Carro Elétrico - Conversão de veiculo VW a combustão para motorização elétrica



A Conversão de veiculo a combustão para motorização elétrica, no Brasil ainda é privilégio de poucos, faltam incentivos a produção de peças e equipamentos, o que deveria ser um compromisso de energia limpa, somente podemos fazer com motores e peças importadas, abordamos neste artigo como realizar a conversão utilizando uma motorização para uma autonomia de 50 Km, andando a uma média de 80 Km/h, a um custo de U$ 1.900, sendo que para importação devemos acrescer 60% de impostos sobre valor de produtos+frete, os demais itens podem ser adquiridos no mercado interno.

Introdução

Este é um kit para motorização elétrica para veículos com plataforma e mecânica VW, os materiais  necessários para fazer o carro rodar  somente com baterias. Este kit pode ser instalado em um dia, se tiver um pouco de experiência mecânica. Foi projetado para trabalhar normalmente com VW dos tipos Fusca e Brasília, devido ao baixo custo do veiculo no mercado, Este kit foi concebido para utilização de potenciômetro do tipo "Cloud Electric Throttle" 0-5K, Este potenciômetro é muito mais sensível e pode ser instalado próximo ao motor elétrico e ligado ao cabo do acelerador, com parafusos transpassados pelo cabo de aço. Usa cabos blindados para conexão ao controlador, Os cabos blindados reduzem a interferência de outros componentes elétricos e de Alta Tensão.

Montado em uma caixa ABS torna-se leve reduzindo o peso e aumentando a proteção da caixa contra alta temperatura próxima ao motor. Esta unidade pode ser montada em várias posições e requer um suporte de montagem. Você também pode usar cola ou velcro, dependendo da sua vontade e preferência.

Este kit usara um motor do tipo Motor ADC 6.7  #L91-4003 72-120VDC 13 HP Double Shaft, Controlador Kelly 24-120V 500 A Programmable OPTO, potenciômetro tipo Throttle "Cloud Eletric" Light Weight Shilelded 3 wire 0-5K, dez baterias chumbo acido  de 100 A 12 V, flange de adaptação, eixo adaptador motor elétrico ao diferencial, e materiais como cabos, fixadores, chaves etc.

Motor

Advanced DC L91-4003
130 ampères contínuo, 500 ampères pico
13 HP contínuo, 43 HP pico
Reversível 72-120 volts
duplo eixo 1,125 "de diâmetro 1,37"  eixo de saída.
Os ADC motores elétricos são os mais populares da série de motores DC. Uma ampla variedade está disponível no mercado. Os maiores são normalmente utilizados para carros elétricos. Os menores são usados para veículos leves como o karts, motocicletas Etc.
Todos os motores utilizam ADC isolamento classe H (180 graus C)

Flange de adaptação do motor elétrico

O flange é aparafusado ao motor elétrico com quatro parafusos de 1 "x 3 / 8". Combinando com a furação da caixa de marcha do VW. É fabricado com chapa de aluminio ou aço de 1 / 4 ".

 Eixo de acoplamento motor x diferencial

O eixo acoplador encaixa no motor elétrico e no eixo do diferencial. Este acoplapamento é usinado em um torno mecânico industrial  feita com aço. A peça é  aparafusado ao presente acoplador com parafusos allen . Quando o adaptador do eixo do motor e eixo do diferencial são montados em conjunto a unidade de transmissão, o trabalho mecânico  está pronto podendo ser feito em poucos minutos.

Controlador

Incluído neste kit esta o Controlador Kelly 24-120V 500 A Programmable OPTO, PWM (largura de pulso modulação) MOSFET (metal oxide semiconductor transistor). Estes controladores, modelo Kelly, são totalmente programáveis. Você pode até mesmo monitorar parâmetros do motor durante a condução utilizando um computador portátil. Para mais informações consulte o site deles e software.

Recursos :

• Inteligência com um poderoso microprocessador.
• Síncrona retificação, ultra-baixa queda, fast PWM para atingir grande eficiência.
• Atual limite torque e controle.
• Mínimo EMC.
• Proteção de bateria: Corte, desligamento e alerta em baixa bateria.
• térmica melhorada robusto alumínio habitação. Push-on conectores.
• Proteção térmica: cortados em baixa temperatura e alta temperatura para proteger a bateria e o controlador. 
• Alta proteção pedal: Desativar operação se transformando-chave,

• Programável com a RS-232. Software atualizável. Windows GUI software fornecido gratuitamente.

Características Opcionais
• PWMable Estornar alarme.
• Freio Chave para a regeneração.
• Freio de entrada analógica para a variável contínua regeneração.

Especificações

• Freqüência de Operação: 16.6kHz.
• Standby atual: menos de 3 mA.
• fornecimento de corrente, PWR, 150mA.
• Standard Throttle Entrada: 0-5K ,5-0K ohms ,0-5 Volts ,5-0 Volts.
• Freio e Analógica Throttle Entrada: 0-5 Volts.
• Reverse alarme: <150mA.
• Full Power Faixa de Temperatura de Operação: 0C a 50C (controlador caso temperatura).
• Faixa de Temperatura de Operação:-30C a 90.oC, 100C desligamento (controlador caso temperatura).
120V modelo: o máximo de funcionamento é de tensão 136V.

Potenciômetro
 
Também incluídos neste kit é o Cloud Electric Throttle" 0-5K potenciômetro que ira ligar ao controlador  Trata-se de um equipamento que precisará ser instalado no compartimento do motor e ligado ao cabo do pedal do acelerador.

Informações Gerais

Outros elementos necessários para completar a conversão do veículo elétrico:

Dez baterias chumbo acido  de 100 A 12 V
Cabos para ligação
Conectores de bateria
Instrumentos de medição voltímetro e amperímetro
Chave contactora
Carregador de baterias
Parafusos e porcas

Chave on/off


Observação importante: as baterias são ligadas em serie, e devera ser montada por uma pessoa especializada em elétrica, a ligação incorreta pode ocasionar danos aos equipamentos bem como risco de acidente, a instrumentação elétrica do veiculo deve ser alimentada por uma bateria a parte da ligada ao motor, a instalação das baterias devem ser bem distribuídas afim de se obter um equilíbrio entre eixos.

Pode-se adquirir o motor, controlador e potenciômetro nos EUA por +- U$ 1.900, acrescidos de 60% de impostos de importação sobre valor dos produtos+frete, infelizmente não temos fabricantes destes componentes no Brasil, os demais itens podem ser adquiridos no mercado interno, a conversão aparentemente pode ficar com um valor alto, porem o meio ambiente agradece.

João Wagner Litzinger


Autor: João Litzinger


Artigos Relacionados


10 Motivos A Favor Do Aborto

Relação Interpessoal

Filhotes De Ainou- Canil Ainou

País De Duas Faces

Canil American Staffordshire Terrier

A Disciplina Gera Vida

…homem E Natureza: Um Resgate De Valores…