Uma Ética de Re-ligação



Para Boff, uma nova ética deve acontecer contendo em seu interior uma mística, a qual conduza os seres humanos a uma re-ligação com os demais seres. Uma volta ao estado natural de criaturas. Esta re-ligação é a linha mestra que conduzirá uma relação fraterna e solidária entre os seres. É um caminho para o abandono da razão instrumental e tecnicista como as condutoras da humanidade. O autor procura deixar claro a existência de duas formas de ecologia: a ecologia exterior, representada pelos ecossistemas, espécies animais e vegetais, equilíbrio, desequilíbrio, etc. e a ecologia interior, representada pela solidariedade, a re-ligação, a agressividade, as estruturas de depredação, etc. na ecologia interior a mística é elemento essencial, pois permite ao ser humano entender-se como parte da criação e construtor de um universo equilibrado, sem falsos moralismos.¹ É na ética interior onde acontece o verdadeiro cuidado, pois as criaturas deixam de apenas existir para realmente serem criaturas, essenciais para a harmonia ecológica criacional.

Boff procura definir dois princípios necessários para uma nova ética, voltada ao meio ambiente: o princípio responsabilidadeque tem como precursor Hans Jonas e que pudemos ter conhecimento de algo de sua teoria no capítulo anterior e o princípio compaixão. Este está presente nas grandes espiritualidades da humanidade, tanto no Ocidente como no Oriente e tem como princípio norteador:

Bom é tudo o que conserva e promove todos os seres em seu equilíbrio dinâmico, especialmente os vivos e, dentre os vivos, os mais fracos e ameaçados; mau é tudo o que prejudica e faz desaparecer os seres ou destrói as condições de sua reprodução e desenvolvimento. ²

A ética da responsabilidade associada à ética da compaixão geram um novo entendimento da natureza. Formam-se laços construtivos, onde o cuidado passa a ser a força motriz de toda a ação. A razão passa a ser um instrumento de distinção ética, auxiliando nas melhores escolhas a serem feitas em favor do bem comum de todos. Uma nova ética poderá gerar um novo modo de ser no mundo dos seres vivos e poderá estabelecer uma nova aliança entre razão, compaixão e responsabilidade.


[1] BOFF, Leonardo.  Saber cuidar. Ética do humano: compaixão pela terra.  Petrópolis: Vozes, 2000, p. 212.
[2] Cf. KÖSEL, Münchem, apud, BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da terra, grito dos pobres. São Paulo: Ática, 1999, p. 211.

http://www.cenedcursos.com.br


Autor: Amarildo Ferrari


Artigos Relacionados


Por Que Fazer Estágio?

Áreas Verdes: Necessidades Urbanas

O Papel Da Sociedade Na Preservação Do Meio Ambiente

Arborização: Prática De Educação Ambiental Com A Comunidade

A Importância Da Água

Viver Em Curitiba

Estágio: A Oportunidade Do Primeiro Emprego