Web X Internet



  Muito se diz hoje a respeito de internet ou a www (wide web world) rede mundial de computadores.      
 Através deste artigo vamos expor os dois conceitos tanto de web como o de internet.

  Mas, você deve estar se perguntando:
qual a diferença de conceito entre internet e Web? 

 Quando nos referimos ao conceito de Internet estamos nos referindo a um conceito de rede de computadores  interligadas entre si, quando nos referimos a um conceito e web referimos a uma grande rede de recursos que a internet oferece.

 A Internet constitui-se de uma rede mundial de computadores interligados da seguinte forma:

  Todas as redes da internet funcionam sob um único protocolo de redes, ou seja, são redes diferentes com tecnologias diferentes, porém com um padrão de rede igual o chamado Protocolo TCP/IP. Todas as máquinas quando se conectam a internet através de um provedor geram um número dentro desta rede: o IP. Através deste número é possível se identificar qualquer computador ligado a internet ou mesmo qualquer rede que está utilizando a internet. Ao registrar esse IP junto com o provedor de acesso ou ISP, o mesmo o conecta a uma rede global de IPs, ou máquinas, controlados por um ogão chamado Iccan, formando assim uma rede de redes interligadas entre si.

 Esta rede, ao contrário do que muita gente imagina, é totalmente identificada através do seu numero de IP que cada usuário tem ao entrar na internet. O IP consiste em uma formação numérica determinada por um padrão.  

 Existem dois padrões e formação de IPs no mercado: o IPv4 atualmente em processo de esgotamento, e o IPv6 em processo de implantação em alguns países.

 A Web constitui-se de uma rede de recursos disponibilizadas através da grande rede mundial de computadores como páginas, sites, blogs, entre outros websites; linguagens de programação como PHP e ASP; páginas em formato HTTPS (páginas com protocolo de segurança); entre outros recursos.

 Portanto quando se fala de internet, se fala de uma rede de computadores interligados entre si com recursos como: e-mails, FTPs, entre outros. Quando se fala de Web, fala-se de uma rede de recursos disponibilizados como sites, linguagens de programação, entre outros. Ou seja, embora existam diferenças entre conceito de Web e Internet, existe uma certa semelhança no que pretende transmitir, ou seja, tanto um conceito como o outro seria o de uma rede interligada com possibilidade de acesso em qualquer parte do mundo.

André Luis de Jesus Fonseca
Coordenador-Geral do PGTI
Site oficial:www.universopgti.net
E-mail:contato@universopgti.net
Debata estes e outros temas em nóssas Salas de Conferencia


Autor: André Luis de jesus fonseca


Artigos Relacionados


País De Duas Faces

No Vale Terá Tura

Maior LiÇÃo De Vida

SolidÃo...

A Análise De Swot Da Seduc/ma

Faces

Quem Sou Eu...quem és Tu ?!