Projeto Pedagógico



UNIFLU- FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS – FDC

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

PROFESSOR: DR. ÁUNER PEREIRA CARNEIRO

ALUNO: PAULO RANGEL DE CARVALHO JÚNIOR

05/06/08

PROJETO PEDAGÓGICO

RESUMO

SUMÁRIO

DIDÁTICA E PROJETO PEDAGÓGICO

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

O processo educativo é o conjunto de conhecimentos e experiências acumulados pelas gerações passada que influi sobremodo no processo de ensino-aprendizagem.

A prática educativa a ser adotada depende de orientação quanto à finalidade e os meios de execução. A pedagogia, a par das finalidades educacionais, aponta os meios adequados à formação dos indivíduos inseridos na sociedade. A didática, supra-sumo da pedagogia, estuda as etapas do ensino. Cinco são os seus enfoques: tradicional, escolanovismo, tecnicista, crítico-reprodutivista e histórico-crítico. A intencionalidade da ação humana é resultado da constante necessidade do homem de modificar o meio ao seu redor para debelar seus desejos.

Ao mesmo tempo em que articula o seu mundo, o homem se molda com as características do mundo que criou. Para que dessa transformação surja efeitos positivos, são necessários planejamento e comprometimento ideológico. Planejar é atividade volitiva pela qual semeamos fins e desenvolver meios para alcançá-los.

O planejamento deve estar atento às finalidades sociais e políticas, conhecer a realidade social e indigitar meios plausíveis de execução. O planejamento permite trabalhar e obter melhores resultados com recursos escassos. Não deve se ater ao preenchimento de formulários e sim ao planejamento do futuro. Parte-se para o político social, não se restringindo ao conhecimento técnico.

A avaliação determinará se os resultados colimados foram atingidos e irá apontar novas alternativas de melhoria do trabalho educacional. Os elementos básicos de um bom planejamento são: objetivos, conteúdo, procedimentos de ensino, recurso de ensino e avaliação. O planejamento pode ser de curso, unidade e de aula. Os objetivos evidenciam os propósitos pedagógicos de instrução dos alunos. É o plantel de informações para alcançar os objetivos e determinar os métodos.

Os métodos são as formas didáticas e os meios organizativos do ensino, objetivando a assimilação dos conteúdos pelos alunos, alcançando, assim, seus objetivos.

Temos como recurso de ensino: A aula expositiva requer domínio do conteúdo por parte do professor. Deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Tem como vantagem o fato de o professor esmiuçar conteúdos rebuscados para melhor compreensão dos alunos. O estudo dirigido tem por objetivo aprofundar o conteúdo dos textos doutrinários e desenvolver nos alunos reflexão, criatividade e criticidade. O professor deve delimitar o âmbito das tarefas e indicar a bibliografia adequada.

Por seu turno, o seminário caracteriza-se pela formação de um grupo de estudo que irá debater os temas apresentados sob a batuta do professor. A avaliação é o "julgamento de valor sobre as manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão" Luckesi. Geralmente, a escola trabalha com a verificação e não com a avaliação da aprendizagem.

Palavras-chave

Projeto pedagógico

Planejamento e execução

Alcance dos objetivos


Autor: Paulo Rangel de Carvalho Junior


Artigos Relacionados


A AvaliaÇÃo Do Processo Ensino-aprendizagem

Pcns - Parâmetros Curriculares Nacionais - História E Geografia De 1ª A 4ª Séries- Vol 5

Educação Física E Qualidade De Vida

Os Dez Mandamentos Do Professor

Planejamento E Projeto Político Pedagógico

Ppp - Projeto Político Pedagógico

Livro Didático - Como Ocorre O Processo De Escolha?