesmente em uma lugar físico, mas estou falando em um lugar onde você precisa voltar para vencer, um estado de espírito, um lugar onde você vai ser confrontado com o seu eu, sua terra, sua personalidade, não se revestir de uma couraça para buscar sucesso cobrindo com um manto os fracassos passados, os problemas e fracassos no passado precisam ser resolvidos e não cobertos, pois se os mesmos forem cobertos um dia alguém descobre, e normalmente é no momento em que você está mais se achando um vencedor.

 

2 – Neemias estava servindo a um rei que não era o seu. Quando somos obrigados a fazer algo que não agrada o nosso coração, por mais esforço que podemos fazer nunca será da mesma maneira que faremos por algo que nos agrada, eu fico imaginando se fosse para erguer os muros da Pércia Neemias faria com tanto esmero, tanto esforço, será que ele choraria pelo povo que não era o dele?

 

Como Neemias olhou para o fracasso?

 

Neemias olhou para o fracasso não com indiferença, não com desespero, mas olhou com o olhar de um homem que viu em seus fracassos a possibilidade de um novo começo, de uma nova história, de algo que poderia ser feito, o pior é que ninguém estava olhando assim, não espere que as pessoas olhem para seus fracassos e o ajudem, se você não olhar para ele com os olhos da possibilidade. A primeira pessoa que precisa acreditar na vitória é você mesmo. Não espere que as pessoas acreditem em você se você não acreditar. Elas só lhe seguirão se virem em você alguém disposto a lutar para ser um vencedor. Você não precisa viver vencedor, pois na guerra que traçamos no reino do espírito nem sempre ganhamos a batalha, mas você precisa querer vencer, pois assim as pessoas lhe ouvirão e lhe ajudarão.

 

Artaxerxes permite a Neemias ir a Jerusalém

 

Neemias olhou para o fracasso com indignação e tristeza.

           

Não aceite o fracasso, não se alegre no fracasso, nem no seu, nem no dos outros, olhe para o fracasso com olhar de indignação, o fracasso é um inimigo necessário, mas é um inimigo, não conviva com ele, não o aceite.

 

“E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus. E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique”. Ne 2.5.

 

Neemias olhou para o fracasso com atitude!

 

Muitas vezes olhamos o fracasso e não tomamos atitude, você acha que o fracasso é um bicho tão grande que começa a temer.

           

 O medo é o inicio do fracasso.

 

Neemias não temeu, ele nem imaginaria como conseguiria, o que precisaria fazer, mas mesmo assim ele tomou uma atitude, ele não temeu.

 

Tome uma atitude em relação a sua situação, não tema, não olhe para a situação como algo que não tem jeito, você ainda não foi derrotado, apenas fracassou.

 


Autor: André Aragão


Artigos Relacionados


Avis Rara

Fragmentos...

Gata Mineira

Literatura Contemporânea - O Caminho Abstrato

September, 11: Farenheit

A Velha Casa De Flores

Na Vida...