Dissolução do Alumínio em Latas de Refrigerantes



Autor: Haysler Apolinário Amoroso Lima
e-mail: [email protected]
Agosto 2009

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a dissolução do alumínio em latas de refrigerantes. O estudo envolveu a coleta de amostras em dois tipos de embalagens (lata de alumínio e do tipo Pet), e encaminhadas para laboratório de analises químicas. Fizeram-se as comparações necessárias e constatou a presença deste metal em refrigerantes armazenados em latas de alumínio. Após todos os ensaios, elaborou-se uma solução para o problema atual com patente registrada. O invento tem como objetivo impedir que o alumínio se dissolva no refrigerante.

OBJETIVOS

• O objetivo principal deste trabalho é avaliar a dissolução do alumínio contido em latas de refrigerante.
• Em contrapartida apresentar uma solução para proteção da camada interna destes recipientes durante o armazenamento da bebida.

INTRODUÇÃO

Atualmente é utilizado para o armazenamento de refrigerantes e sucos em geral embalagens de plástico, vidro e latas de alumínio. As embalagens de alumínio têm grande participação no mercado de bebidas devido à leveza, resistente a quedas, resistente a oxidação, alta capacidade de refrigeração etc. Entretanto a maioria das bebidas apresenta um pH diferente de 7,0 (neutro), tais como as bebidas gaseificadas a base de cola. Esta natureza ácida, em contato com metais promove a reação química de dissociação de íons metálicos na solução com liberação de hidrogênio. Nas embalagens de alumínio de bebidas existe o contato direto do metal com a solução, ou seja, não há uma barreira física que impede a reação. Estes íons de alumínio além afetar o sabor final da bebida, pode provocar diversos distúrbios de saúde, tais como irritações, dores de cabeça, etc.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo. 


Autor: HAYSLER APOLINÁRIO AMOROSO LIMA


Artigos Relacionados


Desiquilíbrio Ambiental

Coleta Seletiva: InstalaÇÃo, Problemas E SoluÇÕes

País De Duas Faces

Produtos Indispensáveis Para As Férias

Esmalte Epóxi | Tinta Epóxi

Se Agarrando Ao Tranco Da Esperança.

Futsal: Força E Resistência Em Alunos De 10 A 12 Anos Praticantes De Futsal