SUA SAÚDE DEPENDE DAQUILO QUE VOCÊ FAZ POR ELA.



INSTITUIÇÃO:

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E CRECHE IRMÃ DULCE

PROJETO ALIMENTAÇÃO

Autoria:

CLEONICE PEROTONI

[email protected]

SUA SAÚDE DEPENDE DAQUILO QUE VOCÊ FAZ POR ELA.

Alta Floresta – MT

2009

INSTITUIÇÃO:

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E CRECHE IRMÃ DULCE

PROJETO ALIMENTAÇÃO

Autoria:

CLEONICE PEROTONI

[email protected]

SUA SAÚDE DEPENDE DAQUILO QUE VOCÊ FAZ POR ELA.

Trabalho desenvolvido para melhoria da aprendizagem dos alunos do Jardim II na EMEI e Creche Irmã Dulce no município de Alta Floresta MT .

Alta Floresta – MT

2009

INTRODUÇÃO

Os cuidados com a criança nos primeiros anos de vida são fundamentais, por ser esta uma fase em que ela se encontra extremamente vulnerável, tendo em vista o fenômeno do crescimento e a sua total dependência, dentre as necessidades básicas para assegurar a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento adequado, a nutrição assume papel importante. Os alimentos não devem ser apresentados misturados uns aos outros, pois é fundamental que a criança identifique o sabor, a cor e a textura de cada um deles.

O ato de se alimentar representa um fator muito importante na vida da criança, ensinando lhe a alimentar-se de forma correta e na hora certa, verificando essas práticas desde os primeiros meses de vida até o jardim de infância, onde se prossegue até a idade adulta, pois é nessa fase que a criança adquiri o habito de se alimentar corretamente.

Algumas práticas podem facilitar a aceitação de novos alimentos pela criança, como a interação da mesma no momento da alimentação, em contraste com uma apresentação passiva do alimento. Deve-se selecionar alimentos que sejam apropriados à capacidade motora da criança, garantir um ambiente tranqüilo e sem distrações no momento da refeição, proporcionar intervalos entre as refeições para que a criança sinta fome, oferecer estrutura familiar adequada (CARVALHAES, 2002).

Cabe a família oferecer à criança alimentos que realmente são necessários para desenvolvimento de suas formas vitais, assim evitando alimentos desnecessários.

Num segundo momento vem a escola trabalhando os hábitos alimentares das crianças, tentando, mas muitas vezes um pouco dificultoso, pelos hábitos adquiridos lá nos primeiros meses de vida da criança, assim enquanto escola deve-se trabalhar primeiramente os hábitos alimentares nas famílias, para ter um bom desenvolvimento nos hábitos alimentares de seus filhos.

Se a criança na infância não possuir hábitos alimentares correto, podem até levar ao comprometimento do crescimento e seu desenvolvimento.

Em compensação, a introdução de alimentos tardiamente, também pode trazer conseqüências indesejadas, tais como deficiência no crescimento.

A criança deve iniciar sua alimentação dos seis meses de vida em diante, as famílias devem adotar práticas alimentares adequadas nos primeiros anos de vida, sendo de extrema importância, pois esse é o período em que os hábitos alimentares são estabelecidos e continuarão na adolescência e na idade adulta.

ALIMENTAÇÃO

1-OBJETIVO

1.1TEMA DA PESQUISA

SUA SAÚDE DEPENDE DAQUILO QUE VOCÊ FAZ POR ELA.

1.2 Delimitação do tema:

Estudamos sobre a Importância de se ter uma alimentação correta desde a infância, despertando assim o gosto por uma alimentação saudável, com os educandos do Jardim II da EMEI E CRECHE IRMÃO DULCE no município de Alta Floresta-Mt, por isso segue-se o seguinte plano de trabalho: SUA SAÚDE DEPENDE DAQUILO QUE VOCÊ FAZ POR ELA.

2. OBJETIVO GERAL

Conscientizar nossas crianças sobre os hábitos alimentares, discutindo a importância de uma alimentação saudável com seus pais e responsáveis, despertando o interesse por comer frutas, legumes e verduras desde a infância, sendo um excelente processo para se evitar a instalação de doenças crônicas.

