Leitura - Um Hábito Saudável



Desde muito cedo aprendemos que o conhecimento é a base de nossa formação, seja como pessoa, seja como cidadão. Nosso primeiro contato com a leitura se dá através de livros infantis que são lidos por nossos pais durante nossa infância. A segunda etapa acontece quando começamos a frequentar a escola e lá damos nossos primeiros passos rumo à alfabetização. Em seguida, já na adolescência, descobrimos que existem muitos livros interessantes, além dos escolares. É comum a muitos adolescentes a leitura de pequenos contos ou crônicas, além de romances voltados ao publico jovem. Nesta fase é comum aos jovens buscar por livros de auto-ajuda e romances repletos de magia e criatividade. Para os que não se familiarizam com a leitura, pelo menos há a possibilidade de ler e aprender um pouco através de jornais e revistas. De qualquer forma, a leitura é parte importante de nossa aprendizado e como tal, indispensável à nossa formação.

Existem livros infantis que de uma forma lúdica, motivam as crianças a tomar gosto pela leitura, já que muitos deles são repletos de ilustrações, permitindo assim que a criança entre na estória e compreenda o enredo, mesmo que não saibam ler o que está escrito. Não sei ao certo se existe este termo, mas resolvi chamar de “leitura visual interpretativa”, pois dessa forma a criança é incentivada a exercitar sua imaginação e criatividade.

Na pré-adolescencia, surge o interesse por assuntos mais complexos e assim como nas demais atividades, a leitura também sofre alterações. É a fase onde eles buscam por assuntos mais complexos e temas que motivem sua criatividade e seu raciocínio. Os jovens gostam de resolver problemas e a leitura de gibis, revistas e jornais, é um forte aliado nestes momentos. Mas para que isso aconteça e se torne um hábito, é necessário que haja o incentivo dos pais. O pré-adolescente de hoje, será os adulto de amanhã e consequentemente, colocarão em prática aquilo que lhes foi transmitido durante todo o seu desenvolvimento.

Ler não precisa necessariamente ser uma atividade chata, o mais importante é adquirir e desenvolver este hábito de uma forma gradual e agradável, mas para que isso aconteça, cabe aos pais incentivar desde criança, oferecendo (e não obrigando) livros, revistas e enciclopédias para que eles familiarizem-se com a presença destes em casa. Outro ponto importante, é o exemplo dados pelos pais. Se nossos filhos crescerem em um ambiente onde os pais tem como hábito a leitura, certamente eles também terão prazer em fazê-lo, já somos seus espelhos e além disso a curiosidade fará deles exímios pesquisadores.

Devemos ter o cuidado de não exigir que nossos filhos tomem interesse por assuntos que não dizem respeito a sua faixa etária, primeiro porque eles não iriam compreender o conteudo, outra porque sentiriam-se forçados a fazer algo contra a sua vontade, o que traria consequencias graves para sua formação intelectual.

Na dolescência, o jovem leitor toma interesse por conteudos mais seletivos e que digam respeito a sua formação como futuro cidadão e formador opinião, a leitura de jornais é feita de forma crítica e frequentemente questionam a respeito do que foi escrito. A literatura começa fazer parte da rotina da maioria, devido ao curriculo escolar. As meninas, desenvolvem sua escrita no diário e ali depositam, de forma clara, seus pensamentos, e sentimentos. Algumas das grandes escritoras e jornalistas da atualidade começaram escrevendo diários e desta forma foram aprimorando sua escrita, tornando-se assim exímias com as palavras.

Cabe a nós, pais compreender as limitações de cada um nunca, jamais forçar nossos filhos lerem, pois nem todos tem esat aptidão para a leitura, mas por outro lado são exímios com números e operações que requerem o uso da lógica.

Marco Ribeiro
[email protected]
Autor: Marco Ribeiro


Artigos Relacionados


Leitura: Aliada Da Vida Profissional

O Exercício Da Leitura

A Perspectiva Construtivista De Ensino

A Indecisão Dos Adolescentes Vem Da Falta De Leitura

Alfabetizar Ou Letrar ?

O Resgate E A ValorizaÇÃo Da ContaÇÃo De HistÓria

As Pontuais Mudanças Trazidas Pela Lei 11.689/08 = Júri