MENSURAÇÃO DA AGLIDADE DE ALUNOS DA ESCOLA DE FUTEBOL DO GRÊMIO – NÚCLEO LAGES/SC ATRAVÉS DO TESTE DE SHUTTLE RUN COM BOLA



Paulo Roberto Alves Falk¹

Dyane Paes Pereira²

RESUMO

RIGO (1977), define agilidade sendo a movimentação do corpo no espaço, ou seja, movimentos que incluam trocas de sentido e direção. O teste shuttle run com bola busca mensurar a agilidade, componente fundamental na performance de futebolistas.Segundo GARCIA, MUIÑO e TELEÑA (1977), os testes físicos auxiliam no conhecimento da evolução dos jogadores, na seleção dos jogadores para cada posição, no descobrimento de novos talentos e na reavaliação do trabalho. Neste sentido que enfatizamos a importância da realização de testes físicos no início e ao decorrer dos treinos, onde é mensurado o estado atual dos atletas para que os programas de treinamento, físico e técnico, buscando aprimoramento da performance. Simplício (2004), afirma em seu estudo, que o futebol é um esporte que se caracteriza por movimentos rápidos, deslocamentos curtos e com bruscas mudanças de direção (drible), com e sem bola, exige um nível elevado das qualidades físicas, velocidade, força e agilidade. No presente estudo encontramos através do teste Shuttle Run com bola em uma amostra de 23 alunos do sexo masculino freqüentantes da Escola de Futebol do Grêmio – Lages/SC os resultados para média de idade de 15,3 e desvio padrão ± 0,99 e no teste de agilidade média de 12,42s e desvio padrão ± 0,75. Silva e colaboradores (2006) concluem que o teste de agilidade com bola parece realmente medir um componente mais específico de agilidade, avaliando especificamente a modalidade de futebol.

Palavras – Chave: AGILIDADE, FUTEBOL, BOLA

ABSTRACT
Rigo (1977), defines agility as the movement of the body in space, ie movements that include exchanges of meaning and direction. The shuttle run test to measure the ball search agility, a key component in the performance of footballers. According to Garcia, and MUIÑO Teleno (1977), the physical tests help in understanding the evolution of players, the selection of players for each position in the discovery of new talents and the revaluation of the work. In order to emphasize the importance of carrying out physical tests at the beginning and the course of training, which is measured the current status of athletes for the training programs, physical and technical, seeking improvement in performance. Simplicio (2004), states in his study, that football is a sport that is characterized by fast movements, short shifts and sudden changes in direction (dribble), with and without ball, requires a high level of physical qualities, speed, strength and agility. In this study we found through the Shuttle Run test with ball in a sample of 23 male students freqüentantes School Football has faded - Lages / SC results for the mean age of 15.3 and standard deviation ± 0.99 and agility test average of 12.42 s and standard deviation ± 0.75. Silva and colleagues (2006) conclude that the test of agility with ball seems to measure a more specific component of agility, assessing specifically the type of football.
Words - Key: AGILITY, FOOTBALL, BALL

