Aulas de português: Esquecendo antigos moldes
ainda limita o alcance desse conhecimento ao conteúdo existente nas gramáticas tradicionais, as chamadas normativas. Os benefícios práticos são quase nulos, embora as escolas estejam bem servidas de livros didáticos modernos de autores renomados.
As aulas de língua portuguesa devem ter um atalho para que todos tentem pelo menos, aprender a relacionar-se uns com os outros, trocando entre si experiências e referências que cada um já traz consigo em sua visão de mundo. É o fator social que deve ser relevante nesse momento. A língua torna-se assim uma instituição social e como tal, torna-se a maneira mais clara e fácil de construir, estabelecer, manter e também modificar nossas relações. Com o advento da linguística moderna, percebe-se o reconhecimento das diferenças culturais e a partir daí as práticas educativas começam a ser revistas e reorientadas.
Consequência disso, ser professor de língua portuguesa tornou-se um desafio instigante e a missão de ensinar a disciplina revela-se cada vez mais exigente. Nesse contexto o que prevalece são aulas que procuram promover a formação do cidadão. É educar para a vida. Formar cidadãos conscientes que a língua é a nossa arma, é o que temos de mais precioso. É o nosso patrimônio.
Autor: edilce cristina valentim
Artigos Relacionados
O Ensino De Gramática De Uma Forma Reflexiva
Um Olhar Sobre A Literatura E O Silêncio.
Conteúdos Essenciais Para Uma Metodologia Da Produção De Textos
Heterogeneidade No Português Do Brasil
A Variação Lingüística
No Vale Terá Tura
Proposta De Jornada De Estudos Sobre 'a Ortografia Da Língua Portuguesa'