Quadro comparativo das classes de Annelida



Polichaeta, Oligochaeta e Hirudinomorpha.

Classes:

Polichaeta

Oligochaeta

Hirudinomorpha

Representantes:

Tubícula, Eunice sebastiani, Eunice conglomerans

Minhoca e minhocoçu

Sanguessuga

Características exclusivas:

Muitas cerdas; tem segmentos corporais cilíndricos idênticos, os marinhos ficam flutuando ou em tubos feitos, principalmente de areia, por eles mesmos; não possuem clitelo; possuem parapódios.

Poucas cerdas; os terrestres são escavadores e possuem um muco que diminui o atrito facilitando a formação de galerias por fixação do solo; possuem clitelo. Alimentam-se de detritos.

Não possuem cerdas; Possuem duas ventosas para fixação, mandíbula serrilhada, podem se alimentar de sangue ou podem ser ectoparasitas hematófagos, a segmentação externa não corresponde à segmentação interna, não possuem tentáculos nem parapódios, possuem clitelo. Corpo ligeiramente achatado dorso ventralmente frequentemente se afunila na extremidade anterior. Tem um número fixo de segmentos (32), mas as anulações externas secundárias escondem a segmentação original.

Habitat:

Desde regiões entre marés até as grandes profundidades das fossas oceânicas.

Vivem em ambiente terrestres, de água doce e marinhos.

Vida aquática, doce na sua quase totalidade, ou de terrenos úmidos.

Região Cefálica:

Uma região cefálica distinta do corpo, na qual existem apêndices sensitivos(palpos, tentáculos e cerdas).

Não distinta do corpo.

Não distinta do corpo. Prostômio reduzido mais quatro segmentos corporais. Dorsalmente, a cabeça porta vários olhos; ventralmente ela porta a ventosa anterior que circunda a boca.

Sistema digestório:

O sistema digestivo é completo e apresenta forma tubular. São carnívoros e possuem mandíbulas para a captura de alimentos, que muitas vezes são outros poliquetos.

Compreende uma boca ventral, uma cavidade bucal, faringe, esôfago, moela, intestino, cecos intestinais e reto. Após os cecos, a parede dorsal do intestino se invagina formando uma prega denominada tiflossole, que tem como função aumentar a superfície de secreção e absorção. O conteúdo intestinal consiste essencialmente de terra e resíduos vegetais que lhes servem de alimento, juntamente com outros pequenos organismos do solo.

Possuem ventosas por onde sugam o sangue de vertebrados, sendo ainda necrófagas e predadoras de minhocas. As glândulas salivares secretam um anticoagulante chamado de hirudina. Imediatamente atrás dos dentes, a cavidade bucal se abre em uma fearinge bombeadora muscular. Um esôfago curto ou se abre diretamente em um estômago relativamente longo, após encontra-se um intestino e um reto curto que se esvazia no lado externo através do ânus dorsal, situado em frente à ventosa posterior. O intestino não secreta nenhuma amilase, lípase ou endopeptidase. Possuem exopeptidases eu talvez explique porque a digestão é tão lenta. Tem uma flora bacteriana simbiótica.

Sistema circulatório:

Consiste de uma série de tubos ou vasos sangüíneos (Sistema circulatório fechado). O sangue é bombeado através de vasos sangüíneos para outros órgãos do corpo por cinco pares de arcos aorticos ou corações. O sangue é constituído por placas que contém amebócitos livres e hemoglobina dissolvida.

Sistema circulatório fechado. Possuem um vaso dorsal, no qual o sangue corre de trás para frente, este vaso acompanha o sistema digestivo em toda a sua extensão. Possuem "Corações" laterais, representados por quatro vasos contrácteis que envolvem o esôfago e conduzem o sangue do vaso dorsal ao ventral. E ainda um vaso ventral, localizado abaixo do intestino, que leva o sangue para trás e funciona como o principal canal distribuidor, suprindo de sangue o intestino, os nefrídeos e a parede do corpo.

Consiste de uma série de tubos ou vasos sangüíneos (sistema circulatório fechado). O sangue é bombeado através de vasos sangüíneos para outros órgãos do corpo por cinco pares de arcos aórticos ou corações. O sangue é constituído por placas que contém amebócitos livres e hemoglobina dissolvida.

Sistema reprodutivo:

Dióicos, as gônadas são órgãos distintos podendo variar em posição e número, possuem células germinativas, que em certas épocas dão origem a gametas. A fecundação é cruzada e externa. O desenvolvimento é externo e indireto. Algumas espécies podem reproduzir-se assexuadamente por brotamento ou divisão do corpo em duas partes ou em vários segmentos. A epitoquia é um fenômeno reprodutivo de muitos poliquetas.

São hermafroditas; O sistema reprodutor masculino inclui: 2 pares de testículos, 2 pares de funis espermáticos, 2 dutos diferentes, um duto diferente ou espermioduto, um poro masculino e duas vesículas seminais. Podem se reproduzir assexuadamente ou sexuadamente (cópula cruzada com adesão de o clitelo de um animal com o outro), ambos animais fecundam e fertilizam-se mutuamente, no final da cópula os aligoquetos deslizam entre si, retirando os clitelos fecundados com espermatozóides e óvulos, Ao sair do corpo do animal, o clitelo perde a sua forma e transforma-se em um casulo.

Hermafroditas, o sistema reprodutivo é semelhante aos oligoquetas. No entanto não existem receptáculos seminais separados e ocorre uma fertilização interna. Não se reproduzem assexuadamente nem podem regenerar as partes perdidas.

Ecologia:

Um dos grupos mais importantes em biomassa, produtividade e número de espécies, principalmente em áreas costeiras; papel importante em cadeias alimentares marinhas, esses animais incorporam os detritos orgânicos que são transformados em biomassa animal, são extremamente resistentes à poluição marinha, por isso, em muitos casos são utilizados como indicadores de poluição.

São essenciais na regeneração e manutenção dos solos; indicadores da qualidade e poluição dos solos; produtores ativos de húmus, que pode servir como fertilizante, base de ração animal, ou isca para pesca.

Uso medicinal, as sanguessugas voltaram a ser utilizadas em medicina em casos de grandes dificuldades circulatórias em membros, com possibilidade de gangrena, visto que a sua acção sugadora força o sangue a circular, ajudando a manter vivas as células. Porém, seu uso se restringe à medicina alternativa, já que essas técnicas exóticas não são aceitas na medicina tradicional. A eficácia destes tratamentos e outras propriedades das sanguessugas na medicina ainda são bastante pesquisadas, mas, por enquanto, não são utilizadas na medicina tradicional.


Autor: Lauany Pugina


Artigos Relacionados


Deixa-me

Profecias De Daniel

Impacto Do Sistema De Produção De Alimentos No Meio Ambiente

Dicas De Aniversário Infantil – Temas Mais Procurados

Controle Da Qualidade Da Água Do Córrego Suiazinho

Receitas De Molhos De Pimentas

Ponto De Equilíbrio