Guia de Budapeste



1 Fundada num belo lugar

Budapeste foi fundada em 1873 com a unificação de Buda e Óbuda, que se encontram do lado direito, montanhoso, do Danúbio, e da plana Peste, que se situa do lado esquerdo do rio. Trinta anos antes da unificação foi construída a primeira ponte das nove que existem na Capital sobre o Danúbio, a "Ponte dos Correntes" (Lánchid) e que hoje é o símbolo da cidade. A vista de Buda — o bair¬ro do Castelo com o Palácio Real, a Igreja Matias e a Gellérthegy fazem parte da herança mundial.

2 Grutas e Áreas protegidas

0 lado de Buda é o pulmão da cidade, com enormes zonas verdes e lugares famosos para visitar. Entre estes os mais encantadores encontram-se a János¬hegy, a Széchenyi-hegy, a Hárshegy, a Remetehegy e a Hármashatárhegy que são, obviamente, áreas protegidas. No sopé das montanhas existe uma cadeia de grutas. Encontra-se aqui a gruta de Pálvölgy, que é a terceira mais comprida do país (7200 metros) e também é nesta zona que podemos ver a gruta de Szemlőhegy, com estalactites que se assemelham a cachos de uvas.

3 Budapeste, a cidade das termas

Budapeste é a única grande cidade e a Única Capital onde funcionam mais de 80 termas e fontes. Destas termas jorram diariamente 70 milhões de litros de água. Estas fontes medicinais, tanto as naturais como as artesianas, fornecem água a cerca de 50 banhos da Capital. Entre estes estão incluídos banhos turcos, piscinas ao ar livre, elegantes banhos de bolha, bem como excelentes hospitais e hotéis medicinais, que foram construídos graças às termas. A ingestão da água de algumas destas termas trata a dispepsia, as doenças renais e problemas do metabolismo.
4 Memórias da ocupação turca
O castelo de Buda foi libertado da ocupação turca em 1686, ao fim de 150 anos. O ultimo paxa de Buda morreu durante o cerco ao Castelo, e os vencedores sepultaram-no. Na sua pedra sepulcral gravaram esta frase: Era um adversário heróico! Descanse em paz! . O tumulo de Gill Baba, o dervis turco que é venerado como Santo, é um lugar Sagrado para os muçulmanos. Entre os habitantes de Budapeste e os turistas, são lugares muito populares os banhos de Király, Rácz e Rudas, que também foram construídos pelos turcos.

5 A cultura da época Romana

Foram os Romanos os primeiros que encontraram as termas, e por isso deram o nome de Aquincum a cidade que foi construída por eles na zona onde agora se situa Óbuda. Ainda sobrevivem em Budapeste vestígios dessa cidade, nos acampamentos militares, nos banhos e nas condutas de água Romanas. Quer visitar o Museu de Aquincum, onde se encontram as ruínas da cidade civil Romana, pode ver um Órgão de água que foi feito em 228.

6 A arquitetara da Belle Epoque

Em 1890, quando a Hungria festejou o milênio da conquista da Pátria, verificaram-se grandes construções em muitos locais da cidade, que deram origem ao aspecto básico da Capital. Plantaram o arvoredo da cidade (Városliget), traçaram a avenida entre o arvoredo e a zona baixa e no seu subsolo construíram o primeiro metropolitano do continente europeu, que funciona até aos dias de hoje. O monumento milenário na Praça dos Heróis, ornado com colunas, formando um arco semicircular, perpetua os reis e dirigentes mais importantes da história húngara, ostentando as suas estatuas nas colunas. A Avenida Andrássy, com o seu ambiente histórico, foi delineada a partir de uma concepção arquitetônica unificada, e hoje já faz parte da heranca mundial. Foi nessa altura que foi edificado o maior Parlamento da Europa, a beira do rio Danúbio, circundado por muitos edifícios públicos, com magníficos motivos da secessão húngara. Os mais belos exemplos são o Museu de Arte Aplicada, a Caixa de Depósitos dos Correios, o Instituto Geológico do Estado Húngaro, todos concebidos por Ödön Lechner.

