MULHERES NO PERÍODO CLIMATÉRICO: INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA



RESUMO

OLIVEIRA, Patricia Jaqueline Gomes. MULHERES NO PERÍODO CLIMATÉRICO: INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA. Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Santa Maria, Cajazeiras-PB, 2009.

O termo climatério é conhecido por muitas pessoas como sinônimo de menopausa. Porém a menopausa é somente a interrupção total da menstruação, já o climatério é bem mais complexo, envolvendo alterações físicas, emocionais, sociais e culturais, influentes nas condições de vida da pessoa. Nesse contexto procurou-se obter uma abordagem mais esclarecedora sobre climatério e sua relação com a qualidade de vida da mulher durante esse período transicional. O climatério tem início habitualmente entre 45 e 50 anos de idade e pode se estender por muito tempo. Objetivou-se com esse trabalho compreender as vivências e a realidade da mulher na fase do climatério e sua influência com a qualidade de vida. O estudo foi realizado com mulheres na fase climatérica e que não estivesse fazendo uso de Terapia Reposição Hormonal (TRH). O instrumento utilizado foi um questionário semi-estruturado. Foram levados em consideração alguns aspectos como saúde, educação, estado civil, categoria ocupacional, bem-estar físico, psicológico e emocional. Os resultados obtidos evidenciaram que a maioria das mulheres não estão satisfeitas com sua qualidade de vida neste momento do seu ciclo vital. Sendo preciso direcionar uma assistência maior voltada a essa fase da vida das mulheres. A enfermagem pode contribuir muito para o desenvolvimento de ações, com a prestação de cuidados abrangentes e continuados atendendo as necessidades da saúde da mulher em suas diferentes etapas da vida. Com uma assistência comprometida com a informação, a educação e a promoção da saúde, tendo em vista o bem-estar e a qualidade de vida da mulher no climatério.

Palavras-chaves: Climatério. Qualidade de Vida. Enfermagem
Autor: Jaqueline Gomes


Artigos Relacionados


Educação Física E Qualidade De Vida

HipertensÃo Intracraniana: As Bases TeÓricas Para A AssistÊncia De Enfermagem

Menopausa Precoce

O Lúdico Como Forma De Ensino Em Matemática

Osteoporose: O Mal Silencioso

Anemia Falciforme X Triagem Neonatal

Fidedignidade Do Registro De Enfermagem Relacionado Ao Trauma Físico Em Pacientes De Terapia Intensiva Devido à Restrição Física Ao Leito