A EPIGÊNESE DO DESENVOLVIMENTO



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INICIATIVA VERSUS CULPA

Nesta fase, (dos 3 aos 5 anos) as capacidades motora e mental continuam se desenvolvendo e a criança consegue fazer mais coisas por conta própria; expressa um forte desejo de tomar a iniciativa em várias atividades. A iniciativa também pode se desenvolver na forma de fantasias manifestas no desejo de possuir o pai (no caso das meninas) ou a mãe (no caso dos meninos). Corresponde à fase locomotora-genital de Freud.

Na relação edipiana, a criança inevitavelmente falha, mas, se os pais orientarem essa situação com amor e compreensão, ela adquirirá consciência do que é comportamento permissível e o que não é. A sua iniciativa pode ser canalizada para metas realistas e socialmente sancionadas na preparação para o desenvolvimento da responsabilidade e moralidade adultas. Na teoria freudiana, isso seria chamado de "superego".

A força básica chamada "objetivo" surge da iniciativa. O objetivo envolve a coragem de conceber e buscar metas.


Autor: Claudia Valeria Ferreira


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