7 Em Budapeste sempre acontece qualquer coisa

Uma escolha difícil: temos cerca de 200 museus e galerias, 40 teatros, a Opera, 7 alas de concertos, com uma incrível variedade de programas em todas as estações do ano. Em Março, o Festival da Primavera destina-se principalmente aos apreciadores de musica, mas também se organizam vários espetáculos de opera, de bailado e de folclore, e, naturalmente, ha muitas exposições. Em Junho ocorrem três acontecimentos importantes: a Festa da Musica, a Festa da Ponte e o Carnaval Aquatic° do Danúbio. Julho é o mês da juventude com o Festival da Ilha. O Festival de Opera e Bailado realiza-se em Julho e Agosto, e a altura do Festival de Vera° dos Judeus a Agosto. Setembro é o mês do Festival Internacional dos Vinhos e dos Espumantes, e em Outubro o Festival do Outono, que é visitado pelos amantes da arte moderna. No Ultimo mês do ano, o melhor local a visitar é a Feira de Natal, em Budapeste. Entre os programas desportivos o mais importante é a corrida de Formula-1, em Agosto.

8 Jardim Zoológico monumental de Budapeste

Jardim Botanic° e Zoológico da Capital foram inaugurados em 1866. Foi um dos primeiros do mundo. Os seus edifícios mostram motivos da secessão e da época romântica húngara, ao lado de alguns motivos orientais. Um dos mais bonitos edifícios é a Casa dos Elefantes, a qual, depois de restaurada, foi galardoada com o prêmio Europa Nutra. Entre as plantas da Casa das Palmeiras voam borboletas e pássaros tropicais, e os macacos fazem brincadeiras divertidas para os espectadores. Perto do Jardim Zoológico Pica a Feira Popular, cujo carrossel também foi premiado com a Europa Nostra. Se for a Feira Popular não deixe de experimentá-lo, no meio do arvoredo da Capital.

9 A major sinagoga da Europa em Budapeste

A Hungria é o país da Europa Central onde vive a maioria dos judeus, concentrando se principalmente em Budapeste. As tradições, a arquitetura e a arte judaica são elementos importantes da cultura húngara. Em Budapeste existem 22 sinagogas das quais se destaca a da rua Dohány, que não tem equivalente na Europa. Devido ã sua acústica perfeita, são aqui organizados concertos freqüentemente.

10 Restaurantes, Cafés, Cervejarias, Clubes de Jazz

É incrível a variedade de lugares onde a possível comer e beber. HA lugares em que, enquanto se come especialidades húngaras, se pode ouvir musica cigana ou música de salão, sítios onde se janta ao som discreto do piano e do trompete, e também existe um restaurante em que os empregados cantam opera enquanto servem a mesa. Além de restaurantes de cozinha Húngara, existem em Budapeste restaurante de cozinhas do mundo inteiro. O cheiro do café e dos bolos que emana dos Cafés antigos convida-nos a entrar. Vale a pena! Também são muito populares as cervejarias e os clubes de jazz, que estão sempre cheios, principalmente nos dias em que tocam música ou vivo.

11 Trânsito de Budapeste

Há também a referir algumas particularidades em relação ao trânsito da cidade: para descobrir Budapeste pode usar 10 meios de transporte. Há metropolitano, o autocarro, o eléctrico, o trolei e o comboio. Ha mais de 100 anos que a baixa da cidade e o arvoredo da Capital estão ligados através do metropolitano mais antigo do continente. No caminho-de-ferro para crianças que circula nas montanhas de Buda, são as próprias crianças, dos 7 aos 14 anos, os ferroviários. O funicular sobe até ao Castelo de Buda, a telecadeira e comboio de cremalheira vão ate as montanhas de Buda.

12 Cartão de Budapeste

Com este cartão, o autocarro que parte do aeroporto e que leva os viajantes para a cidade a mais barato, e nos transportes públicos serve como bilhete. Com o cartão é grátis ou mais barato visitar os museus, o Jardim Zoológico, a Feira Popular e as grutas de Buda. Apresentando o Cartão de Budapeste, também têm desconto nas visitas organizadas a cidade e nos programas culturais, bem como nalguns restaurantes, cafés e lojas. Para obter o Cartão de Budapeste deve dirigir-se a uma agencia da Tourinform ou à empresa de transportes de Budapeste (BKV), e pode adquiri-lo em varias agendas de viagens, hotéis e museus. Existem duas modalidades de cartão: de 48 e de 72 horas.

Fonte do artigo: Agencia de Turismo da Hungria


Autor: Katalin Leimeiszter


Artigos Relacionados


Exposição De Foto Em Budapeste - Roberto Capa No Palácio De Artes Em Budapeste

O Lago Balaton

Guia Da Hungria – Uma Dúzia De Argumentos A Favor Da Hungria

Seguindo Os Passos Do Chico Buarque Em Budapeste, Visto Com Os Olhos Duma Guia Budapestense

O Mmn Do Banco Do Brasil

Os Heróis De Dunfermline

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras