O VERME RUFIÃO



     Li um artigo em um site local que me deixou indignado. Um conhecido Rufião, que sempre sobreviveu da receita financeira da mulher e dos despojos do povo pobre de uma miserável cidade do nordeste baiano (O sogro foi prefeito por vários mandatos) e, após mudar-se para Euclides da Cunha, já participou de todas as administrações, não importando se o gestor era Deus ou o Diabo, (Um Rufião sempre será um rufião). Tendo sido exonerado por todos os gestores por conduta antiética. Vem agora com a idéia de elevar um Coronel a patrono dessa briosa cidade.

     Isso seria um gesto até nobre, se fosse envolto por uma ideologia integra e sem segundas intenções. Mas, o que levou a esse pretenso repórter repentinamente interessar-se por esse tema? Um novo grupo político que está germinando nesse município e que tem como pano de fundo a FACE: Associação dos Filhos e Amigos de Euclides da Cunha. E sabem por quê? A FACE é formada por pessoas de alto poder aquisitivo e tem a política como fim.

      Não é engraçado que uma cria do coronelismo político nordestino faça campanha para que se erija uma estatua de um Coronel em praça pública? È bom que o leitor fique atento a quem foi esse homem. A quem mesmo era dada a patente de Coronel nesse sertão brasileiro? Tenha certeza que não era para pessoas que trabalhavam em prol de sua comunidade. A patente era dada a pessoas ligada as oligarquias locais e que mantinham o eleitorado no cabresto.

     A idéia dessa campanha em prol da memória do coronel tem como objetivo tão somente contrariar a prefeita municipal que receberá a doação da estátua do escritor Euclides da Cunha. De minha parte não deveria ser nem de um nem de outro; pela nossa história quem deveria ter mesmo uma estatua erguida em praça pública deveria ser Antonio Conselheiro, representante real de todo sofrimento e da saga do povo nordestino.

     Então que não sejamos imbecis de achar que o niilista Rufião tem algum interesse que não seja dele próprio e de seus asseclas. Basta ver que o mesmo traiu até o sogro, e, não tem limites para ele quando se trata de ganhar a vida vilipendiando o dinheiro alheio, quer seja público quer seja através do Rufianismo. Que ele ganhe a vida através de mulheres tudo bem... Com certeza nós Euclidenses não deixaremos que vermes como esses tenham voz e vez em nosso município. Fora aos parasitas que espoliam o suor de um povo á séculos explorados por essas animálias! Que o sertanejo seja antes de tudo não um forte, mas, um homem como qualquer outro dessa renascente nação.

                                       LEILSON LEÃO  


Autor: Leilson Leão


Artigos Relacionados


O Verme RufiÃo

"amo Você."

Maior LiÇÃo De Vida

SolidÃo...

Longe De Ti

Faces

"amor E Vida"