POR QUE SOU EU ASSIM?



POR QUE SOU EU ASSIM?

 

Gênesis 25.22 - E os filhos lutavam dentro dela, então disse. Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao Senhor.

 

O ser humano é um eterno insatisfeito, nada que ele venha a ter, ou mesmo ser é bom o suficiente. Sempre existe alguma coisa que o incomoda, que deixa o ser humano mal.

 

Veja o exemplo de Rebeca. Ela era estéril, a pior coisa que podia acontecer com alguém do sexo feminino, a pior maldição que uma mulher podia carregar. Uma mulher naquela região valia menos que um camelo, então Deus a curou, e ela teve o privilégio de ser mãe de gerações, de ter seu ventre mexendo, como toda mãe, mas mesmo assim, fez esta pergunta. Por que sou eu assim?

 

Todos nós um dia nos fizemos esta mesma pergunta. Todos nós um dia entramos em crise existencial de identidade, na maioria das vezes quando estamos passando por dificuldades, por problemas.

 

Os homens da Bíblia não estiveram longe disto, também passaram por isto. O próprio apóstolo Paulo teve este tipo de crise.

 

Rm 7.18 -  Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum, e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.

 

Rm 7.19 -  Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.

 

Ficamos nos perguntando por que estas coisas acontecem comigo, por que não consigo ser diferente, por que sempre caio no mesmo erro, no mesmo problema.

 

Este é um dos maiores questionamentos da mente humana.

 

Primeiro, por que não consigo acertar?

 

Quando Paulo pediu a Deus para curá-lo de algo terrível, algo que o incomodava.

 

2 Co 12.6 - Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade, mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve.

 

2 Co 12.7 - E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.

 

2 Co 12.8 - Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.

 

2 Co 12.9 - E disse-me. A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

 

2 Co 12.10 - Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

 

Paulo foi o primeiro Anjo da igreja moderna. Ele deixaria um legado de ensino de conhecimento de unção, de tantas coisas... Como seria o apóstolo Paulo se, além de tudo isto ele fosse um homem perfeito fisicamente, perfeito aparentemente, um homem que tivesse uma vida rica e tranqüila, a tendência do homem é sempre se exaltar, sempre achar que é alguma coisa, sempre achar que pode alguma coisa. O homem é esquecido, quando as pessoas começam a elogiar muito, muitos tem caído no orgulho, na arrogância. É por isto que muitos homens caem.

 

Às vezes somos confrontados com nossos próprios problemas, ficamos insatisfeitos por não conseguir vencê-los, ficamos nos sentindo pessoas frustradas, pessoas incapazes.

 

Isto também dá margem para o diabo usar de seus artifícios mais conhecidos, colocar pensamentos em nossas cabeças, mentiras. Induz-nos a nos revoltarmos com Deus.

 

Perguntamos a Deus, porque somos assim, porque não conseguimos vencer, e muitas vezes escutamos as mentiras de satanás quando ele fala em nossa mente: Você não consegue vencer, você é incapaz, você é um inútil. E quando chegamos a questionar com Deus sobre estas coisas Ele diz o mesmo que disse a Paulo. A minha graça te basta.

 

Deus permite muitas de nossas falhas porque sabemos que sem elas nos acharíamos auto-suficientes demais, grandes demais e Deus sempre se escondeu dos grande e poderosos e se revelou aos pequeninos, Ele sempre fez isto, é princípio de Deus, e a maneira dele trabalhar, não vamos conseguir mudar isto. Mas uma coisa precisamos saber é que ele resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

 

Segundo, porque não sou escolhido para isto?

 

É comum também não entendermos porque as coisas acontecem com os outros e não conosco.

 

A maior crise nas igrejas hoje é a crise política. Todos querem estar à frente, todos querem destaque, todos querem ser alguém, todos preferem estar na frente, mas muitas vezes pulam a janela e não entram pela porta, pulam etapas na vida e não sobem pela escada de Deus. A crise política que cerca a igreja faz com que muitos vivam brigando por cargos e liderança. Existem homens que são capazes de fazer qualquer coisa para conseguir estar à frente do pastorado de uma igreja. O que para muitos é um chamado, uma vocação, para outros é um cabide de emprego status e segurança.

 

Porque fulaninha ou fulaninho pode fazer isto e eu não posso?

 

A Palavra de Deus diz:

 

Rm 12.4 - Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,

 

Rm 12.5 - Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.

