A Hidroponia Como Recurso Interdisciplinar Na Escola.



Carlos Alan Couto e Adna Couto

Resumo: Este artigo explicita como os professores do ensino médio das disciplinas Biologia, Química , Física e Redação, podem trabalhar diversos conteúdos de relevância dentro das diferentes áreas de forma interdisciplinar utilizando para isso um laboratório de hidroponia. A Hidroponia (sistema de cultivo, dentro de estufas sem uso de solo, onde os nutrientes que a planta precisa para desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água enriquecida) é hoje uma tecnologia que veio para ficar, e como tal, pode e deve ser usada como suporte educacional. O ensino está cada vez mais diversificado e torna-se essencial manter o aluno informado e principalmente interessado. Esta idéia já faz parte do currículo de várias escolas no exterior com grande sucesso e no Brasil vem crescendo com força no ambiente acadêmico.

Palavras-chave: hidroponia na escola, projeto interdisciplinar, pesquisa na escola, motivação, pesquisa.

Introdução:

Diante da necessidade de se criar um clima de motivação e ao mesmo tempo inserir conceitos de relevância aos alunos, percebemos a possibilidade de se trabalhar de forma interdisciplinar as áreas das Ciências Naturais (Biologia, Química , Física) e disciplinas como Geografia e Redação. Limitando-se não apenas a essas áreas otema hidroponia poderá ser trabalhado de forma contextualizada em qualquer disciplina utilizando para isso um laboratório de Hidroponia. Além do aspecto interdisciplinar, esse projeto permite aos alunos vivenciarem o plantio de hortaliças e acompanharem suas etapas de desenvolvimento, estimulando a capacidade de observação e o registro científico, enfatizando ainda, a produção com técnicas hidropônicas, suas vantagens e desvantagens, bem como a importância dos alimentos naturais, e a utilização da Internet como meio de aquisição de informações e divulgação e conhecimento. Ao mesmo tempo, o aluno poderá compreender as conexões das diversas áreas do conhecimento sentindo-se mais atraído pelos conteúdos apresentados.

A importância da interdisciplinaridade na escola

A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa. É o caso do Projeto Pedagógico que está sendo realizado no Colégio da Faculdade Adventista.

Segundo Fazenda (1993), "Interdisciplinaridade não é ciência, nem ciência das ciências, mas é o ponto de encontro entre o movimento de renovação da atitude frente aos problemas de ensino e pesquisa e a aceleração do conhecimento científico. Também não é uma panacéia que garantirá um ensino adequado, ou um saber unificado, mas um ponto de vista, que permite uma reflexão aprofundada, crítica e salutar sobre o funcionamento do mesmo. Podemos dizer que é a possibilidade de eliminação do hiato existente entre a atividade profissional e a formação escolar".

Geralmente os conteúdos são trabalhados separadamente, tornando a prática pedagógica enfadonha tantos para os alunos como para educadores. Muitos educadores sentem dificuldade de colocar em prática a interdisciplinaridade, mesmo reconhecendo a importância dela dentro do processo ensino-aprendizagem. Então por que não mudar?

Com o objetivo de criar um ambiente descontraído, e academicamente favorável, utilizamos um laboratório de hidroponia.

A palavra hidroponia vem do grego dos radicais gregos hydro = água e ponos = trabalho. Apesar de ser uma técnica relativamente muito antiga, o termo hidroponia só foi utilizado pela primeira vez pelo Dr. W. F. Gerke, em 1930.

O Laboratório foi construído na área da escola. Utilizamos o métodoNFT quesignifica "Nutrient Flow Technique", ou seja, Técnica de Fluxo Laminar. Nesta técnica, a solução corre pelo perfil numa lâmina fina de líquido para alimentar a planta e retorna ao reservatório. A solução é reaproveitada e ajustada quando necessário. Dispensa o uso de substrato. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas características. Periodicamente é feito um monitoramento de pH e de concentração de nutrientes, assim, as plantas crescem sob as melhores condições possíveis, esse monitoramento é feito pelos próprios alunos. Podem ser plantados brócolis, feijão-vagem, repolho, couve, salsa, melão, agrião, pepino, berinjela, pimentão, tomate, arroz, morango, forrageiras para alimentação animal, mudas de árvores, plantas ornamentais, entre outras espécies; teoricamente, qualquer planta pode ser cultivada no sistema.

Esse sistema de cultivo permite trabalhar diferentes conteúdos como: Eletricidade, Hidrostática, em Física; nutrição mineral das plantas, anatomia e Fisiologia vegetal em Biologia. Em Química trabalhamos os temas funções químicas, soluções, equilíbrio químico, condutividade elétrica da solução nutritiva, concentração etc. Na disciplina de Redação os alunos serão estimulados a escrever sobre a importância da hidroponia no combate a fome bem como suas vantagens e desvantagens dentro do processo produtivo. Aprenderão também a elaborar textos com os resultados retirados de pesquisas realizadas pelos próprios alunos sob orientação dos professores.

O simples fato de estar fora da sala de aula, ao ar livre, quebrando a rotina das aulas expositivas é que faz a diferença. Os conteúdos serão trabalhados de forma mais atraente. O mais importante é que o aluno terá a oportunidade experimentar, sendo estimulado a pesquisa.

É uma ferramenta fantástica, de custo relativamente baixo, que os professores do ensino médio poderão trabalhar em suas escolas.

Trabalho Futuro: futuramente divulgaremos um artigo contendo informações de como construir uma estufa de pequeno porte, com utilização de materiais mais baratos e de fácil manutenção.

Agradecimentos: À diretora Luciana Santiago, do Colégio da Faculdade Adventista da Bahia, pelo apoio. Ao Profº. Dr. Anacleto Ranulfo dos Santos (UFRB), pelas orientações técnicas e pelo incentivo. Ao Professor de Física Jandimar Bérgamo pelo apoio e cooperação.


Autor: Carlos Alan Couto


Artigos Relacionados


Pesquisa No Ensino De Ciências

A Paz Como Realidade

Estágio: A Oportunidade Do Primeiro Emprego

O Salmo 23 Explicitado

Refletindo A EducaÇÃo

Utilização Da Tecnologia Para O Ensino Da Matemática

Conteúdos Essenciais Para Uma Metodologia Da Produção De Textos