HISTÓRIA ANTIGA NA VISÃO DE VERCOUTTER E CIRO



Dhiogo Jose Caetano

Graduando da UEG-Universidade Estadual de Goiás.

Palavras-Chave: Conflitos, Dinastias, Guerras, Egito, Ciro, Ouro, Rei

Usurpação e Declínio.

Na análise o texto e Vercoutter, percebem-se que ele introduz seu texto em formato pré-dinástico, ou seja, separado por dinastias considerado este período como o mais obscuro ou com poucos documentos.

Em sua abordagem os Hiscos invadiram o Egito, graça o fluxo migratório, os quais conseguiram dominar todo o Egito se preocupando com um único objetivo cobrar os impostos. Também é visto na análise de Vercoutter que o rei egípcio era considerado um Deus, ou seja, ele tinha todo o poder decidindo conforme seus preceitos.

Vercoutter divide a história em três épocas, ou seja, a primeira dinastia, onde ocorre a usurpação e reconquista; neste período o Egito também passava por reinados paralelos, um no sul e outro no norte e as usurpações eram constantes por parte e chefes estrangeiros como foi considerado os Hiscos; mas também por pessoas que esta relacionada com a realeza do Egito, que tomava posse graça à morte do rei ou com casamento entre filhos e outros casos.

O Egito nesta época não tinha desenvolvimento técnicas avançadas, comparado com os asiáticos nos quais conhecia os metais mais não utilizava. O trabalho era manual e ainda não havia domesticado os animais os quais poderia ajudá-los nos campos de guerra.

No novo império o principal objetivo era derrotar os Hiscos e implantação da Núbia, passado o centro administrativo e Mefins para Tebas, uma busca da ordem.

Já Ciro adapta o seu texto em uma época onde ele conseguiu fazer um dialogo com Maneton, considerando que este período foi um dos mais brilhantes a história do Egito, pois neste momento o homem deixa de lado um pouco a dividida e começa a se organizar. Ele não considera que os Hiscos tinha dominado todas regiões, pois com a invasão ouve alguns refugiados que fugiram e se organizaram na cidade de Tebas, esperando qualquer momento para tomar posse o poder sobre o Egito.

Com a organização a Núbia que acabava sendo o local onde retirava o ouro, mármore e outros produtos; tornou-se independente. Este período os egípcianos não se considerava inferior com os asiáticos; pois eles já utilizavam novas técnicas como: torno deixando de lado a produção de cerâmica manufatureira, também encontrava novas frutas, novas técnicas e plantil e finalmente a implantação da carroça. Ciro nos mostra que os Hiscos utilizava cavalos e carroças nos campos de batalhas, além de usar o metal, provando a dominação sobre os egípcios.

O Deus cultuado era Soth. As mulheres neste período são consideradas divindades.

Um fato importante desta época e o inicio as construções das pirâmides perto das principais cidades.

Já no período do Médio império podemos perceber o destaque das riquezas e do prestigio, uns dos principais exemplos que pode ser citado é a utilização de metais preciosos, os quais os servos davam como presente para o rei, exemplo disto é a tumba de Tutakamon.

Mas as lutas e conflitos neste período de grandes batalha levou o grande império ao declínio.


Autor: DHIOGO JOSÉ CAETANO


Artigos Relacionados


Grande Índio

A Vara De Moisés Não Virou Serpente Diante De Faraó

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

Coleta Seletiva: InstalaÇÃo, Problemas E SoluÇÕes

O Segredo Das Pirâmides

Significado Secreto Do Nome De Moisés

Conteúdos Essenciais Para Uma Metodologia Da Produção De Textos