3 Objeto

3.1 Problema

Verificar como acontece a alimentação dos alunos do Jardim II da EMEI E CRECHE IRMÃO DULCE no município de Alta Floresta-Mt?

3.2 Hipótese

Há evidencias de que os alunos do Jardim II da EMEI E CRECHE IRMÃO DULCE possuem uma alimentação correta?

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•Vivenciar atividades coletivas que reforcem a ajuda mútua e a solidariedade.

•Experimentar novos sabores despertando o gosto por alimentos variados e saudáveis.

•Desenvolver a motricidade fina através da manipulação de massas e preparo de alimentos.

• Desenvolver noções de quantidade e equivalência através da exploração das receitas.

•Perceber as vitaminas que os alimentos possuem,

•Desenvolver a apreciação musical com as músicas relacionadas a o tema.

•Despertar o gosto por frutas, legumes e verduras.

•Proporcionar às crianças o contato com verduras, frutas e legumes,

•Discutir a importância da alimentação saudável com as crianças e com seus pais e responsáveis.

•Despertar nas crianças o interesse por uma alimentação mais saudável,

• Desenvolver a expressão oral através de seminário,

5. JUSTIFICATIVA:

Este projeto visa trabalhar a importância de uma alimentação adequada. Viver melhor e com mais qualidade de vida é imprescindível a todos nós. Acreditando que a escola tem a função de reforçar e ampliar os conhecimentos adquiridos na família percebe a necessidade de redimensionar alguns hábitos alimentares que são desenvolvidos nas crianças, Observamos que muitas se recusam até a experimentarem sabores diferentes dos que estão habituadas.

Sabemos que as escolhas alimentares são experiências aprendidas. Quanto mais familiarizados estamos com os alimentos, mais os aceitamos e aprendemos a gostar.

“É na infância que se fixam atitudes e práticas alimentares difíceis de modificar na idade adulta”. “o indivíduo terá uma melhor ou pior qualidade de vida na velhice, em virtude do que come e de quanto come ao longo da vida”. Daí a necessidade de desenvolver um trabalho sobre educação alimentar junto aos educandos do Jardim II.

Comer bem é o "melhor para poder crescer"!!!

6. METODOLOGIA

Este trabalho será desenvolvido com as crianças do Jardim II entre quatro a seis anos de idade, regularmente matriculadas na EMEI e CRECHE IRMÃ DULCE, que serão observadas o hábito alimentar de cada um .

Este projeto será realizado da seguinte maneira: Introdução sobre o tema onde discutiremos quais os hábitos alimentares, o que gostam de comer, e o que não gostam, a importância de comer frutas, verduras e legumes.

Será feito leitura de história sobre as mesmas, lista de escrita, desenho, confecção das frutas, verduras e legumes em cartolinas, apresentação das verduras e legumes e frutas, música sobre o tema, DVD onde poderão ver a importância desses alimentos, entrevista com os pais sobre os hábitos alimentares de seus filhos.

Pretende-se com este projeto uma ampla aceitação por parte das crianças e dos pais, e cada etapa desenvolvida será importante para a realização das etapas subseqüentes.

A entrevista ocorrerá durante o desenvolvimento do projeto, onde explicaremos aos pais a importância de respondê-la, sendo verdadeiro nas suas respostas.

Terão como finalização um seminário onde as crianças expunham seus trabalhos falando da importância de comer frutas, verduras e legumes, assim relatando a família ali presente, o que seria realizado com as crianças no terceiro bimestre, ressaltando as questões de hábitos saudáveis, e a importância de se ter em suas mesas diariamente legumes, verduras e frutas à alimentação diária.

CONCLUSÃO

O presente trabalho foi realizado com os alunos do Jardim II no período matutino e vespertino, na EMEI e creche “Irmã Dulce ”, no decorrer do terceiro bimestre ,foi possível observar a importância de se abordar temas que podem parecer simples, porém apresentam uma importância substancial para a saúde infantil. Tivemos por objetivo estudar a prática alimentar.

