Aprendizagens e Dificuldades de Aprendizagens na Visão Pedagógica e Psicopedagógica



No decorrer dos anos tem-se observado um contexto educacional fragilizado, onde o fracasso escolar esta cada vez mais estampado. Uma das causas deste fracasso é não perceber o educando como ser único e sim em um todo, no que nos reporta na questão a nota, reforçando a teoria do condicionamento de Skinner.

Nesta abordagem o educando para poder dizer que sabe algo tem que tirar uma determinada nota, onde a recompensa reforça um ato. Esta nota é estipulada arbitrariamente pela escola na qual a criança ou adolescente esta inserida, o aluno que não alcança esta nota é rotulado com o fracasso. Professores, pais e sociedade começam por aí a batalha, uns empurrando para os outros, pois o aluno que não alcança determinada nota é um "problema" para a escola.

Antigamente este aluno era rotulado de "burro" ou em muitos casos começavam a ser diagnosticados por professores como "anormais" em alguns casos estes sujeitos eram encaminhados para classes especiais, isso não quer dizer que não ocorra hoje em nossas escolas, infelizmente ainda existem professores que rotulam e avaliam seu aluno no todo e não como um ser individual.

Conforme estudos feitos, sabemos que a aprendizagem se da a partir da vontade de aprender, a partir do interesse do educando. O primeiro aprendizado da criança é com a família, pois desde o ventre da mãe a criança vai assimilando e somando conhecimentos. Ao ingressar na escola, ela traz uma bagagem de conhecimentos familiar e cultural que acumula desde seu nascimento, conhecimentos estes que serão aproveitados ou não pelo educador, digo aproveitado ou não, pois existem profissionais que anulam esta vivência e esta experiência da criança.

Conforme fala de Alicia Fernandez: "Quando o sujeito renuncia a sua história ou é impedido de ser autor dela, a primeira conseqüência desse impedimento manifesta-se no enrijecimento de sua modalidade de aprendizagem. Ele não apenas deixa de transformar o mundo, mas abandona a tarefa humana de transformar a si mesmo."

O processo de aprendizagem é um processo sóciointeracionista onde a aprendizagem é construída entre aluno, professor e o meio em que estes estão inseridos.

"A interação entre o mestre e o estudante é essencial para a aprendizagem, e o mestre consegue essa sintonia, levando em consideração o conhecimento das crianças, fruto de seu meio. (FREINET, 2002)."

Quandoa criança começa a apresentar dificuldades na escola deve ser observada e avaliada, pois podem estar ocorrendo inúmeras situações que levam esta criança a este quadro.

As dificuldades na aprendizagem começam a ser notadas quando a criança entra na escola, isso ocorre muitas vezes pela inquietação do aluno, repetência, falta de concentração que antes não foi percebido, pois muitas crianças não passam pela educação infantil e os ditos "problemas" só vão surgir no ingresso na escola.

Conforme estudos feitos por vários anos crianças e jovens com dificuldades na aprendizagem sem ser diagnosticados da maneira correta vem sendo rotulados em inúmeras vezes sendo chamados de preguiçosos possuidores de um nível insuficiente de inteligência, isso ocorre pela falta de conhecimento e pela falta de vontade de alguns profissionais em tentar pesquisar o porquê do comportamento do seu aluno e ver qual a melhor maneira de intervir e tentar mudar esta situação, pois se a aprendizagem se da através de um interesse ninguém aprende sem estar motivado e se há falta motivação algo esta errado.

Pois acredito que: "Não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende." (FREIRE, 1993).

Acredito que não existe uma única causa para o fracasso escolar, a família a escola e a sociedade fazem parte deste processo ensino-aprendizagem e estes não podem se omitir ou tirar suas responsabilidades neste processo. O professor enquanto mediador do processo ensino-aprendizagem, bem como protagonista na resolução e estudo das dificuldades de aprendizagem deve obter orientações específicas para que desenvolva um trabalho consciente e que promova o sucesso de todos os envolvidos no processo.

O papel da Psicopedagogia na qual o objeto de estudo é aprendizagem humana e suas características.Inicialmente preocupa-se com o processo de aprendizagem, onde estuda como se aprende, como se produz as alterações no processo de aprendizagem, como varia evolutivamente este processo, como reconhece as alterações da criança, como tratar estas dificuldades e como prevenir situações que podem interferir no processo ensino-aprendizagem.

