PLANEJAMENTO DIALÓGICO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, DE DESENVOLVIMENTO MORAL E AUTORIDADE



PLANEJAMENTO DIALÓGICO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, DE DESENVOLVIMENTO MORAL E AUTORIDADE

Gilvânia Aparecida dos Santos
Renato Rodrigues

RESUMO

O planejamento educacional  vem seguido do projeto político-pedagógico  da escola num processo de construção  do entendimento da totalidade das relações que se processam na sociedade, na natureza e suas transformações no mundo e relação entre os homens, deve estabelecer princípios de igualdade, oportunidades, qualidade, gestão democrática, totalidade flexibilidade, avaliação processual, liberdade e valorização do patrimônio humano possibilitando a construção de um processo participativo  com envolvimento de toda a comunidade escolar, tomando decisões coletivas. A própria  escola necessita definir seus referenciais teóricos para conhecer bem a dimensão de sua realidade, suas possibilidades e sonhos, é uma etapa fundamental  na construção  de um planejamento  dialógico, momento de aprendizagem, troca de experiências fortalecendo o grupo, ter clareza no que a escola vai realmente fazer. A autonomia e desenvolvimento moral de uma criança depende do ambiente onde vive, admiram seus pais, construindo seu próprio modelo, reagem de modos diferentes a um castigo ou punição, podendo torna-se obedientes ou cínicas, em ambos os casos devem existir respeito mútuo. Os pais devem participar da vida da criança, compreender o resultado de suas ações, para que tenham sentido à criança.

Palavras chave:  Planejamento. Plano Político Pedagógico. Escola. Criança.

 

PLANNING DIALOGUE AND POLITICAL PEDAGOGICAL PROJECT OF SCHOOL, AND MORAL DEVELOPMENT AUTHORITY

Gilvânia Aparecida dos Santos
Renato Rodrigues

ABSTRACT


The planning education has followed the project of political-educational school in the process of building understanding of all the relationships that take place in society, nature and its transformation in the world and the relationship between men. Political Pedagogical Project of the school should establish principles of equality, opportunity, quality, democratic management, total flexibility, evaluation procedure, freedom and appreciation of the human patrimony allowing the construction of a participatory process involving the entire school community, taking collective decisions. The school needs to define their own theoretical references to know the size of its reality, its possibilities and its dreams, is a fundamental step in building a planning dialogue, time for learning, exchange of experience strengthening the group, have clarity in the school will do. The autonomy and moral development of a child depends on the environment where they live, admire their parents, building their own model react differently to a penalty or punishment and can become obedient or cynical, in both cases there must be mutual respect, help the child as you leave the way it has direction, it should feel loved, to discern right from wrong, make her think. Parents should participate in the child, understand the result of their actions, no use to reward or punishment which do not have meaning for her.

Keywords:  Planning. Political Educational Plan. School. Child.


1 INTRODUÇÃO


O  comodismo e as resistências  quando se trata  de planejamento educacional visando o projeto político pedagógico não é uma tarefa fácil,  precisamos do comprometimento  de toda a comunidade escolar. Isto não se consegue da noite para o dia, mas não é impossível desde que haja vontade político-administrativas que as pessoas se engajarem para direcionar os trabalhos compartilhem dos mesmos  ideais e  se coloquem como elementos  conciliadores.
Não podemos trabalhar coletivamente nem mesmo avançar no  cumprimento  do plano político pedagógico , se os intermediários entre   a proposta e a prática não forem coerentes e coesas naquilo   que falam  e nas atitudes que tomam  dentro do mesmo objetivo com relação ao grupo.
Decidir no coletivo, aprender na troca de experiências, ser autocríticos,  nos autoavaliar, porque tanto na aprendizagem  e na vida não podemos ser incoerentes, não se aprende com facilidade o que se ouve, mas o que se faz e vê fazer.  O papel de cada segmento na prática do planejamento  escolar facilitará  a decisão coletiva, pois a escola deve definir seus referenciais teóricos conhecendo bem as dimensões e realidade dentro das possibilidades, contribuindo para construção de uma escola cidadã.
Para ter autoridade com uma criança deve existir respeito mútuo, estimular o poder da decisão, oferecer opções , mas deixar que ela própria  faça suas escolhas, quando errar mostrar nosso descontentamento para que ela reflita sobre suas ações.


2 O PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO, DISCIPLINA, OBEDIÊNCIA E PUNIÇÃO


O Projeto Político  Pedagógico da escola possibilitará a construção de um processo participativo, com o envolvimento de toda a comunidade escolar , formando alunos  com habilidades para resolver os problemas  que surgirem outras situações que venham a exigir dele  desempenho condizente, tornado-o valorizado e respeitado.
Os pontos de referência que devem orientar a atuação educativa em todas as áreas, portanto orientar a seleção de conteúdos  a serem aprendidos como meio das capacidades e indicar os encaminhamentos  didáticos apropriados para que os conteúdos  estudados  façam sentido para os alunos.  Construir uma referência indireta de avaliação  da atuação pedagógica da escola.
A criança  amada não se sente rejeitada, interagindo com a criança quando está errada seja pai ou professor motivando a agir certo, a disciplina do modo como fazemos e não do dizemos, pois quando o castigo é aplicado, não se lembra a falta que cometeu não entendendo a relação entre a ação e o erro cometido.
Os pais devem participar da vida diária da criança construindo juntos um desenvolvimento  moral adequado a ambas as partes.


3 CONCLUSÃO


O processo educativo organizacional da escola é pautado no projeto político pedagógico, sua produção  provoca um movimento de análise crítica e conseqüentemente, propostas de mudança, a busca  de uma  nova organização para a escola  constitui-se  um desafio para pais,  professores, alunos e comunidade escolar .
O projeto político pedagógico é considerado eixo norteador de todo o trabalho  e esta referenciado  em uma gestão coletiva  e democrática. Sua produção ocorre com a participação dos diferentes segmentos que compões a escola , conhecendo bem as dimensões de sua realidade e de suas possibilidades, etapa fundamental na construção do planejamento dialógico, momento de aprendizagem, troca de experiências, fortalecimento do grupo.
Os pais devem participar da vida diária da criança, pois o desenvolvimento moral da criança depende do ambiente onde vivem, admiram seus pais, professores, construindo um modelo. Portanto o educador  será um mediador, um orientador, aquele em que o aluno depositará confiança e credibilidade, pois vai sentir-se  seguro à medida em que avança em suas competências adquiridas.
Precisamente a intenção deste artigo é apresentar algumas teorias que eventualmente possam servir de base de um referencial teórico que oriente o planejamento relacionando a prática e teoria nas situações de aula ou até mesmo como se portar com a criança, melhorando a qualidade de ensino.


REFERÊNCIAS

PADILHA, P. R, Planejamento Dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. 4 ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.

RODRIGUES, R. GONÇALVES, J. C. Procedimentos de Metodologia Científica. 5 ed. Lages: Papervest, 2007.

MORETTO, R. A.; MANSUR, O. C. Educação da Criança. 1 ed. São Paulo: Elevação, 2000.


Autor: gilvania aparecida dos santos


Artigos Relacionados


TraÇos De Um Povo

No Vale Terá Tura

SolidÃo...

Maior LiÇÃo De Vida

A Tecnologia

A Análise De Swot Da Seduc/ma

Índio Urbano