TEMPO DE RECOMEÇAR (III)



TEMPO DE RECOMEÇAR

 

3ª. Parte (A Fonte Do Dragão)

 

Sabemos que para recomeçar algo é necessário avaliar algumas coisas muito importantes - coisas que julgamos ter sido a causa de nossas derrotas e desaprovações, a capacidade de se autoavaliar, de julgar-se a si mesmo, entender nossas fraquezas, reconhecer as nossas debilidades, já é o grande passo para o recomeço.

 

Quando nos autoavaliamos, encontramos coisas que todos já viram, menos nós. É comum vermos as pessoas se referindo a áreas que necessitam de uma mudança e muitas das vezes usamos a seguinte frase, eu não acho que sou assim, eu não acho que preciso mudar nisto, eu não vejo por este ponto, acho que você está equivocado. Quero chamar estas coisas de nossos Tobias e Sambalates.

 

Tobias e Sambalate foram dois personagens que se colocaram contra o recomeço da história de Jerusalém. Eles não queriam que se fizesse bem àquela terra. Qualquer coisa que alegrasse o povo de Deus seria tristeza e revolta para eles. Se pararmos para pensar, vamos descobrir que de uma certa forma eles não foram de um todo ruim para Neemias, muito pelo contrário, sem oposição não conhecemos nossos limites.

 

Tobias e Sambalate foram necessários na vida de Neemias como a cruz foi necessária para Cristo.

 

São os desafios que viram bênçãos.

 

Existem alguns desafios que precisam virar bênçãos hoje em nossas vidas. Um deles é vencer a síndrome “Tobilates” (Tobias+Sambalates).

 

O diabo não quer ver a sua vitória, nem a alegria do povo de Deus. Ele usa algumas armas importantes, usa as dificuldades financeiras, usa seus próprios familiares, usa acusações, mas uma das principais armas e também uma das mais eficazes é a sua própria vida.

 

1 – O Orgulho - Eu não vou fazer tudo novamente, eu já me expus demais, não posso mais passar por isto, prefiro não fazer do que ser criticado.

 

Eu fugi, servi a outro rei. O que vão falar de mim, agora? Quero chegar e começar tudo novamente As pessoas vão olhar para mim diferente. As pessoas vão me criticar, eu não preciso ser criticado, eu não preciso que ninguém aponte meu erro, então não vou começar tudo novamente não.

 

Quando pecamos e temos que voltar atrás e refazer nosso caminho diante de Deus nos deparamos com as estruturas de orgulho que nos atormentam, sempre achamos que Deus nos perdoa, mas os homens não, certo. E daí, se o homem não lhe perdoa? É o homem que leva você para o céu? É o homem que cura suas feridas? É o homem que muda as coisas para você? Precisamos parar de nos preocupar com nossa reputação, é hora de apresentar a Deus nossas vidas. Se Ele nos cura, nos limpa, nos recebe, o que queremos mais?

 

2 – A boca - Precisamos colocar uma trava em nossa boca, pois nunca sabemos verdadeiramente quais são as pessoas que querem nosso sucesso ou nossa derrota. A verdade é que é muito mais fácil encontrarmos pessoas para rirem de nossas derrotas do que para nos ajudarem a nos levantar, por isso existem momentos na vida que é necessário trabalhar em silêncio, viver como se ninguém soubesse o que está acontecendo. Nem todos compartilham de nossos sonhos. Muitos chamam de loucura, outros até acreditam, acreditam tanto que chegam a tentar derrubar uma coisa que ainda nem aconteceu.

 

Neemias teve poucos homens consigo. Não pense que você vai ter uma multidão acreditando em seus sonhos. É mais fácil acreditarem quando o sonho se realizou.

 

3 – O desafio - Sair pela porta do vale, vale na Bíblia sempre representou dificuldades, sempre representou lutas, nós não queremos estar no vale, precisamos entender porque Neemias precisou sair pela porta do vale, porque sempre vai ter uma porta que dá no vale em nossas vidas, mas é necessário passar por ela de vez em quando, jamais vamos entender os propósitos de Deus, quando Ele nos manda passar por esta porta. No caso de Neemias o texto diz que:

 

E de noite saí pela porta do vale, e para o lado da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo”. Ne 2.13.

 

A fonte do dragão – o dragão simboliza o diabo na Bíblia, existe uma revelação muito forte aqui, precisamos recomeçar, precisamos passar pela porta do vale para contemplar o estrago que muitas vezes está em nossas vidas. Deus revela nossa vida no vale, Deus nos mostra onde devemos mudar, o que precisamos fazer para que o recomeço seja melhor que o começo.

 

Descobrir a fonte do dragão – Fonte é alimento, e saciedade. Alguém que está saciado, está forte, precisamos passar pelo vale para descobrir o que está fortalecendo o diabo, qual a fonte dele, o que está fazendo ele ficar tão forte, qual a origem da água que ele bebe. Será que não um trauma? Uma decepção? Uma falta de perdão? Uma inveja, um ódio? Um desejo errado, um pecado oculto?

 

Por isso começamos a mensagem dizendo que precisamos ser nossos próprios juízes, e se nós acharmos culpados, cair aos pés do Senhor arrependidos, não podemos deixar que o diabo se alimente de algo que ele vai usar contra nós, não podemos deixar que ele se fortaleça, é tempo de descobrir a fonte do dragão. Em que área de sua vida você está alimentando este dragão que só impede de fazê-lo recomeçar.

 

Que hoje toda síndrome dos Tobias e Sambalates seja arrancada de nós, seja tirada de nossas vidas para sempre. Que o espírito de Moloque que tenta frustrar os planos de Deus em nossas vidas seja agora mesmo desativado. Se tivermos de passar pela porta do vale, vamos passar. Se tivermos que viver circunstâncias adversas, vamos vivê-las. Tudo isto para secarmos a fonte que alimenta o dragão de nossas vidas e nós impede de recomeçarmos nossa história.


Autor: André Aragão


Artigos Relacionados


Novos Tempos

Na Vida...

September, 11: Farenheit

Literatura Contemporânea - O Caminho Abstrato

A Velha Casa De Flores

Sombra & Luz

Gata Mineira