OS MAIS IMPORTANTES MINISTÉRIOS



OS MAIS IMPORTANTES MINISTÉRIOS

 

Estamos vivendo uma época em que se dá muita ênfase aos ministérios na casa de Deus. Isto é bom. No entanto, é necessário enfatizar a importância dos que vem em primeiro lugar.

 

Se você perguntar a qualquer membro de igreja hoje ele, provavelmente, vai dizer que o ministério mais importante é o dos operadores de milagres. Por quê? Porque é o mais visto. Porque é o ministério que faz as igrejas encherem de gente. Hoje, existem muitas igrejas cheias de pessoas que só as freqüentam em busca de sinais, prodígios e maravilhas.

 

Agora, um detalhe: este é o tipo de fenômeno que se esgota. Quando isto acontece vem a debandada. Muitos vão em busca de outra igreja ou lugar onde estão acontecendo os sinais.

 

É sempre bom recordar as palavras faladas pelo próprio Jesus a respeito disto, quando ele advertiu: “Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos”. Mc 13.22.

 

Existe uma escala de valores para os ministérios. Isto o apóstolo Paulo colocou muito bem: “E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”.  1 Co 12.28.

 

Sabemos que os apóstolos são aqueles que, iguais a pioneiros, vão desbravando os lugares com a preciosa mensagem do Evangelho para abrirem novas obras e darem a direção para seus primeiros passos.

 

Há muitos hoje que estão tomando o título de “apóstolo” por presunção. Para ser um apóstolo tem que ter os três sinais que o apóstolo Paulo possuía. Confira com a Palavra de Deus:

 

1Co 9:1 -  Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor?

 

Conferiu? Vamos recapitular. Para ser apóstolo é  necessário:

 

1º. – Ser livre.

 

2º. – Ver a Jesus Cristo. (Aqui não se refere a sonhos ou ilusões).

 

3º. – Tem que gerar filhos espirituais.]

 

Os profetas (não confundir com o dom de profecia) são o ministério daqueles que apontam o caminho para o povo de Deus, advertindo, exortando e orientando. É um chamado, não uma nomeação. Hoje, principalmente nos Estados Unidos, existem confrarias de “apóstolos” e “profetas” que separam e consagram profetas.

 

Até aqui os operadores de milagres ainda não foram citados. O ministério que vem em terceiro lugar é o dos mestres. Temos hoje igrejas enormes, cheias de pessoas infantis na fé, sem a solidez e a profundidade da doutrina cristã. Tudo isto porque no momento em que alguém assume alguma liderança logo se arroga o direito de ensinar a Palavra sem direção, sem discernimento e sem revelação.

 

O maior profeta que existiu foi João Batista. Foi assim que Jesus o classificou (Mateus 11.11). talvez muitos estavam esperando que João fizesse sinais grandiosos, já que ele era o precursor do Messias. Mas, qual é o testemunho que vemos na Palavra a respeito dele?    

 

Jo 10:41 -  Muitos foram ter com ele, e diziam: João, na verdade, não fez sinal algum, mas tudo quanto disse deste homem era verdadeiro.

 

A preocupação primordial de João Batista não era fazer sinais para se autopromover como profeta, mas o interesse dele era ensinar tudo o que se referia ao Senhor Jesus. Isto ele o fez com propriedade, apresentando Jesus como o Cordeiro de Deus que tirava o pecado do mundo, fazendo com que seus próprios discípulos o deixassem e seguissem ao Mestre.

 

Eu sei que é difícil de engolir, mas é a pura verdade. O ministério de Mestre é superior ao ministério dos operadores de milagres. É o mestre que coloca a base, o fundamento superior da fé, dando segurança, firmeza, caráter, aos irmãos.

 

Depois do ministério de Mestre vem o dos operadores de milagres. E o de pastor, vem em que lugar, dentro da hierarquia ministerial, conforme o apóstolo Paulo tão bem explicou? Bem, depois do ministério dos operadores de milagres, vem o de socorro. Deus deixou muito claro que a igreja precisa desses homens e mulheres que estão sempre prontos a socorrer, a ajudar, a respaldar, a dar apoio, a chorar com os que choram, a caminhar com os cansados, a socorrer os aflitos e enfermos...

 

Em sexto lugar vem o ministério de governos. Aqui se enquadra o pastor, o presbítero ou bispo e outros administradores.

