O PODER DE PERSSUASÃO SOBRE AS MASSAS



Vimos um pálido eco do que é agora possível em 1990-1, quando Saddam Hussein, o autocrata do Iraque, experimentou uma transição abrupta na consciência norte-americana, passando de um quase aliado obscuro . a quem se concediam mercadorias, tecnologia avançada, armas e até dados do serviço secreto por satélite . a um monstro escravizador que ameaçava o mundo.

Pessoalmente, não sou admirador do sr. Hussein, mas foi impressionante a rapidez com que alguém desconhecido de quase todos os norte-americanos pôde ser transformado na encarnação do mal. Nos dias de hoje, a máquina de gerar indignação está funcionando em outro lugar. Que confiança podemos ter de que o poder de conduzir e determinar a opinião pública estará sempre em mãos responsáveis.

O LULA E SEUS ALIADOS SÃO UNS MARGINAIS? FERNANDO BUTA SE PREOCUPA COM SUA ALMA PENADA- CUIDE SE

A disputa entre ciência e religião pela posse da verdade é antiga. No Ocidente, começou no século XVI, quando Galileu defendeu a tese de que a Terra não era o centro do Universo. Essa primeira batalha foi vencida pela Igreja, que obrigou Galileu a negar suas idéias para não ser queimado vivo. Mas o futuro dessa disputa seria diferente: pouco a pouco, a religião perdeu a autoridade para explicar o mundo.

Quando, no século XIX, Darwin lançou sua teoria sobre a evolução das espécies, contra a idéia da criação divina, o fosso entre ciência e religião já era intransponível. Nas últimas décadas, a Bíblia passou a ser alvo de ciências como a filologia (o estudo da língua e dos documentos escritos), a arqueologia e a história.

E o que os cientistas estão provando é que o livro mais importante da história e por sinal o mais vendido é, em sua maior parte, uma coleção de mitos, lendas e propaganda religiosa enganosa. Os mais enganados são as prostitutas, viúvas, desquitadas e os animai.
Autor: [email protected].COM buta


Artigos Relacionados


Livre ArbÍtrio.

Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

Progresso

Ciência Versus Religião: Os Extremismos Religiosos E As Decisões Políticas

O Problema Da Fé

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

Da Sensação Do Místico