AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR, SINÔNIMO DE CONCLUSÃO?



AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR, SINÔNIMO DE CONCLUSÃO?

Ana Luíza Valentim Rocha Lucena

RESUMO

O objeto de pesquisa do presente trabalho é a análise da Avaliação da aprendizagem escolar, debatida por muitos para obtenção da raiz do problema. Com o objetivo de verdadeiramente verificar a compreensão do conceito de Avaliação. Partindo do pressuposto que a desmotivação sentida por professores e/ou alunos e a errônea interpretação deste conceito leva a divergências de sua aplicação.

Palavras - chave: Avaliação. Organização. Compreensão.

ABSTRACT

The object of research from the actual work is the analysis from the Appraisal from the apprentice plumber, brainstorming by a great many about to acquisition from the root of the problem. With the objective as of quite check the comprehension from the concept as of Appraisal. Breaking from the assumption than it is to the crash felt by teachers and / or pupils and the erroneous interpretation of this concept takes the divergences as of your application.

Key- words: Appraisement. Organization. Comprehension.

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O ponto de partida de um dos assuntos mais discutidos na atualidade educacional, avaliação da aprendizagem escolar, é de fato entender o que é Avaliação. Palavra 'da moda' entre os teóricos da Educação, preferida pelos críticos e de muitos professores que ao mesmo tempo em que defendem sofrem conseqüências, quando seu resultado é negativo.

A indevida interpretação de avaliação resulta em explicitar através das notas que os alunos conseguem obter, desvalorizando conhecimentos que trazem de sua vivência no cotidiano fazendo com que muitas vezes estes fiquem quase que totalmente desmotivados para a aprendizagem que deles vai ser exigida pelo currículo escolar.

Mas será que a desmotivação é realmente o final do processo? Ou será o começo? "Sem a entrega à atividade, todos os conhecimentos utilizados não terão vida, não serão fertilizados pela emoção." (LUCKESI, 1998).

Tendo o objetivo de verificar a compreensão efetiva de avaliação, partiremos a análise de planejamento e, principalmente, iremos repensar sua execução.

2 A IMPORTÂNCIA DAS METAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

"O ser humano age em função de algum resultado" (LUCKESI, 1998). Não de maneira tão exata como Lei da Física de Ação e Reação, mas é inerente a natureza humana a recompensa por algo que fazemos, o que confirma a assertiva de Luckesi, não agimos por puro acaso, tendo como ponto de vista a necessidade de estabelecimento de metas. Para Cury (s.d.), "metas são alicerces de sonhos e para realização desses sonhos é necessário estabelecer prioridades e correr riscos para execução".

Analisando a prioridade da avaliação da aprendizagem escolar, o engajamento primeiramente do professor com seu objetivo, com seu projeto de Educador, assim como defende Luckesi é primordial o desejo de investir na construção de seus resultados.

A insatisfação com o trabalho gera profissionais desacreditados, que não enxergam sentido no seu papel, o desencadeia num processo rotativo de incredulidades e fracassos. Assim, o primeiro passo a ser dado é confiar em seus desejos, como acredita o autor supracitado: "Para trabalhar com habilidade, importa ter atenção plena nos próprios sentimentos".

3 AVALIAÇÃO

Como analisa Freitas (2008), avaliação é um termo muito amplo, avaliamos a todo instante. Mesmo nos processos de avaliação mais simples, sabemos que para tomar determinadas decisões faz-se necessário que alguns critérios e princípios sejam considerados seriamente.

Partindo desse pressuposto divide-se a avaliação escolar em muitos tipos, masdois são os mais comentados: formativa, quando acontece ao longo do processo e somativa, quando ocorre somente ao final do processo.

A avaliação tem como foco fornecer informações acerca das ações da aprendizagem e, portanto, não pode ser realizada apenas ao final do processo, sob pena de perder seu propósito.

De acordo, com o conceito de avaliação formativa esta deve possuir como função principal a motivação, o apoio à aprendizagem, atuando no acompanhamento dos aprendizes ajudando o aluno a aprender.

No entanto, o que tradicionalmente acontece errônea e iludidamente é a avaliação somativa que não leva em conta a construção do conhecimento do aluno ao longo do período letivo.

4 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR, SINÔNIMO DE CONCLUSÃO?

Avaliação, ato de avaliar. Avaliar nada mais é que compreender, o que já responde a nossa questão. Compreensão, esse deve ser nosso objetivo de avaliação escolar. A avaliação deve ser uma atividade inerente aos processos cotidianos de aprendizagem orientada para o futuro.

Conforme estudos, a avaliação gera grandes dimensões como: sensibilidade, na posição de não se julgar antes de conhecer melhor; análise da realidade, na obtenção de verdadeiros dados significativos; clareza da finalidade, na análise dos objetivos predeterminados; julgamento, na investigação sobre a atividade e não sobre a pessoa; tomada de decisão, na continuidade da prática ou na elaboração de um novo plano e, principalmente, ação, no agir efetivamente.

Conhecendo essas dimensões fica claro observar que "A avaliação é um processo natural, que nos permite ter consciência do que fazemos, da qualidade do que fazemos e das consequências que acarretam nossas ações" (MÉNDEZ, 2005). Avalia-se para tentar melhorar nossa ação futura.

Avaliar a aprendizagem de alguém não começa e muito menos termina quando atribuímos uma nota, numa concepção de classificação de aprendizagens certas ou erradas e sim, um processo inicial de reflexão sobre informações obtidas com vistas a planejar o futuro, num âmbito de continuidade.

Deve - se lembrar que na avaliação da aprendizagem não avalia exclusivamente o aprendiz, não é uma reflexão apenas do que se deixou de aprender, mas geração de hipóteses para resoluções de questões como: o ambiente para aprendizagem é propício para tal? O professor está preparado intelectual e didaticamente?A proposta didática condiz com seu objetivo? Entre tantas outras questões que nos leva a confirmar que nenhuma avaliação faz sentido se não produz mudança.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Motivação e planejamento deve ser o ponto de partida do processo de ensino aprendizagem eficaz. Motivação, primeiramente, dos professores para uma boa organização de planejamento e motivação conseguinte do alunado.

E para um planejamento convincente é necessário compreensão para discernir que avaliação não se encerrra com a aplicação de um instrumento e com a análise dos resultados obtidos. Avaliar implica em tomar decisões para o futuro, a partir desses resultados.

Avaliar é processo indissociável de planejamento, "um trabalho só será prazeroso e fonte de crescimento se for realizado como meio de autoconhecimento e autodesenvolvimento" (LUCKESI, 1998).

REFERÊNCIAS

DIDONÊ, Débora et alli. O papel da avaliação. Revista Nova Escola. Nº 199 – ano XXII, 2007. São Paulo. Abril.

FERNANDES, Claudia de Oliveira e FREITAS, Luiz Carlos de. Indagações sobre Currículo: Currículo e Avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. -7. Ed. – São Paulo: Cortez, 1998.

LÜDKE, Meng. A trama da avaliação escolar. Pátio Revista Pedagógica. nº 34 – ano IX, 2005. Porto Alegre. Artmed.


Autor: Ana Luíza Valentim Rocha Lucena


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