 

Em sétimo lugar vem a variedade de línguas. Este é outro ministério que as igrejas querem colocar em primeiro lugar. Até já inventaram variedades em cima das variedades. Hoje você pode escutar pessoas falando em línguas e imitando helicópteros, alarme de incêndios, silvos, balidos, britadeiras, assobios, panelas de pressão, pios, chiados, urros, sibilos, serras elétricas, sirenes, berros, rugidos, tiros, explosões, zumbidos, apitos, pipilos, grasnados e outras onomatopéias semelhantes.

 

Tenho um profundo respeito por todos os dons do Espírito, mas como ministro do Evangelho tenho que discernir o que é verdadeiro e o que é falso. Já vi e ouvi muita coisa verdadeira no meio evangélico. Isto é simplesmente maravilhoso. Bem aventurados os que agem assim, dentro do comedimento cristão, não passando na frente do que vai à frente.

 

Todas as vezes que vou ministrar um seminário, um simpósio ou mesmo uma lição de escola bíblica, costumo dizer aos pupilos: Irmãos não se preocupem em fazer perguntas, porque diante de vocês está um dos poucos ministros que têm coragem de usar a expressão “não sei”.

 

Isto efetivamente tem acontecido. Muitos já me fizeram perguntas e eu simplesmente respondo: “Amado, isto nunca me foi revelado”. Mas é triste saber que qualquer pergunta que se fizer a muitos, eles arranjam uma resposta perfeita, sem revelação, simplesmente para não “passarem por baixo”. Sabem até quem foi a mulher de Caim. Um importante pregador brasileiro disse que, segundo a parábola das dez virgens, 50% da igreja vai subir no Arrebatamento e 50% vai ficar.

 

KKKKKKKKKKKKKKK!

 

Um irmão me perguntou se os dinossauros entraram na arca. Respondi: “Irmão, se cada tipo de dinossauro entrou na arca, de dois em dois, a arca certamente teria afundado”.

 

Outro veio me perguntar se havia outros mundos habitados no universo.

 

Alguns me perguntam se é pecado fumar, se podemos ter mais de uma mulher, se masturbação é pecado, se os não dizimistas vão para o inferno, se uma mentirinha de vez em quando, principalmente para a esposa, é algo permitido...

 

Para os que querem que eu fale mais do que devo, cito a Palavra:

 

“Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso”. Pv 30.6.

 

Deus me livre de ser achado mentiroso e pelo próprio Deus e em relação à sua Palavra.

 

Se sei, digo que sei, se não sei digo que não sei. Ponto final.

 

Cada ministro deve se colocar em sua posição, fazer o que lhe foi mandado e não ficar aquém ou além da sua preciosa missão.

 

E você, irmão ou irmã, valorize o ensino da Palavra. Você precisa mais ser do que ver. Precisa mais de crescimento espiritual do que de sinais.

 

Já tive o desprazer de ver uma famosa pregadora de cura divina usar uma lâmina nas costas de um homem por quem ela estava orando e arrancar um tumor dali. Logo em seguida ela apresentou o tumor e falou:

 

- Olhem o que o Senhor colocou em minha mão.

 

É muita coragem!

 

Certa vez estava orando por uma fila de pessoas em cima de um tablado de madeira e o microfone vazou corrente. Uma senhora veio à frente com sapatos de sola em cima da cerâmica. Quanto impus a mão direita sobre sua cabeça, grande foi o choque. A mulher começou a gritar histericamente, dando glórias e aleluias. Pedi a um irmão para virar a tomada e falei para a multidão:

 

Amados, eu não tenho o poder de dar choque em ninguém. O choque que a irmã levou foi choque elétrico da companhia de eletricidade. O microfone estava vazando corrente, mas já demos um jeito. Ninguém mais vai levar choque.

 

Já pensou se eu quisesse ficar famoso naquele dia?!!!

 

Bem, creio que você já entendeu a mensagem. O resto deixo para sua meditação e conclusões. Que o Senhor levante entre nós mais pessoas sérias, direitas, honestas, verdadeiras. Talvez não vamos ter igrejas abarrotadas de contribuintes, mas vamos ter igrejas cheias da graça e do poder de Deus.

 

 

 

 


Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


September, 11: Farenheit

Avis Rara

Literatura Contemporânea - O Caminho Abstrato

Na Vida...

Gata Mineira

Não Deixe Esta Vida

Sombra & Luz