A UTILIZAÇÃO DE LIPOTRÓPICO SILIMARINA COMO FITOTERÁPICO ADJUVANTE NA REPARAÇÃO TECIDUAL HEPÁTICA DA CIRROSE DE LAENNEC



Introdução. A hepatite alcoólica ocorre após anos de uso abusivo da droga sendo que a toxicidade do etanol no tecido hepático, a suscetibilidade individual a doença hepática e os fatores genéticos associados contribuem para o estabelecimento da cirrose de Laennec que afeta cerca de 3 entre 10.000 pessoas, sendo que nos últimos anos a indicação de fitoterápicos hepatoprotetores têm sido alvo de estudos quanto a possibilidade de seu uso na diminuição de danos ao órgão. Objetivo. O objetivo deste trabalho é apresentar dados atualizados sobre o uso de lipotrópico silimarina como fitoterápico adjuvante na reparação tecidual hepática na cirrose de Laennec. Metodologia. A pesquisa é bibliográfica sendo realizada com a coleta de dados incluídos entre os anos de 2000 a 2006 através de bases de dados PUBMED, MEDLINA e LILACS sobre o tema. Desenvolvimento. Milhões de jovens são vítimas do etílismo e é possível determinar esta vulnerabilidade através da pesquisa de componentes genéticos que podem ser determinados por marcadores biológicos (AGUILAR et al.,2004). A maioria das pessoas que consomem álcool não sofrem danos significativos no fígado, entretanto o consumo crônico e / ou excessivo pode causar uma gama de patologias como a esteatose, hepatite e degeneração hepática ou cirrose descrita por Laennec (CREMONESE et al.,2006).A hepatite alcoólica e a cirrose desenvolvem-se em aproximadamente 15 a 20% dos drogaditos sendo que estes doentes apresentam insuficiência renal, hemorragia digestiva e infecções recorrentes (PANNAIN et al.,2005).Atualmente, a cirrose de laennec esta entre as sete maiores causas de óbito pois associa-se aos quadros de pancreatite fulminante, miocardiopatias, traumas decorrentes de acidentes automobilísticos e intoxicação fetal sendo a ultrassonografia associada com a pesquisa de enzimas hepáticas e biopsia esclarecedoras diagnósticas (ARAÚJO et al.,2005).Os lipotrópicos representam vários nutrientes como a silimarina, n-acetilcisteína, colina e inositol que atuam sinergicamente promovendo a desintoxicação e a reparação hepática (AGUILAR et al.,2004).A silimarina (Silybum marianum) tem sido testada com sucesso na inativação de toxinas potentes e tem ação lipolipidêmica sobre a gordura hepática e o colesterol biliar nos quadros de hepatite e cirrose alcoólica (CREMONESE et al.,2006). Conclusão. Podemos concluir que a abstinência alcoólica, a dieta hipolípidica, o controle do uso de drogas e o uso adjuvante de lipotrópicos favorecem a restrição do processo degenerativo hepático e consequentemente a melhoria da qualidade de vida do hepatopata.

AGUILAR, F.; BENLLOCK, S.; BERENGUER, B.; BERENGUER, J. Esteatohepatitis alcohólica: consideraciones fisiopatológicas,clínicas y terapêuticas. Revista Española de Enfermedades Digestivas, Madrid, v.96, n.9,112-118, sep.2004.


CREMONESE,R.V.; PEREIRA, A. ;MAGALHÃES, R.; MATTOS, A.A.; MARRONI,Carlos A.Cirrose experimental induzida por inalação de tetracloreto de carbono: avaliação da peroxidação lípidica, Anales de Medicina Interna, Madrid, v.18,n.9, 341-346,sep 2006.

PANNAIN, V. L.; STERNICK, C.; CAROLI-BOTTINO, A.; SILVEIRA, V. Relação entre alterações enzimáticas e achados histológicos no pós-transplante hepático, Gastroenterologia Endoscópica Digestiva,v.24,n.2,São Paulo,S80-80,2005.

ARAÚJO, M. T.; COELHO, H. S. M.; CELESTE , C. Z.; PITROWSKY,M. T. Prevalence of hepatitis and evaluation of associated risk factors in a group of brazilian patients with inflammatory bowel disease. Brazilian Journal Medicine Biology Research, São Paulo, v.38,n.1, 41-49,2005.

Autor: EDSON COSTA


Artigos Relacionados


Diagnóstico Histopatológico De Infecção Crônica Por Hepatite C

Pensamenteando...

A Utilização De Nosódios Como Arsenal Terapêutico Em Homeopatia Odontológica

Mecanismos De Controle Da RejeiÇÃo No Transplante De Ilhotas PancreÁticas Encapsuladas

Companheiro De Copo

Infecções Estafilococicas

Da Poética Libertadora