Função do Historiador



DHIOGO JOSE CAETANO

GRADUANDO UEG- Universidade Estadual de Goiás.

Palavras-chave: História, Coletividade, Cultura, Historiador, analise e discurso.

A partir da analise de textos historiográficos podemos perceber que o historiador tem o papel fundamental na formação da história enquanto ciência; porque é ele que busca e trás átona á "realidade ou a verdade histórica"; porém nota-se que tal fato histórico, não se destaca por si próprio, dependendo da ação do historiador para valorizá-lo e organizá-lo.

Assim fica claro que o historiador é uma peça motriz no motor da história; ele tem o poder de classificar um fato, seja ele grandioso ou pequeno com o mesmo grau de importância o qual colocam em evidência a subjetividade e a parcialidade. Portanto, o historiador, em meio ao processo e evolução os métodos históricos, deve ficar atento ao iniciar sua pesquisa, pois os fatos históricos não mudam, o que sofre mutações é a interpretação; no entanto nós como historiadores devemos analisar, o discurso que esta escondido por trás de um fato e a partir deste ponto, trabalhar a sua objetividade buscando resposta em varias fontes, explorando os diversosrecursos que podemos utilizar.

Pois a nossa função é compreender o outro, o passado ficando atentos nas diversas formas e expressões culturais, representadas nas fontes e vestígios deixados; pois através de tais fontes que se pode tornar possível à construção e uma história total. Mas o historiador não deve criticar e sim analisar, a formação cultural do outro.

Portanto fica claro que a compreensão do outro dialeticamente falando, se relaciona com a compreensão do passado; de uma coletividade que se restringi a particularidade do outro, que tem como papel fundamental de observar e absorver os significados dos diversos códigos utilizados na cultura do outro, cujo trabalho é essencial para concretizar e ampliar os horizontes do nosso saber sobre o homem e a humanidade.

dhiogocaetano@hotmail.com
Autor: DHIOGO JOSÉ CAETANO


Artigos Relacionados


O Passado E A HistÓria

A Meméria Brasileira Na Ação Da Cidadania

Nietzsche E A HistÓria

O Historiador E As Fontes Históricas

MemÓria Coletiva E HistÓria CientÍfica

As Fontes Orais Na Pesquisa HistÓrica Uma ContribuiÇÃo Para O Debate

O Resgate E A ValorizaÇÃo Da ContaÇÃo De HistÓria