Otimização de Websites Para Maior Exposição na Internet



Quando a conversa é sobre como se gerar mais tráfego e obter mais visitas em nossos websites ou de como fazermos para adquirirmos melhores posições no ranking das ferramentas de busca, sempre vem a tona um montão de perguntas. Quantas e quais as palavras-chaves (keyword) que podemos usar? Que estrutura ou linguagem de criação seria mais compatível? Qual estratégia de link é a mais apropriada, e tantas outras perguntas.

As regras do jogo ou as formas de otimização de sites variam muito de ano para ano, já que buscadores tipos Google, Yahoo e MSN tentam se aperfeiçoar para dar mais precisão ao internauta em suas pesquisas online e ao mesmo tempo tentam driblar os espertinhos forjadores de regras. De uma maneira geral, e pelo menos por um bom tempo, o que é fator fundamental para alcançar um bom ranking nas ferramentas de busca e conseqüentemente gerar mais tráfego para o seu website é:

O numero e a qualidade dos “back links” que apontam para o seu site.

Relevância, freqüência e qualidade de conteúdo.

Densidade das palavras-chaves (keyword density) na homepage, ou melhor, em todas as paginas ou nas pagina mais importantes – como por exemplo, as paginas iniciais dos diferentes canais de um portal.

Estratégia de marketing para os sites de bookmark, vídeo e social networking.

A primeira coisa a observar são os “inbound links”. Isso significa, o numero de sites que tem o link do seu site apontando para os respectivos websites. Mas importante, que sejam sites relevantes com o conteúdo do seu site ou que sejam sites de grande exposição. Uma boa dica é postar em blogs e fóruns e incluir o link do seu site. Há alguns anos atrás, a simples troca de links era um fator relevante que contava para as ferramentas de busca. Hoje não mais. De toda forma, trocas de links com outros websites que tenham alguma semelhança com o conteúdo do seu site ainda é um fato positivo já que pode gerar tráfego sem necessariamente depender das ferramentas de busca.

A segunda coisa a observar é a qualidade do conteúdo. Um website comercial que vende moda de praia e surf, a parte de sua loja virtual, hoje se recomenda possuir conteúdo inteligente, tipo artigos que casem com o tema Praia e Surf. Alem disso, é importante ir adicionando conteúdo a medida do possível. Enfim, as ferramentas de busca amam conteúdos relevantes e atualizados com freqüência. Uma observação a parte: já tive a oportunidade de dar uma consultoria a um amigo que descartava os seus press-releases passados. O meu conselho foi para ele deixar esse conteúdo no seu site, mesmo que não fosse muito a vista dos visitantes do site. Ainda na questão de conteúdo, utilize a ferramenta do RSS, um simples código que sindicaliza o conteúdo do seu site para todas as partes interessadas no universo online. Os internautas geralmente buscam por informação de seu interesse, então “conteúdo” hoje é a “gasolina” que move o tráfego da internet. Atualizando freqüentemente o site com conteúdo de qualidade manterá os visitantes voltando para o respectivo site.

No terceiro quesito, aconselho observar a densidade das palavras-chaves de um suposto competidor. Quantas vezes você repete as palavras-chaves e em que parte da webpage deveria sua principal palavra-chave ser mencionada. Não existe um numero mágico, é apenas uma questão de observar e constatar o que os websites em torno do seu mercado estão fazendo. Mas o que você vai constatar e observar?

- Meta tags

- Alt tags

- Títulos

- Nomes das imagens nas paginas

- Heading tags: h1, h2, h3...

- Freqüência e posição das palavras-chaves no corpo do texto.

Cada um desses itens deveria ser checado independentemente. Existem ferramentas para constatar as densidades das palavras-chaves do suposto competidor. E se você comparar entre os três ou cinco sites mais importantes dentro do mesmo contexto do seu site, você possivelmente começará a entender do que estamos mencionando. Uma boa ferramenta “free” é o site www.goodkeyword.com – como o nome indica, o objetivo é ajudar a encontrar as melhores palavras-chaves para ser utilizada no site. Good keywords é um software grátis que pode ser baixado sem custo e que é compatível com o sistema Windows.

Seguindo nosso propósito, menciono a estratégia de bookmark. Os sites de social bookmark são usados de forma que o internauta possa salvar, organizar, compartilhar e pesquisar por determinados websites. No sistema de bookmark o usuário salva os links ou URL para futuras referencias. Geralmente são públicos, mas dependendo do tipo de serviço, podem ser salvados privativamente e compartilhados unicamente com especificas pessoas ou grupo em um determinado network. As pessoas com permissão podem ver esses bookmarks cronologicamente, por categorias ou tags, geralmente via ferramenta de busca. O sistema de bookmark é um método efetivo de marketing online no propósito de exposição já que prover os websites com toneladas de back links, do qual Google, Yahoo, MSN e outros buscadores amam.Abaixo veja uma lista dos dez mais importantes bookmarks:

* www.twitter.com

* www.technorati.com

* www.tagza.com

* www.swik.net

* www.stambleupon.com

* www.sphinn.com

* www.reddit.com

* www.newsvine.com

* www.digg.com

* www.del.icio.us.com

Uma excelente ferramenta é usar o Add This – www.addthis.com, se trata de um botão que você adicionara em seu site e os visitantes se encarregaram de bookmark as paginas do seu site que forem interessantes para eles. Inclusive o botão oferece também uma opção para “Tell a Friend” (recomende um amigo), uma outra alternativa para gerar mais tráfego e mais visitas. Outra dica é criar widgets - brinquedinhos digitais que podem ser encontrados por exemplo em varias comunidades online, e distribuir em sites como o facebook.

Por ultimo gostaria de mencionar o You Tube e as ferramentas de canais de vídeo online. Segundo o escritor Americano Michael Miller, autor de best sellers como “You Tube 4 You” e “You Tube for Business: Online Vídeo Marketing for Any Business”, os donos de negócios de pequenas e medias empresas ainda são meros expectadores dessa ferramenta, já bastante usada por gigantes do mercado. Citamos o exemplo da Vodka Smirnorff que veiculou em 2008 um vídeo viral na rede e chegou a ser por muitas semanas o campeão de audiência atingindo milhões de pessoas. Agora me pergunte se a Sminorff pagou alguma coisa para o You Tube? E o quanto eles pagariam para veicular e atingir o mesmo público através de uma rede de televisão com expressão nacional. Aliás, outro detalhe: através do You Tube eles conseguiram visibilidade internacional e atingiram uma audiência nos quatro cantos do planeta. Um vídeo de sucesso deve informar, educar e entreter, e não pode ser uma série de comerciais disfarçados. O vídeo por si só não vai dar ao seu site e a sua empresa uma divulgação que você espera. Como ferramenta de promoção é fundamental que o vídeo possua um “link criativo” do seu próprio site para se obter mais informações. Para atingir um publico esperado, o ideal é manter a duração do vídeo entre 1 e 3 minutos, possibilitando o usuário assistir o vídeo por completo.

Quando o assunto é online marketing, existem três palavras importantes: “location, location, location”. Sim, igual ao tradicional slogan usado nos EUA para os negócios imobiliários, em que se baseia na localização do imóvel. No caso especifico do universo online, o seu site precisa de exposição, precisa ser mencionado por outros websites influentes dentro da mesma área de atuação, e precisa ter boa presença nos mecanismos de buscas. As dicas sugeridas nesse artigo tutorial se levadas a serio podem melhorar e muito a visibilidade do seu site.

Sucesso e Boa Sorte!

www.kisuccess.com
Autor: Lindenberg Silva Jr.


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