O PODER E O FILÓSOFO



O PODER E O FILÓSOFO

               

      

     Segundo Platão em sua A República, existem três tipos de pessoas: As que possuem a alma de bronze têm uma sensibilidade grosseira e por isso devem se dedicar à agricultura, ao artesanato e ao comércio. As que possuem alma de prata têm a virtude da coragem essencial aos guerreiros. As que têm alma de ouro são as instruídas na arte de pensar a dois, ou seja, na arte de dialogar. Esses, conhecerão a filosofia que é o que eleva a alma até o conhecimento mais puro e é a fonte de toda verdade.

     Ainda segundo Platão, aqueles que são bem sucedidos nessas provas, ou seja, aqueles que forem aprovados e reconhecidos como instruídos para a arte do pensar, serão os que, após os 50 anos de idade, estarão aptos ao exercício do poder, pois são os mais sábios e serão também os mais justos, pois conhecem a justiça e essa é a principal virtude. Ele saberá conduzir a cidade.

     É interessante observar o modo de ver de um filósofo em uma época diferente da nossa e com conceitos completamente diferentes.

     Segundo Platão, o povo é incapaz de possuir a ciência política, portanto a democracia acabaria levando ao surgimento da tirania, que é a pior forma de governo exercida por um só homem através da força, e também a democracia não tem conhecimento de que a igualdade só deve existir na distribuição dos bens e não no direito ao poder.

     Creio que o problema do bom ou do mau governo, seja ele escolhido de forma democrática ou de qualquer outro modo, não está na escolha do povo e sim na índole do escolhido.

 


Autor: Edi Mail Bohrer


Artigos Relacionados


Theo De Carvalho - Segundo AniversÁrio

Sonhar é Viver

O Processo Da Independência Do Brasil

O Poder E O FilÓsofo

Camaleão

Mostre Quem é Você

Avis Rara