As formas de aprendizagem da criança se da por exposição repetida e apresentação de alimentos que muitas vezes não possuem em casa com a própria família. Quanto aos cartazes, as crianças mostraram-se interessadas em observar as diversas figuras e aprender o nome de cada vegetal. No inicio, as crianças não conheciam a maioria dos vegetais apresentados, porém, no decorrer das semanas, elas foram gradativamente aprendendo e fixando os nomes. Na “Dinâmica das Verduras e Legumes” as crianças foram apresentadas aos vegetais levados à sala de aula. Mostraram-se atentas enquanto era apresentado cada um dos vegetais. Elas tiveram a oportunidade de vê-los inteiros e cortados.

Em um outro momento algumas frutas foram descascadas e cortadas para que as crianças as conhecessem melhor. Em seguida, uma salada de frutas foi preparada com banana, mamão, maça e laranja e oferecida às crianças, o cardápio do lanche do dia foi aproveitado para mostrar as frutas para as crianças e sua importância. Apenas uma criança se recusou a comer, sendo que na maioria pediram para repetir. Não foi adicionado açúcar ou outro condimento à salada.

Por fim, o seminário foi realizado no dia da FAMILIA NA ESCOLA com as famílias, onde ocorreu como finalização do projeto. Foi relatado aos pais o que havia sido realizado com as crianças no terceiro bimestre foram ressaltadas as questões de hábitos saudáveis, uma apresentação dos legumes, verduras e frutas através de desfile, dispostos a promover mudanças na alimentação dos filhos. No entanto, houve ausência de alguns pais, e não podemos deixar de relatar que os pais ausentes são os que realmente precisavam ouvir aconselhamentos sobre a alimentação dos seus filhos. O objetivo da atividade realizada em sala com o Jardim II, espera-se que possa ser continuada nas casas das crianças. Foi de extrema importância abordar constantemente temas relacionados à alimentação saudável, principalmente na EMEI e CRECHE IRMÃ DULCE, sendo que é um local onde as crianças passam grande parte do tempo. Foi muito bom ter essa interligação escola – criança - pais.

REFERÊNCIAS

CARVALHAES, Maria Antonieta de BL e BENICIO, Maria Helena D'Aquino. Capacidade materna de cuidar e desnutrição infantil. Rev. Saúde Pública, abr. 2002, vol.36, no.2, p.188

LEÃO, Ênnio. Pediatria ambulatorial. 4. ed. Belo Horizonte: COOPMED, 2005.

DEVINCENZI, M. U. et al. Nutrição e alimentação nos dois primeiros anos de vida.

Compacta Nutrição, São Paulo, v. 5, n. 1, 2004.

Alimentação Saudável: www.MinhaVida.com.br

7. RECURSOS:

•FRUTAS

•LEGUMES

•VERDURAS

•PAPEL

•LÁPIS

•DVD

•QUADRO NEGRO

•LÁPIS DE COR

•GIZ DE CERA

•SULFITE

•CARDERNO

•PÁTIO

•SALA

•SOM /CD

•COMPUTADOR

•LIVROS INFANTIS/HISTÓRIAS

•CARTOLINA/PAPEL CARTÃO

•PINCEL ATÔMICO

•COLA

CONTEÚDOS :

•Cores primarias e secundárias,

•Formas geométricas,

•Maior/ menor,

•Dentro/fora

•Música/expressão corporal ,

•Dinâmica,

•Cheio/vazio,

•Vitaminas,

•Igual/diferente,

•Sequenciação/ associação,

•Frutas/verduras e legumes,

•Entrevista sobre a alimentação saudável,

•Hábitos alimentares saudáveis,

•Coordenação motora fina,

•Apresentação visual, cores, formatos atrativos,

•Jogos sobre os alimentos,

•Desenvolvimento sócio moral

•Língua materna, construção gramatical.

•Percepção visual,

•Expressão plástica, desenho, modelagem, trabalho manual

•Relações espaciais e temporais,

•Motricidade,

•Musica expressão corporal,




Autor: Cleonice Perotoni


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