 

Rm 12.6 - De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé,

 

Rm 12.7 - Se é ministério, seja em ministrar, se é ensinar, haja dedicação ao ensino,

 

Rm 12.8 - Ou o que exorta, use esse dom em exortar, o que reparte, faça-o com liberalidade, o que preside, com cuidado, o que exercita misericórdia, com alegria.

 

Existe uma insatisfação terrível em relação a Deus quando nós deparamos com isto, muitas vezes até questionamos a justiça de Deus em relação ao nosso chamado. Todos querem trabalhar, mas sempre queremos estar nos lugares de destaque. A palavra de Deus nos mostra que os mais honrados são aqueles que aparentemente não tem honra.

 

1 Co 12.12 - Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

 

1 Co 12.13 - Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

1 Co 12.14 - Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

1 Co 12.15 - Se o pé disser. Porque não sou mão, não sou do corpo, não será por isso do corpo?

1 Co 12.16 - E se a orelha disser. Porque não sou olho não sou do corpo, não será por isso do corpo?

1 Co 12.17 - Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?

1 Co 12.18 - Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.

1 Co 12.19 - E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?

1 Co 12.20 - Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.

1 Co 12.21 - E o olho não pode dizer à mão. Não tenho necessidade de ti, nem ainda a cabeça aos pés. Não tenho necessidade de vós.

1 Co 12.22 - Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários,

1 Co 12.23 - E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais, e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.

1 Co 12.24 - Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela,

1 Co 12.25 - Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.

1 Co 12.26 - De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele, e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

1 Co 12.27 - Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.

1 Co 12.28 - E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

1 Co 12.29 - Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?

1 Co 12.30 - Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?

1 Co 12.31 - Portanto, procurai com zelo os melhores dons, e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

Amados, o corpo é composto de muitos membros externos, mas o corpo não seria nada se não existissem os internos. O órgão mais importante do corpo humano ninguém vê, mas também é um órgão que não pode parar nunca, pois se parar o corpo morre - o coração.

 

Muitos olham logo o rosto, a cabeça, mas poucos vêem o coração. Existem muitos dentro da igreja que não estão sendo vistos, não estão em destaque, não sobem no púlpito, não cantam, não dirigem redes, mas sem eles a igreja morre, a igreja não sobrevive.

 

A palavra de Deus nos mostra quem somos, mostra-nos a importância de cada um. Somos como ferramentas. Se tem algo que me irrita muito é quando estou precisando fazer algo e não encontro a ferramenta correta. Existem momentos que precisamos de uma marreta, a igreja está precisando de uma marreta, tem algo que precisa ser quebrado, precisa ser torcido, precisa ser fixado, então Deus levanta alguém dentro da igreja que tem uma palavra forte, que quebra paradigmas, que quebra sofismas, que despedaça a religiosidade. Quem sabe este não seja um Walter, um Bob, mas também precisamos de vez em quando de uma ferramenta de precisão, uma ferramenta que possa abrir algo sem machucar, possa consertar coisa delicadas, outras vezes precisamos de ferramentas como bisturis, que cortam e expõem a ferida para ser tratada, imagina se um cirurgião quisesse usar uma marreta para fazer um incisão, provavelmente o paciente morreria, ou se você tentasse usar um bisturi para quebrar um rocha, nada teria sentido. Por isso nunca questione a Deus, não fique insatisfeito, não se subestime, talvez hoje exista a necessidade de marretas na igreja, mas um dia vai precisar de bisturi, ou mesmo daqueles que constroem. Na hora certa Deus vai te levantar, não tente passar na frente, nem deixe o diabo te chamar de inútil, Deus vai te usar na hora certa.

 

Quando perguntamos por que somos assim, também vem muitas vezes pensamentos até mesmo sobre nosso físico, sobre nossa condição financeira, sobre tantas coisas.

 

1 Timóteo 6.8 - Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.

 

Nós queremos ter uma vida financeiramente melhor, uma vida melhor em vários sentidos, mas isto não deve ser o que determina a tua alegria, o que determina a tua vitória, independente de tudo isto você já é um vitorioso, você não depende de dinheiro para ser um vencedor, você não depende de status para vencer, você não depende de fama para vencer, isto é uma coisa que você já nasceu com isto, você já nasceu vencedor.


Autor: André Aragão


Artigos Relacionados


Na Vida...

September, 11: Farenheit

Literatura Contemporânea - O Caminho Abstrato

Avis Rara

Não Deixe Esta Vida

Gata Mineira

Sombra & Luz