Contabilidade, a terra fértil da agricultura.



A contabilidade por ser uma ciência eclética, manifesta-se modernamente, quando suas raízes seguem ramificações oriundas de necessidades de mercado.

Dentre essas ramificações apresentamos a contabilidade rural, onde existe há muito tempo e vem desenvolvendo-se no decorrer dos anos, mas apesar disso, muitos produtores rurais no Brasil ainda não a utilizam. Embora sejam conhecidas sua utilidade, necessidade e relevância como instrumento no processo de tomada de decisão, tendo em vista a importância da contabilidade como um instrumento de gestão, utilizado na agricultura no intuito de obter benefícios e vantagens por meio de sua implantação e utilização para levar os gestores a práticas administrativas eficientes e eficazes, bem como uma gestão estratégica para a otimização do potencial que cada empresa possui para maximizar seus lucros.

A Contabilidade Rural tem por objetivo evidenciar a importância de se investir em mecanismos disponibilizados pela Contabilidade Geral para obtenção de informações que possibilitem o crescimento do negócio de maneira responsável, em equilíbrio com o meio ambiente e com a sociedade.

Assim como a agricultura se utiliza da previsão do tempo para pleitear uma boa colheita, a contabilidade utilizadas diversas técnicas contábeis disponíveis no processo decisório, onde ele estará munido de elementos essenciais para acompanhar o andamento da decisão, desencadeando assim, a contínua busca por informação quantitativa para o planejamento, levantamentos de relatórios e orientações, visando um controle mais profundo da situação. No entanto, a partir daí nasce à necessidade de o contabilista transpor os levantamentos contábeis e utilizar-se da previsão para que os interesses possam ser alcançados no tempo certo.

Por se tratar de agricultura, pode-se observar que as características próprias do ramo são diferentes dos demais seguimentos como indústria e comércio.

A atividade agrícola depende do clima em que cada região está inserida, baseado nele determinar-se-á o tipo de cultivo de plantação e em que época do ano isso ocorrerá, bem como a necessidade ou não de utilização de mão-de-obra durante todo o tempo em que a cultura agrícola estiver sendo cultivada.

Por fim, a contabilidade tem a tarefa de projetar e acompanhar entradas e saídas de recursos financeiros, tanto a curto como a longo prazo, permitindo uma análise mais segura da situação financeira da empresa, principalmente em épocas de crise, em que as informações contábeis têm que ser precisas e oportunas para apoiar o processo decisório.
Autor: Fabiana Holanda


Artigos Relacionados


A ImportÂncia Da Contabilidade No Sistema De InformaÇÕes Gerenciais Na Empresa

A Tomada De Decisão Pelo Empresário Das Microempresas De Serviços Assessoradas Pelo Escritório Mello De Contabilidade

A Importância Da Aplicação Da Administração Financeira

Parcelamos Ou Pagamos À Vista?

Normas ContÁbeis Internacionais E As Vantagens Para As Empresas Brasileiras

Educação Continuada Para Formando Em Ciências Contábeis: Na Busca Por Um Aprendizado Autônomo-qualificado

Segurança Nos Sistemas Reforça Os Planeamentos!