O trabalho do Psicopedagogo é fazer com que a criança se sinta responsável pela modalidade de querer conhecer e aprender.

As dificuldades de aprendizagens variam, pois cada um de nós existem pontos fortes e fracos em nosso processo de aprendizagem e de adquirir conhecimentos, uns são melhores com a matemática outros vão melhores na área das humanas, outros são ótimos com as artes, mas todos nós somos capazes de aprender. Mas conforme estudiosos as crianças com dificuldades de aprendizagem mostram mais explicitamente suas dificuldades que em muitos casos são em mais de uma área, pois suas condições afetam o modo destas crianças perceberem e interagirem no mundo.

Existem inúmeras causas das dificuldades de aprendizagem dentre elas a lesão cerebral, há alguns anos atrás e em alguns casos nos dias de hoje se assimilava a dificuldade de aprendizagem só a crianças com lesões cerebrais, como se todos que tivessem dificuldades eram lesionados cerebralmente.

Hoje temos a certeza de quea maior parte das crianças com dificuldades de aprendizagem não tem histórico de lesão cerebral, mas também não pode ser descartada a hipótese de queem algumascrianças as dificuldades de aprendizagem realmente surgem a partir de lesões no cérebro. As lesões podem acontecer antes do parto ou durante o parto que é o caso da falta de oxigenação no cérebro.

Dentre as causas existe também o Transtorno de déficit de atenção/Hiperatividade, que surge ou não com a hiperatividade e também existem crianças hiperativas que apresentam um quadro bem resumido de problemas de atenção.Crianças com TDAH apresentam baixo rendimento escolar, são crianças irriquietas, mas estes em alguns casos não é a causa principal da falta de atenção em aula, existem inúmeros fatores que podem levar a falta de atenção do aluno, desde uma alergia até causas mais complexas que precisam de um diagnóstico mais apurado por profissionais qualificados.

Dentre as dificuldades de aprendizagem citei as mais conhecidas, pois conforme já citado por mim neste artigo existem inúmeras causas e doenças que podem afetar o desenvolvimento de um individuo.

Salienta-se que o Educador é responsável pelo ensino e aprendizado de seu aluno e quando surgem situações "problemas" deve ser investigado, pois o papel do educador é ser protagonista no processo ensino aprendizagem de seus alunos e a escola é a principal autora da formação de cidadãos, mas não cidadãos conformados e sim cidadãos críticos autores de suas histórias e não cidadãos passivos e inertes neste processo.

Neste processo ensino e aprendizagem as dificuldades estão presentes e não podemos ser omissos. Neste campo o papel do Psicopedagogo é de suma importância, pois o diagnóstico a tempo ajuda de forma progressiva e precisa a criança se inserir neste processo de querer e possuir conhecimentos, aprendendo a superar seus limites através da abordagem psicopedagógica e ajuda de outros profissionais cujo a necessidade da criança seja explicitada.

Conforme Alicia Fernandez, neste caso "A psicopedagogia vem para explicar também que na fabricação do problema de aprendizagem como sintoma intervém questões que dizem respeito à significação inconsciente do conhecer e do aprender e ao posicionamento diante do escondido".

Mediante estas citações saliento que a psicopedagogia tem o papel de diagnosticaro "problema" , intervir e agir de uma forma em que a criança consiga perceber e ter vontade de se apropriar do conhecimento.

BIBLIOGRAFIA:

FERNANDÉZ,Alicia. Durante a palestra "Saber em Jogo" realizada em Florianópolis.

FREINET. C. Uma escola ativa e cooperativa. São Paulo. 2002. Disponível em http://www.novaescola.abril.com.br. Acesso em 30 set. 2004

FREIRE. P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 2 ed. São Paulo: Olho dágua, 1993.

SMITH,Corrinne. STRICK, Lisa.Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Um guia completo para pais e educadores. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed,.2001.

SPODEK, Bernard. SARACHO, Olívia N. Ensinando crianças de três a oito anos. Trad. Claudia Oliveira Dornelles. Porto Alegre: Artmed, 1998.


Autor: Izabel Chagas


Artigos Relacionados


O Jogo Como Forma De Ensino Na Educação

Políticas Educacionais Eficientes Favorecem O Bom Desempenho Dos Alunos

Os Jogos Na Clínica Psicopedagógica

A Matemática Nos Anos Iniciais

Dever De Casa, Sim Ou Não?

As Dificuldades De Leitura E Escrita Nas Séries Iniciais

O Brincar Na Educação Infantil