INTRODUÇÃO

Entender os diversos fatores que possibilitam o melhor desempenho no futebol é papel dos educadores físicos e adequar treinamentos que permitam uma ótima execução dos fundamentos deste esporte deve ser o objetivo dos treinadores desta modalidade. Simplício (2004), afirma em seu estudo, que o futebol é um esporte que se caracteriza por movimentos rápidos, deslocamentos curtos e com bruscas mudanças de direção (drible), com e sem bola, exige um nível elevado das qualidades físicas, velocidade, força e agilidade. Segundo REILLY et al. (2000), as características que devem ser trabalhadas para se chegar ao profissionalismo são: resistência aeróbia, velocidade, força, flexibilidade, agilidade, composição corporal (percentil de gordura) e somatotipo. Neste estudo propomos a mensuração da agilidade em atletas de escola de futebol na idade de aprendizado e iniciação desta modalidade. Segundo RIGO (1977), agilidade é a movimentação do corpo no espaço, ou seja, movimentos que incluam trocas de sentido e direção. Assim utilizaremos o teste Shuttle Run com bola para medir a agilidade destes aprendizes. Segundo GARCIA, MUIÑO e TELEÑA (1977), os testes físicos auxiliam no conhecimento da evolução dos jogadores, na seleção dos jogadores para cada posição, no descobrimento de novos talentos e na reavaliação do trabalho. Para Barbanti (2003, p. 15), agilidade é a "capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direção", e esta é a proposta do teste. Silva e colaboradores (2006) concluem que o teste de agilidade com bola parece realmente medir um componente mais específico de agilidade.   Segundo OLIVEIRA (2000), o teste de Shuttle Run (SR) é um teste muito utilizado para se avaliar a agilidade. O teste de SR é considerado adequado para a avaliação da agilidade em atletas. Existe uma adaptação deste teste com bola (SRB): é um teste reprodutível e apresenta boa correlação com a modalidade. Esta afirmação vem de encontro com o estudo de BRAVO (2004) e PAVANELLI (2004) onde afirmam que os testes devem se aproximar ao máximo das características do jogo. Os gestos esportivos devem ser reproduzidos durante a realização da avaliação física. E para RINALDI e ARRUDA (2001, p. 187), "a avaliação física dos jogadores de futebol tem se mostrado importante no sentido de oferecer parâmetros mais exatos para um programa de treinamento", servindo como ferramenta essencial no desenvolvimento de futebolistas. Para os jogadores de futebol, o treinamento da agilidade é ótimo para melhorar os níveis de habilidade (SCHMID; ALEJO, 2002). Com estas referências podemos justificar a aplicação do teste, além do relato de Little T (2005) a aceleração, velocidade máxima e a agilidade são qualidades independentes uma das outras, sugerindo uma avaliação específica dessas três capacidades ao trabalhar com jogadores de futebol.

METODOLOGIA

Teste de agilidade medida em teste shuttle run com bola (SRB) específica para o futebol, proposto por Caicedo e colaboradores(1993). Após o apito do avaliador o indivíduo deverá sair em direção a primeira bola e conduzi-la de volta ao local de saída retornar para buscar a outra e deixá-la no mesmo ponto. A bola deverá ser conduzida próxima do pé, não podendo chutá-la e ao chegar ela deverá ficar parada. Será feita duas tentativas e adotamos o menor tempo como o melhor resultado. A distância compreendida entre as linhas é de 9,14m. A mensuração do tempo deve ser feita em segundos.

PADRONIZAÇÃO DO TESTE DE AGILIDADE

Utilizamos para realizar o teste de velocidade, um campo de futebol gramado com as dimensões de 90 metros de comprimento, por 45 metros de largura, localizado no bairro Habitação na cidade de Lages/SC. O teste foi realizado com a padronização dos alunos em alguns critérios, como uniforme padrão, composto de shorts, camiseta e meias da escola de futebol e utilização de chuteiras. O horário de aplicação ocorreu das 14h às 16h, todos no mesmo local e data. Para mensuração do tempo utilizou-se cronômetro da marca SL888T Oregon, para todos os avaliados. Para o teste foi delimitado uma área de cerca de 9,14 metros, onde posicionamos cones para que os avaliados pudessem realizar a condução de bola.


PÚBLICO ALVO

Nossa amostra compreende alunos regularmente matriculados em escola de futebol de Lages/SC, com cronograma de aulas 3 (três) períodos semanais com duração de duas horas aproximadamente. Para nosso estudo relacionamos um total de 23 (alunos) praticantes da modalidade de futebol, todos do sexo masculino, compreendidos na faixa etária entre 14 e 17 anos de idade.

RESULTADOS

Os resultados encontrados para a amostra de 23 atletas estão expressos na tabela a seguir:


Autor: Paulo Roberto Alves Falk | Dyane Paes Pereira


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