PLANEJAMENTO DIALÓGICO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, DE DESENVOLVIMENTO MORAL E AUTORIDADE
PLANEJAMENTO DIALÓGICO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, DE DESENVOLVIMENTO MORAL E AUTORIDADE
Gilvânia Aparecida dos Santos
Renato Rodrigues
RESUMO
O planejamento educacional vem seguido do projeto político-pedagógico da escola num processo de construção do entendimento da totalidade das relações que se processam na sociedade, na natureza e suas transformações no mundo e relação entre os homens, deve estabelecer princípios de igualdade, oportunidades, qualidade, gestão democrática, totalidade flexibilidade, avaliação processual, liberdade e valorização do patrimônio humano possibilitando a construção de um processo participativo com envolvimento de toda a comunidade escolar, tomando decisões coletivas. A própria escola necessita definir seus referenciais teóricos para conhecer bem a dimensão de sua realidade, suas possibilidades e sonhos, é uma etapa fundamental na construção de um planejamento dialógico, momento de aprendizagem, troca de experiências fortalecendo o grupo, ter clareza no que a escola vai realmente fazer. A autonomia e desenvolvimento moral de uma criança depende do ambiente onde vive, admiram seus pais, construindo seu próprio modelo, reagem de modos diferentes a um castigo ou punição, podendo torna-se obedientes ou cínicas, em ambos os casos devem existir respeito mútuo. Os pais devem participar da vida da criança, compreender o resultado de suas ações, para que tenham sentido à criança.
Palavras chave: Planejamento. Plano Político Pedagógico. Escola. Criança.
PLANNING DIALOGUE AND POLITICAL PEDAGOGICAL PROJECT OF SCHOOL, AND MORAL DEVELOPMENT AUTHORITY
Gilvânia Aparecida dos Santos
Renato Rodrigues
ABSTRACT
The planning education has followed the project of political-educational school in the process of building understanding of all the relationships that take place in society, nature and its transformation in the world and the relationship between men. Political Pedagogical Project of the school should establish principles of equality, opportunity, quality, democratic management, total flexibility, evaluation procedure, freedom and appreciation of the human patrimony allowing the construction of a participatory process involving the entire school community, taking collective decisions. The school needs to define their own theoretical references to know the size of its reality, its possibilities and its dreams, is a fundamental step in building a planning dialogue, time for learning, exchange of experience strengthening the group, have clarity in the school will do. The autonomy and moral development of a child depends on the environment where they live, admire their parents, building their own model react differently to a penalty or punishment and can become obedient or cynical, in both cases there must be mutual respect, help the child as you leave the way it has direction, it should feel loved, to discern right from wrong, make her think. Parents should participate in the child, understand the result of their actions, no use to reward or punishment which do not have meaning for her.
Keywords: Planning. Political Educational Plan. School. Child.
1 INTRODUÇÃO
O comodismo e as resistências quando se trata de planejamento educacional visando o projeto político pedagógico não é uma tarefa fácil, precisamos do comprometimento de toda a comunidade escolar. Isto não se consegue da noite para o dia, mas não é impossível desde que haja vontade político-administrativas que as pessoas se engajarem para direcionar os trabalhos compartilhem dos mesmos ideais e se coloquem como elementos conciliadores.
Não podemos trabalhar coletivamente nem mesmo avançar no cumprimento do plano político pedagógico , se os intermediários entre a proposta e a prática não forem coerentes e coesas naquilo que falam e nas atitudes que tomam dentro do mesmo objetivo com relação ao grupo.
Decidir no coletivo, aprender na troca de experiências, ser autocríticos, nos autoavaliar, porque tanto na aprendizagem e na vida não podemos ser incoerentes, não se aprende com facilidade o que se ouve, mas o que se faz e vê fazer. O papel de cada segmento na prática do planejamento escolar facilitará a decisão coletiva, pois a escola deve definir seus referenciais teóricos conhecendo bem as dimensões e realidade dentro das possibilidades, contribuindo para construção de uma escola cidadã.
Para ter autoridade com uma criança deve existir respeito mútuo, estimular o poder da decisão, oferecer opções , mas deixar que ela própria faça suas escolhas, quando errar mostrar nosso descontentamento para que ela reflita sobre suas ações.
2 O PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO, DISCIPLINA, OBEDIÊNCIA E PUNIÇÃO
O Projeto Político Pedagógico da escola possibilitará a construção de um processo participativo, com o envolvimento de toda a comunidade escolar , formando alunos com habilidades para resolver os problemas que surgirem outras situações que venham a exigir dele desempenho condizente, tornado-o valorizado e respeitado.
Os pontos de referência que devem orientar a atuação educativa em todas as áreas, portanto orientar a seleção de conteúdos a serem aprendidos como meio das capacidades e indicar os encaminhamentos didáticos apropriados para que os conteúdos estudados façam sentido para os alunos. Construir uma referência indireta de avaliação da atuação pedagógica da escola.
A criança amada não se sente rejeitada, interagindo com a criança quando está errada seja pai ou professor motivando a agir certo, a disciplina do modo como fazemos e não do dizemos, pois quando o castigo é aplicado, não se lembra a falta que cometeu não entendendo a relação entre a ação e o erro cometido.
Os pais devem participar da vida diária da criança construindo juntos um desenvolvimento moral adequado a ambas as partes.
3 CONCLUSÃO
O processo educativo organizacional da escola é pautado no projeto político pedagógico, sua produção provoca um movimento de análise crítica e conseqüentemente, propostas de mudança, a busca de uma nova organização para a escola constitui-se um desafio para pais, professores, alunos e comunidade escolar .
O projeto político pedagógico é considerado eixo norteador de todo o trabalho e esta referenciado em uma gestão coletiva e democrática. Sua produção ocorre com a participação dos diferentes segmentos que compões a escola , conhecendo bem as dimensões de sua realidade e de suas possibilidades, etapa fundamental na construção do planejamento dialógico, momento de aprendizagem, troca de experiências, fortalecimento do grupo.
Os pais devem participar da vida diária da criança, pois o desenvolvimento moral da criança depende do ambiente onde vivem, admiram seus pais, professores, construindo um modelo. Portanto o educador será um mediador, um orientador, aquele em que o aluno depositará confiança e credibilidade, pois vai sentir-se seguro à medida em que avança em suas competências adquiridas.
Precisamente a intenção deste artigo é apresentar algumas teorias que eventualmente possam servir de base de um referencial teórico que oriente o planejamento relacionando a prática e teoria nas situações de aula ou até mesmo como se portar com a criança, melhorando a qualidade de ensino.
REFERÊNCIAS
PADILHA, P. R, Planejamento Dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. 4 ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.
RODRIGUES, R. GONÇALVES, J. C. Procedimentos de Metodologia Científica. 5 ed. Lages: Papervest, 2007.
MORETTO, R. A.; MANSUR, O. C. Educação da Criança. 1 ed. São Paulo: Elevação, 2000.
Autor: gilvania aparecida dos santos
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